sábado, 12 de fevereiro de 2011

Oficina de Impress foi um sucesso!

No dia 05/02  realizamos uma oficina de "impress", 15 cursistas aproveitaram o sábado para investirem em formação.
Mais do que apenas questão técnica, de domínio do processo, foram enfatizadas aspectos pedagógicas e as vantagens de sua utilização em sala de aula. Desmonstrou-se os principais erros durante a apresentação de um trabalho no data-show, como: a falta de contraste entre o plano de fundo e as letras, o tamanho da fonte, excesso de efeitos de animação e transição de "slides", a leitura do slide (compressão do conteúdo), muito conteúdo pouca forma e vice-versa, etc. Ficou claro que show ao se utilizar o data-show fica mesmo com o apresentador. Sendo as novas mídias apenas ferramentas que auxiliam à  apresentação.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Especialização em Mídias na Educação


Atenção Cursistas do Mídias!!!

A Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, através da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE, vinculada à Diretoria de Educação  para Diversidade, Inclusão e Cidadania – DEDIC, da Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN, torna público que por conta da necessidade de reformulação do projeto do Curso de Especialização em Mídias da Educação, proposto pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Pará – UFPA, fica adiada a publicação do resultado da seleção para tal especialização e, consequentemente, o seu início.

Ladrões roubam computadores das escolas públicas.

  Para a tristeza dos funcionários e prejuízo da comunidade atendida pela escola este mês fomos roubados. Entre os objetos levados estavam os computados enviados pela SEDUC afim de atender os PNEs (portadores de necessidades especiais).
     Recentemente participei de um evento do NTE Ananin onde o representante tocou no problema enfrentado pelas escolas em função do furto de computadores.
   No mesmo evento duas diretoras que tinham laboratórios de informática em pleno funcionamento e acabaram fechando após um assalto relataram suas frustrações por não poder oferecer mais este serviço a seus alunos.
   É lamentável o que vem acontecendo atualmente nas escolas públicas.
   Todos nós sabemos que não é fácil conseguir recursos pra escola, é preciso correr atrás, fazer projetos e mostrar ao governo que a escola está empenhada para melhorar a qualidade do ensino. Com tudo isso, os recursos muitas vezes demoram a chegar, mas chegam! E quando finalmente os funcionários e alunos começam a comemorar o progresso da instituição o que acontece? Alguém, na maioria das vezes da própria comunidade invade a escola e leva o que havia sido conquistado com muito custo!!!!!
   Até mesmo nas favelas do Rio e de São Paulo onde a violência choca todos os dias as pessoas através dos noticiários os traficantes poupam hospitais e escolas que servem a comunidade. E aqui no Paar a comunidade prejudica a própria comunidade?
    Será que temos que investir os poucos recursos que chegam em segurança transformando nossas escolas em presídios infantis para poder manter o patrimônio da comunidade?
   Quem sai perdendo nisso tudo? TODOS!!!!!!!
   Os profissionais da educação cada dia menos querem trabalhar nas áreas consideradas de risco, os alunos acabam frequentando menos as escolas em função da impunidade e da falta de segurança e a esperança num futuro mais promissor para sociedade parece uma luz com brilho frágil, quase por apagar.
ESTAMOS EM LUTO PELA EDUCAÇÂO

Nte de Ananindeua: um ano de Tecnologias na Educação



O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua - Nte Ananin acaba de completar um ano de existência. Lembro-me muito bem do empenho inicial da então gestora da USE 15, Rosiana Garcia, para equipar o laboratório e lotar pessoal necessário ao seu funcionamento.
De janeiro de 2010 para cá muitas coisas aconteceram e muitas pessoas agregaram esforços para que o Nte Ananin cumprisse com sua função de formação, assessoria e viesse a se tornar uma referência em tecnologias e educação do município de Ananindeua.

É muito comum numa data como essa exaltar as realizações, porém, o que gostaríamos de destacar é a criação e manutenção de um espaço pedagógico dinâmico de discussão, fomento e socialização de ações voltadas para formação e uso das tecnologias no espaço escolar. E que nesse um ano de existência a rotina do Nte Ananin sempre foi marcada por pessoas e idéias que através de um processo dialético e colaborativo deram vida e concretizaram sonhos, emoções, inspirações e alegrias.
Nosso público é de uma fidelidade sagrada, enfrenta situações adversas para participar de nossas formações e eventos. Tivemos um bom exemplo disso na certificação do Proinfo Integrado, muitos enfrentaram as águas da chuva para poder chegar a escola Agostinho Monteiro a tempo de participar da cerimônia, demonstrando interesse e engajamento em prol de uma educação em sintonia com as tecnologias.


