sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nova Gestora para USE 15



Quando mudanças institucionais acontecem temos a oportunidade de rever procedimentos, avaliar realizações e reorganizar as rotinas.

Quando o trabalho é realizado de forma coletiva e colaborativa reunir com nossos pares torna-se imprescindível. Ontem tivemos um bom exemplo disso, foi durante a apresentação da nova Gestora da USE 15 Profª Nádia Nascimento aos diretores de escola.

A reunião aconteceu no NTE Ananin e o dialogo franco e aberto foi a tônica dos discursos, os diretores tiveram a oportunidade de falar das necessidades estruturais fundamentais para o bom atendimento da comunidade – segurança, reformas físicas, espaços pedagógicos, etc. - e da importância do pronto atendimento dessas demandas.

A nova gestora demonstrou empatia e solidariedade reafirmando um compromisso da SEDUC e das USEs em agilizar os atendimentos, dinamizando os processos e encaminhamentos para serem resolvidos o mais rápido possível.

O encontro, que contou com a presença da Gestora da USE 16, Profª Cristina Pamplona, também serviu para apresentação do planejamento do NTE Ananin aos diretores que deram sugestões, pediram cursos de formação em sistema operacional linux e ratificaram a importância do planejamento para o uso das TIC nas escolas.

Aproveitamos a oportunidade para convidar os professores lotados nas Salas de Informática e professores interessados em usar tecnologias em seus Planos de Ação, para o Encontro Pedagógico da Use 15 com a equipe do Nte Ananin para criação coletiva de projetos didáticos com o uso das Tecnologias nas escolas para o ano de 2011. Os diretores aprovaram a ideia e ficaram de liberar os professores para participar.

Nós desejamos a gestora da Use 15 sucesso em seu novo desafio reafirmando nossa parceria para a construção de uma educação libertadora, construtiva, participativa, inclusiva e repleta de êxitos para as escolas de Ananindeua.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nte Ananin agora no Skype.

A idéia trazida pelo Prof. Denis Frank, tutor do curso de 100 horas: Ensinando e aprendendo com as TIC, foi muito bem recebida pela equipe do NTE. Já iniciamos os testes. Conversei com nosso coordenador Tony Cunha, e já vou instalar o skype em casa.

"Já temos a idéia para a redução de custos" (Denis)

O problema: Custos de contas de telefone das escolas que todos pagamos através de impostos.

A idéia: instalar skype em todas as escolas estaduais de Ananindeua.

Condição: Ter acesso à internet.



Pergunta: Por que pagar telefone se já temos acesso à web?

Vantagens:
Valor: ligação gratuita de skype para skype.
Qualidade: Conversação através de áudio e vídeo.




Estaremos divulgando para as escolas nas reuniões com os diretores. Idéia boa tem que ser passada em frente, divulguem!.






Como baixar o programa?

Visite o Site do Skype, procure pela aba baixar skype, selecione seu sistema operacional.
Caso queira nos achar procure por "nteananin"




Post.: Eric Siqueira.

Escola no Satélite promove programa de auditório para comunidade



Alunos da escola Dona Helena Guilhon, no conjunto Satélite, apresentaram na tarde do último sábado (12), uma programação televisiva ao vivo, pelo canal TV SEM RASURA - Espaço criado por eles e pelos professores da instituição. Com o objetivo de formar cidadãos críticos e qualificados para a área de comunicação, o Projeto atendeu mais de 50 pessoas, entre alunos e moradores da comunidade.
A primeira TV criada por uma escola no Satélite foi a atração do final de semana na comunidade. A programação foi conduzida pela aluna Ágatha Manoela Santos do Rosário, do 3ª ano do ensino Médio. Ela que ainda não escolheu que profissão seguir, se identificou com o jornalismo e foi destaque na apresentação deste primeiro programa de televisão da instituição.
Toda a estrutura que compõe um estúdio de televisão foi montada e conduzida pelos alunos que participaram das oficinas, que o projeto oferecia, aos finais de semana. Todas foram fundamentais para o desenvolvimento do resultado final: Fotografia, Reportagem, Informática Básica, Maquiagem, Figurino, Cenografia, Iluminação e Animação.
Maria Cavalcante, coordenadora do Projeto, falou emocionada ao término da atividade, que apesar das dificuldades em desenvolver um projeto com tamanha dimensão, sentiu-se muito feliz em vê-lo concluído e revelando talentos.
Os professores, que participaram como oficineiros, também ficaram satisfeitos com o resultado. Flávio Barcelar, que é radialista da Rádio Web da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e durante o Projeto, ministrou a oficina de locação de rádio, agradeceu a participação de todos e concluiu: "Este é um projeto que busca regatar a cidadania dos alunos e dos professores".
Projeto - O diferencial nesta ação é que as oficinas foram organizadas para qualificar os participantes em áreas voltadas à educomunicação, com o reforço em ferramentas didático-pedagógicas como a rádio, e na internet e redes sociais. Uma iniciativa da FAPESPA (Fundação de Amparo a Pesquisa no Pará) em parceria com a Seduc.
Desenvolvido pelos alunos da instituição de ensino há um ano, o projeto teve como resultado final a produção do programa de auditório, que teve o objetivo de apresentar o resultado de tudo o que foi produzido pelos próprios alunos, nas ruas do conjunto, como matérias, registros fotográficos e áudio visuais. A programação culminou com a conclusão das oficinas encerradas com a exposição dos trabalhos e a entrega de certificados aos participantes.
Nossos parabéns ao pessoal do Tv Sem Rasura e a Escola Helena Guilhon pelo êxito..
Post: TC
Texto: ASCOM/SITE SEDUC