sexta-feira, 26 de novembro de 2010

3ª EXPOINFO - Ananindeua.




Ocorreu dia 25 de novembro do corrente ano, a 3ª EXPOINTE - Exposição de Informática Educativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua. O NTE se fez presente levando ao conhecimento de professores e técnicos em educação do município, os cursos e oficinas oferecidos por esse núcleo. A SEMED deixou a disposição deste núcleo um box para exposição dos diversos trabalhos realizados pelo NTE no ano de 2010.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Plataforma Freire



Noticia para professores que pleiteam vaga para formacao inical!
Está aberto até o próximo dia 30 o período de pré-inscrições na Plataforma Freire, para formação inicial de professores que atuam na educação básica pública de todo o país. Para o primeiro semestre de 2011, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos de licenciatura presenciais e 7 mil em cursos a distância, em instituições públicas (federais e estaduais) e comunitárias sem fins lucrativos.
Será permitida apenas uma pré-inscrição em curso de formação inicial e o professor deverá estar cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire. De 1º de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011, as secretarias estaduais e municipais de educação validarão as pré-inscrições. Em seguida, enviarão as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior de cada estado.
Até setembro deste ano, 46 mil professores se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, em 2009 e até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.
A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
Participam do Parfor 141 instituições de educação superior, de 25 estados, que oferecem cursos de licenciatura presenciais e a distância – estes, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Fonte: Capes
Post: TC

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONCURSO DE BLOG - PREMIAÇÃO





Aconteceu no dia 09/1O/2010, a premiação dos vencedores do I CONCURSO DE BLOG DE ANANINDEUA, a cerimônia aconteceu no Auditório do EEEFM Agostinho Monteiro e contou a presença do Profº Luis Cavalcante, Profª Áurea Alburquerque, Coordenadora da CTAE, Profº Antônio Cunha - Coordenador do NTE de Ananindeua, Profª Cristiane Alves – Gestora da USE 15, Profª Joseane Figueiredo – Coordenadora do NTE Belém, Profª Roseana Garcia, Profº Ocimar Marcelo entre outros. Participação especial dos alunos da EEEFM Luiz Nunes de Direito do Projeto Música Cidadã, Projeto Coordenado pelo Profº Márcio Montoril. 
Agradecemos a todas as escolas, professores e alunos participantes de nosso 1º concurso de blogs educativos de Ananindeua e a equipe de servidores da CTAE e a todos que colaboraram pelo sucesso do nosso concurso. 
Os vencedores do I CONCURSO DE BLOGS EDUCATIVOS DE ANANINDEUA estão classificados para a final do Concurso Estadual de Blogs Educativos do Estado do Pará, EDUCA BLOG 2010.
BOA SORTE!!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FORMAÇÃO PROINFO 2010


DESCENTRALIZAR PARA FAZER ACONTECER.

Parabenizamos os cursistas e tutores das turmas do curso de Introdução à Educação Digital - Proinfo Integrado - 40 horas.
Vamos ter conclusão do curso de 40 horas de quatro turmas: na Escola Helena Guilhon com o Tutor Sidney Silva; na Escolas Agostinho Monteiro com o Tutor Tony Cunha; na Escola Ramiro Olavo e no NTE Ananin com o Tutor Luis Malcher. É gratificante para a equipe do NTE Ananin verificar e reconhecer o esforço dos professores cursistas de Ananindeua para marcar presença no curso de 40 horas. É o reconhecimento da importância da informática educativa para qualificação da atividade pedagógica, independente da sua disciplina e da sua área de atuação.
Continua o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h), depois do encontro presencial, onde foram definidos os prazos das atividade e das avaliações. O Professor Denis Machado vem motivando os cursistas para que todos tenham sucesso nessa empreitada. Lembramos aos cursistas que tiverem dificuldade de acesso à internet, o NTE Ananin está aberto para dá esse suporte.
Agradecemos as diretoras Cristina, da escola Zulima Vergolino, Neuza, da Escola Agostinho Monteiro, Maria Iracema, da Escola Ramiro Olavo e Alice, da Escola Helena Guilhon, pela parceria e pelo fato de serem as principais motivadoras. Detalhe: além de estar participando da formação, estão incentivando a participação de seus funcionários e professores.
A maior aproximação do NTE Ananin com as escolas está sendo muito promissora e ainda promete muitos bons resultados. Um exemplo: o NTE Ananin vai participar com oficinas de GIMP no Arte PAAR, (é isso mesmo que você leu “Arte PAAR”) na Escola Regina Coeli, agora em dezembro. As parcerias são necessárias para que as coisas boas possam, de fato, acontecer.