sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NTE NAS ESCOLAS DE ANANINDEUA


O tempo não para!!!
O NTE Ananin continua fazendo visita às escolas que estão concluindo reformas para criação de salas de informática. Nesta semana a coordenação do NTE Ananin visitou as escolas Gregório de Almeida Brito, Escola Paraense, Escola Raimundo Vera Cruz, Machado de Assis, Oneide Tavares e Armando Fajardo todas estão em processo de adaptação, reforma ou aguardando equipamentos para instalação de sala de informática.
O objetivo da visita é orientar para o procedimento correto quanto a estrutura física, elétrica, lógica, recebimento e instalação de equipamentos do Proinfo. É muito importante que a direção da escola procure o NTE da sua jurisdição e/ou CTAE ou a coordenação estadual do ProInfo para ter mais informação.



No portal da MEC encontramos as perguntas mais frequentes para os interessados em participar do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo.

ProInfo - Perguntas Frequentes

O que é ProInfo?
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
Como posso participar do ProInfo?
Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão, o Cadastro e a Seleção das escolas (seguir orientações do passo a passo).

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OFICINA DE GIMP

Pedimos desculpas aos alunos inscritos na Oficina de Gimp, com o professor Marco Aurélio,  pelo adiamento do inicio dos encontros e reforçamos que está confirmado para a próxima quinta-feira, 25/11/2010, de 09:00h às 12:00h, o primeiro encontro, aqui no Nte Ananin.


SERÁ QUE O "MISTER M" VAI REVELAR OS SEGREDOS DO GIMP?!?!


Edição de imagem: Eric 
Post: TC

ENCONTRO PRESENCIAL


 ENCONTRO PRESENCIAL
Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
Hoje (18-11-2010), pela parte da manhã aconteceu encontro presencial do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h). Os encontros presenciais são importante para resolver problemas de acesso à plataforma, senhas e etc. Mas o encontro é a grande oportunidade de troca de experiência entre os cursistas e dos cursistas com o Monitor. E para o monitor é uma oportunidade de fazer esclarecimento sobre conteúdo do curso e de sanar dificuldades com as atividades. O tutor Denis Machado aproveitou para fazer esclarecimento sobre os prazos de atividades e das avaliações.
A pouca cultura do ensino à distância acarreta em pequenos problemas que em encontros com esse podem ser sanados com o pessoal do NTE e com o tutor. A interação entre cursista pelo fórum e através de e-mail é uma experiência de construção coletiva de conhecimento, ou seja, ao mesmo tempo em que estudamos os diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, vai se organizando uma comunidade de prática e de aprendizagem entre cursistas e tutor.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oficina de Boto Set Cabano


O sistema operacional “Boto-SET-Cabano” é fruto de um projeto em parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Universidade Federal do Pará, por meio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que visa o desenvolvimento de um sistema alternativo, livre, na plataforma Linux GT SET para utilização nos computadores das Salas de Informática das escolas públicas estaduais.

Para Sandra Rocha, gerente do GT-SET, a parceria com a Seduc, que iniciou em 2006, é relevante para aprimorar a solução. “Com a prorrogação do convênio, poderemos dar continuidade ao trabalho, possibilitando a inclusão de softwares educacionais atualizados - sugeridos por professores da Seduc, melhorar as ferramentas de gestão de laboratórios, corrigir problemas de suporte a mídias, redes e impressoras, facilitando o trabalho do professor em laboratórios de informática”, relata.

Origem - O GT SET tem como meta principal a implantação e administração de laboratórios de informática e redes departamentais, utilizando o conceito de gerenciamento das estações de trabalho diskless (sem disco rígido). Por meio deste trabalho, iniciado em 2002 e direcionado com a proposta de reduzir custos de montagem e manutenção de um laboratório de informática ou rede departamental por conta da falta de recursos destinados à informatização nas instituições, foi desenvolvida uma solução de baixo custo para implantação e administração de uma rede de computadores, utilizando ferramentas abertas baseadas em sistema operacional GNU/Linux.
O Boto-SET surgiu da necessidade de se ter um Linux voltado para a informática educativa, que reunisse um conjunto de programas de livre distribuição e viabilizasse a realização de projetos educacionais e ações voltadas à inclusão digital e à criação de uma cultura de compartilhamento de informação e colaboração entre os envolvidos na construção de iniciativas em prol da educação.
A Oficina de Boto Set Cabano: Instalação e Configurações Básicas, para professores lotados em sala de informática, realizada  pelos técnicos da Ufpa , Nielsen e Lucas,  preenche uma lacuna, possibilitando aos professores realizarem reparos advindos da instalação do mesmo.
Os participantes tiveram a oportunidade de criar um dispositivo de instalação através de Pen Drive e proceder todas as etapas do processo nas máquinas do Nte.
Agradecemos a todos pela participação em especial aos técnicos da Ufpa.





Post e fotos: TC