Coletividade e Colaboração são os eixos norteadores de nosso trabalho. Agir em conjunto e com a somatória de esforços para edificar um novo perfil de cidadão, integrado a um novo paradigma de sociedade pautada na tecnologia, na aprendizagem autônoma, com um olhar em direção do futuro e os passos subsidiados pelas ações, acertos e erros já realizados.
São muitas as dúvidas quanto ao uso das tecnologias na escola. Qual a finalidade? Por que utilizar? Que resultados queremos atingir? Como utilizar? Quem deve estar envolvido com esse processo?. O Nte Ananin através de suas ações e projetos contribui consideravelmente para a redução de tantas dúvidas, aproximando o fazer pedagógico do uso consciente das tecnologias e mídias, o assessoramento técnico pedagógico às escolas e Salas de Informática destaca-se como elemento dissociador de medos e desconfianças garantindo um serviço junto a comunidade escolar que só passou a existir após a implantação do Nte de Ananindeua.

O papel do Nte Ananin enquanto instrumento de formação tecnológica vai muito além da sala de aula e conteúdos específicos, está embasado na acessibilidade aos meios digitais, na política de informatização das escolas preconizado pelo Ministério da Educação e no direito que cada um tem a “Educação Digital” e a participação nessa nova sociedade globalizada.


Em reunião com os gestores e representantes das USEs 14, 15, 16, 17 e 18, repetimos uma ação que realizamos, pela primeira vez, a um ano atrás, dialogamos sobre ações e planejamento para 2011 e, senti na fala dos participantes que conseguimos construir bases fortes, alicerces edificantes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no contexto escolar, com muito trabalho, dedicação e colaboratividade.



Vida longa ao Nte Ananin, a educação e ao uso das TIC no município de Ananindeua.

Post: TC






Mais Tecnologia para as Escolas


Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre

Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.
Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.
Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede.
Em dezembro de 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez registro de preço para o projetor. Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquiri-lo com recursos próprios ou de outras fontes por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do Pregão nº 42/ 2010. O registro apresenta preço — válido por um ano — divulgado pela empresa que ganhou o processo licitatório. Inicialmente, a produção mínima é de 20 mil aparelhos, mas o edital prevê a compra de até 80 mil. “Com os 20 mil aparelhos que serão distribuídos a escolas públicas neste semestre, beneficiaremos indiretamente 15 milhões de estudantes”, diz José Guilherme.
Parceria — A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças. Orientador educacional em uma das escolas que testaram o projetor ProInfo no Distrito Federal, o professor Wellinton Maciel acompanhou de perto a parceria responsável pela criação do dispositivo. “Os professores sugeriram mudanças no peso, no formato e até mesmo na posição da tomada”, revela.
O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.
 
Post TC:

Imagem: Web

Da Rádio Web Ananin para o Mundo




Com programação que prioriza a Música Paraense de qualidade a rádio web Ananin está formando uma rede de ouvintes em diversos pontos do país. Veja e-mails de nossos ouvintes.

Date: Thu, 10 Feb 2011 13:43:22 -0200
Subject: Radio web - ananin
 From: silviacunha2010@gmail.com
To: marco.buro@hotmail.com

 Tô ouvindo Fruta rachada!!!! Que legal! Havia anos não escutava isso!
Obrigada, man

Date: Thu, 10 Feb 2011 13:49:45 -0200
Subject: Pedido de música
From: silviacunha2010@gmail.com
To: marco.buro@hotmail.com;
Mano,
queria ouvir "Leopardo", uma música do Vital Lima que a Marisa Gata
Mansa gravou. Tens aí?  Tomara!
 Bj

Nossa ouvinte Silvia é paraense e, atualmente, está morando em São Paulo, de onde fica ligada em nossa programação musical.

A equipe da Rádio Web Ananin vai revirar seus banco de dados em mp3 para ver se localiza o pedido.

Agradecemos pela audiência e aguardamos os pedidos de nossos ouvintes
Grande Abraço a Silvia e aos nossos ouvintes
Post: TC

O Planalto e a Inclusão Digital II


A Secretaria de Inclusão Digital deverá ser criada esta semana para concentrar todos os projetos do governo federal nesta área. A promessa foi feita pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante entrevista ao vivo concedida a internautas no último sábado, 5/2. Ele informou que deve ser publicado nesta semana, muito provavelmente, o decreto presidencial que altera a estrutura regimental do ministério, para incorporar a nova unidade.
A nova secretaria do Minicom ficará responsável pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e pela coordenação de outros projetos de inclusão do ministério, além dos demais órgãos do governo federal.
A reportagem completa pode ser encontrada no Site

Post: TC

O Planalto e a Inclusão Digital





A presidente Dilma Rousseff em seu primeiro pronunciamento em rede aberta de TV e rádio anunciou a criação, ainda no primeiro trimestre, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) - uma espécie de ProUni do ensino técnico – e a aceleração da implantação do Plano Nacional de Banda Larga, para proporcionar acesso à Internet por escolas públicas e à população de baixa renda com preços baixos.


Post: TC
Imagem: Web