sexta-feira, 18 de junho de 2010

Convite- Aluno integrado.

 
É com imensa satisfação que nós, da CTAE e dos NTE Washington Lopes, NTE Mário Thomáz, NTE Benevides e NTE Ananindeua convidamos para a Cerimônia de Lançamento do Projeto Aluno Integrado – Pará, que ocorrerá nos próximos dias 21 e 22 de junho de 2010, no auditório do CENTUR, das 8 às 12 h.

Marcelo Carvalho Coordenador da CTAE

Lembrando que o encontro dos alunos integrados do NTE Ananindeua será dia
21/06. 



Fonte: Ctae

RÁDIO NA ESCOLA



Chegamos ao final da primeira oficina de rádio, promovida pelo NTE em parceria com a Secom (Secretaria de Estado de Comunicação). Agradecemos os profissionais Luis Miranda, Enilson Araújo e Sancha Luna, que proporcionaram aos professores e alunos das escolas Antônio Gondim Lins, Ramiro Olavo e Maria Araujo o conhecimento teórico e prático da linguagem radiofônica.

Na culminância da programação, os primeiro frutos já despontaram. A equipe que participou produziu três programas piloto que foi transmitido ao vivo, diretamente do NTE Ananindeua.

A oficina foi considerada um sucesso para os participante. Agora fica o compromisso de implementar a rádio nas escola aqui representadas. Pois o projeto de rádio na Escola traz possibilidades de utilização dessa mídia, no desenvolvimento de projetos educativos dentro da escola.

A idéia do rádio na escola vai além do entretenimeto, é uma proposta de construção de cidadania, engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre a comunidade escolar e é uma forma de contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, objetivo do espaço escolar.

Célia França e Andréa Pacheco

quarta-feira, 16 de junho de 2010

RÁDIO NA ESCOLA

Nesta quarta-feira o NTE Ananindeua em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação - SECOM, realizou o terceiro dia da oficina de rádio. Na programação, a jornalista Sancha Luna, abordou o tema Redação da Notícia Radiofônica, dando dicas de como facilitar o entendimento da comunicação entre o rádio e seus ouvintes.
Os estudantes e professores ficaram entusiasmados e empenhados na produção das vinhetas e na formatação da programação que irá ao ar nesta sexta-feira pela manhã.
Aguardem


Profª Célia

terça-feira, 15 de junho de 2010

PROFESSORES E ALUNOS LIGADOS NA RÁDIO ESCOLA


A oficina de rádio iniciada 14/06 no Nte Ananin, em parceria com a SECOM está revelando novas perspectivas e desenvolvendo talentos na comunicação radiofônica.
As escolas Gondin Lins, Ramiro Olavo e Maria Araújo de Figueiredo estão representadas na oficina por seus professores e alunos todas possuem rádio escolar e os participantes estão muito entusiasmados com as possibilidades de atividades proporcionadas por este instrumento de comunicação.
Acreditamos que a rádio escolar pode viabilizar o protagonismo, interação, romper com o marasmo e a falta de circulação das informações que impera na maioria de nossas escolas.
Os instrutores da oficina – Enilson Silva e Luis Miranda, da Secom – destacam a importância do conhecimento específico da linguagem utilizada no rádio para a realização de programas como rádio novela e programas de entrevista que podem vir a ser utilizados para a criação de projetos interdisciplinares desenvolvidos através de uma rádio escolar.
A oficina inclui o conhecimento da teoria utilizada na linguagem radiofônica, com os conceitos específicos de Rádio Comunitária, Rádio Pirata, vinhetas, efeitos sonoros, equalização, conhecimento e operação dos equipamentos de produção e transmissão, etc. - e uma parte prática onde os participantes produzirão pequenos programas de rádio que irão ao ar na sexta-feira, 18/06 através dos equipamentos de transmissão disponibilizados pela Secom.