quinta-feira, 31 de março de 2011

Caiana filmes ministra oficina de cinema no NTE Ananin



Através de uma parceria entre o NTE Ananin, a Escola Antonio Gondin Lins e a Caiana Filmes foi ministrada ontem dia 30/03 uma Oficina de Cinema como Recurso Pedagógico, ministrada pelo Professor João Inácio, da Caiana Filmes, na Escola Gondin Lins.
   A iniciativa acontece dentro da Semana Pedagógica da Escola que inicia dia 28 de março. Segundo a Diretora Osmarina Bastos a oficina tem como objetivo instrumentar professores para desenvolver projetos com o uso das tecnologias durante o ano letivo de 2011. 
   O NTE ananin está disponibilizando sua Sala de Informática para a realização da parte prática que envolve a edição de vídeos. O software utilizado será Cabano Openshot que faz parte do pacote de programas multimídia contidos no Boto Set

   Confira as ações da Caiana Filmes em http://caianafilmes.blogspot.com


quarta-feira, 30 de março de 2011

Informações sobre os cursos

Introdução à Educação Digital- 40Horas.
Visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O objetivo é apresentar o computador, o sistema operacional LINUX, (BotoSet Cabano), os principais aplicativos do pacote Br-Office e as propostas de trabalhar pedagogicamente com a Internet. Não é necessário que o cursista tenha conhecimentos em Informática para se inscrever.
O curso é presencial e tem carga horaria de 40 horas.  para se inscrever neste curso clique AQUI.
Turmas confirmadas:
TURMA A- Nte Ananin, 2ª e 4ª feira - 08:00 às 12:00 horas.
TURMA B- Nte Ananin,3ª e 5ª feira - 14:00 às 18:00 horas.
TURMA C- Escola Helena Guilhon, 2ª e 4ª feira. 
Obs: Quando completarem as vagas informaremos por email e neste blog sobre o início deste curso.

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h. (Começa amanhã)
Este curso objetiva articular , de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100 horas. O curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.

1ª Aula Presencial dia 31 de março às 15:00 horas no Nte Ananin

Elaboração de Projetos - 40 h.
Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola, e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução.
A carga horária é de 40 horas e o curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.
 
1ª Aula Presencial dia 01 de Abril às 16 horas no Nte Ananin
Avisamos que ainda há vagas para os cursos, para fazer sua inscrição  nestes cursos clique na aba "cursos", clique no link correspondente e preencha o formulário de inscrição. Se preferir venha ao Nte Ananin, e preencha uma ficha de inscrição.
 

terça-feira, 29 de março de 2011

Nós podemos repetir a mágica?



É sempre surpreendente as poucas experiências interdisciplinares nas escolas e na maioria das vezes elas não são intencionais. Durante as assessorias pedagógicas do NTE Ananin e nas participações nas semanas pedagógicas das escolas é fácil perceber a satisfação dos professores e técnicos envolvidos em atividades escolares onde os alunos protagonizaram e transcenderam as disciplinas e os resultados esperados. O que se percebe é que essas experiências, apesar de um resultado positivo, não foram planejadas com fins interdisciplinares, quase sempre são atividades ligadas a um evento do calendário escolar, que sem a fortuidade ou interesse individual de um aluno ou de um professor ou de um técnico, seria a “mesmice” de todo ano.
Não é fácil explicar o processo da mágica interdisciplinar onde ela não foi prevista e muito mais difícil é fazer a mágica se repetir, quando não se conhece o processo para que ela ocorra. É por isso que nos relatos de experiências positivas na escola, essas experiências parecem que ficaram presas a um passado e estamos impossibilitados de repeti-las no presente e no futuro.
Não podemos ficar a espera de uma mágica que pode ou não ocorrer. É preciso construir a mágica. E para isso é preciso conhecer sua essência, seu elementos e sistematiza-la como recurso permanente na construção do conhecimento e da formação de todos na comunidade escolar.
Como o calendário escolar é construído a partir de uma série de datas e eventos podemos questionar: qual é o elemento comum para que todas as atividades ocorram sem contratempo e principalmente, ocorram com o resultado esperado e nas datas previstas? Esse elemento é o planejamento pormenorizado, detalhado e socializado com a comunidade escolar e para que isso é necessária a participação de todos os envolvidos no planejamento anual.

Nós podemos repetir a mágica?
O planejamento detalhado de um evento pode se transformar em uma grande oportunidade de atividade interdisciplinar. Afora todas necessidades materiais, que já dariam um grande arsenal  para discussões das condições da educação no nosso país, os conhecimento prévios necessários para desenvolver um projeto nos levaria a interdisciplinaridade. Quando se dá a devida importância para todas as etapas de um planejamento, não tem como fugir da interdisciplinaridade.
Uma proposta de uma visitação de professores e alunos ao Parque Ambiental do Utinga, de um professor de geografia da Escola Profº José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem (eu tenho dúvida se no município de Belém ou Ananindeua) alimentou a imaginação e criatividade de todos no encontro, para uma série de atividades que um professor ou uma disciplina, isoladamente, não daria conta de construir o conhecimento necessário nas etapas ANTES – DURANTE – DEPOIS da visitação. Passei o dia todo imaginando os desdobramentos possíveis para cada disciplina...
Uma atividade simples de visitação a um logradouro pode se transformar em uma mágica, o que para a maioria das escolas ainda não passa de um evento.
- O Parque Ambiental do Utinga apesar da pouca estrutura para visitação tem grande importância, constitui-se no principal manancial de água potável e reserva ambiental da região metropolitana de Belém.

Marco Aurélio – NTE Ananindeua

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nte Ananin na Semana pedagógica da Escola Alcides Carneiro.

O Nte Ananin se sentiu honrado com o convite da escola Alcides Carneiro, sob a direção da professora Maria Auxiliadora, para inaugurar a sua semana pedagógica, por uma hora e meia estivemos tratando sobre as possibilidades de utililização das novas tecnologias na educação. A escola recebeu computadores e pelo que percebemos os professores estão motivados.



Eric