sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EMPREENDEDORISMO


 
Recebemos um e-mail que nos deixou muito felizes. Trata-se de um excelente exemplo de atitude de quem, por iniciativa própria, desenvolve e dinamiza serviços e produtos.

Quem nos enviou foi o Denis, que  iniciou sua relação com o Nte Ananin como cursista, foi aluno do curso de Introdução a Educação Digital e depois do curso de 100 horas, Tecnologias na Educação.
Em pouco tempo dominou as ferramentas tecnológicas e os ambientes pedagógicos digitais – como a plataforma moodle – Seu desempenho e potencial não passou despercebido e logo se tornou nosso tutor dos cursos do Proinfo Integrado.
Agora alça vôo solo, criando um ambiente virtual próprio, cheio de entusiasmo e profissionalismo. Leia o e-mail que recebemos do Denis:
Grande Tony,

Esta é mais uma de minhas empreitadas...sonhei com esse espaço desde o primeiro curso, aí no NTE quando conheci a plataforma Moodle. Aí as coisas foram avançando e com muito esforço, consegui um espaço para começar este novo projeto.

Estamos aí...a idéia meu amigo não é competir...na realidade é somar. Os cursos oferecidos no Centro de Formação Contínua são de diversos temas e assuntos, assim como palestras e seminários. Quero disponibilizar este espaço pra você também..se quiser lançar um curso no portal, sem problemas....ele é todo seu meu amigo.

Todos os méritos do que sei, é fruto da oportunidade que tive no NTE, desde o primeiro curso com o Augusto...

Grande abraço meu irmão.

Denis
Confira a iniciativa:
Desejamos sucesso a sua empreitada companheiro e pode acreditar que teremos muito a interagir...
Post: TC
 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NTE Ananin reune com diretores da use 16

Gostaríamos de agradecer a presença dos 17 diretores que aconteceu ontem na use 16, dia 23/02. A reunião solicitada pela gestora da mesma, Cristina Pamplona, dentre outros assuntos visou apresentar o NTE Ananin às escolas, esclarecendo melhor suas ações e sobre a necessidade de uma melhor divulgação de nossos cursos de formação. Estive representando o NTE Ananin, pois no mesmo momento o coordenador do NTE Ananin estava reunindo com os professores das salas de informática da use 15. As impressões que tive foram das melhores, os diretores e vice-diretores da use 16 demonstraram um grande interesse nessa parceria e já solicitaram alguns de nossos serviços.  Nossos agradecimentos a todos e esperamos retribuir essa confiança com trabalho para dar suporte à escola no que diz respeito as tecnologias na educação.


Pauta...
  • Apresentação das funções do NTE, e sua abrangência.
  • Avaliação das ações do NTE Ananin em 2010.
  • Planejamento para 2011.
  • Levantamento da situação das salas de informática.
  • Apresentação dos programas: Blog escolar, pororoca sonora, poética digital, NTE vai à escola e dos cursos do PROINFO integrado. 
  • Sistema de telefonia Skype para escolas e uses jurisdicionadas
  • Curso Gestão das Tecnologias na Escola para Diretores e Vice-diretores.
  • Assessoria Técnico Pedagógica às Escolas e SIE- salas de informática.

ps: Infelizmente esqueci de tirar uma foto.

Imagem: Zoltan em : meme.yahoo.com

Eric Siq.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MÚSICA LIVRE

 Recebemos com alegria e um e-mail apresentando uma nova banda de belém. Que utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho, a música nos é presenteada de forma gratuita por um integrante da banda que é colaborador do Nte Ananin, ministrando oficinas e cursos conosco. 
A banda chama-se Bonsalvage e é independente, assim como para os softwares existe o software livre, na música se anuncia uma nova tendência - música livre. Estamos apenas começando essa discussão na banda.
 O vídeo foi gravado durante a audição do CCAA Fest 2010, que é um festival voltado ao cenário independente de Belém do Pará. Infelizmente não fomos classificados à final, mas o que vale é intenção e a proposta.
 O vídeo foi reeditado utilizando somente softwares livres. Espero que gostem e divulguem. 
Vamos curtir o som!!:

  
Post: TC

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Escola Lucy Correa oferece oficina digital aos professores


A Escola Lucy Corrêa estará promovendo nos dia 23, 24 e 25 deste mês, a oficina de introdução digital na plataforma Linux, através da Sala de Informática Educativa, a programação faz parte da jornada pedagógica, a data foi escolhida pelo fato da escola estar no período de recuperação final e resultados e, portanto, os professores poderão participar mais ativamente. Serão ofertadas vagas de acordo com a disponibilidade do professor, nos horários 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h, sendo que cada turno terá duas turmas de 2h de oficina. O conteúdo terá como foco: O diretório de pastas (gerenciador de pastas e arquivos), o editor de texto (writer), o editor de apresentação (impress) e a planilha de calculo (Calc), além do navegador de internet (firefox). O objetivo da oficina é proporcionar aos professores o conhecimento da operacionalização do Linux na interface gráfica do BotoSet Cabano, programa desenvolvido no convênio UFPA/SEDUC, bem como incentivar o uso da Sala de Informática Educativa no cotidiano pedagógico. A oficina ficará a cargo do Coordenador Profº Pina que se encontra lotação no referido espaço interativo e digital. Esperamos que os professores explorem o máximo da oficina afim de interagir com os alunos em futuras atividades na elaboração de trabalhos e suas apresentações e na rede mundial de computadores.
Post original: http://escolalucycorrea.blogspot.com/2011/02/escola-oferece-ofina-digital-aos.html

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OFICINAS PEDAGÓGICAS


 
Objetivando realizar o planejamento das ações pedagógicas, a elaboração de projetos didáticos e a criação de um calendário de formação específica para professores lotados em Salas de Informática Educativa – SIE. O NTE Ananin estará realizando uma série de Oficinas Pedagógicas para Professores lotados em SIE, biblioteca e outros espaços pedagógicos.

A ideia é criar mecanismos que favoreçam a aplicabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no ambiente escolar, através da Pedagogia de Projetos.
Durante as oficinas, também serão elaborados os Planos de Ação de SIE para o ano Letivo de 2011. Dessa maneira, poderemos fazer um assessoramento mais eficaz aos professores, garantindo a realização de oficinas de formação continuada específicas.
As oficinas acontecerão em dois dias consecutivos e os professores que participarão deverão cumprir seu horário de trabalho no NTE Ananin. Essa determinação é importante para garantir a presença de todos.
Iniciaremos as Oficinas Pedagógicas com a USE 15:

Dias: 23 e 24 de Fevereiro
Hora: 08:00h às 12:00h e 14:00 às 18:00h
Local: NTE Ananin

Amanhã, 22 de fevereiro teremos uma reunião com os diretores das escolas da USE 16 onde definiremos a data das Oficinas Pedagógicas para aquela Unidade.
Post: TC
Log: Marco Buro