sexta-feira, 8 de abril de 2011

REUNIÃO SEDUC E SINTEPP


Representantes do Sintepp são recebidos na Seduc para debater pauta social

Lotação de professores, licença aprimoramento e eleição direta para diretores de escola. Estes foram os três itens da pauta social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) apresentados na reunião desta quinta-feira, 07, ao secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto e demais representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Umas das principais preocupações dos representantes do Sindicato era a lotação de professores nos espaços pedagógicos das escolas estaduais, como os laboratórios. Além de uma possível redução na carga horária dos professores lotados nas escolas do centro da cidade, sofreram uma diminuição na matrícula de alunos, especialmente no turno da noite.
O secretário adjunto de gestão, Waldecir Costa, disse que a Seduc está estabelecendo critérios para a lotação de professores nos espaços pedagógicos. “Queremos garantir um professor por espaço, que deverá disponibilizar 150 horas, caso seja no turno da manhã ou da tarde, e 125 horas se for no turno da noite. O restante da carga horária poderá ser complementado na sala de aula”, ressaltou. Ele adiantou, que este professor deverá apresentar o projeto pedagógico que desenvolverá neste espaço, para ser avaliado junto a Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc.
Em relação a carga horária dos professores lotados nas escolas do centro da cidade, Waldecir Costa garantiu que a intenção é manter as 200 horas aula de trabalho. “Os professores que tiveram suas turmas reduzidas, poderão complementar suas horas de trabalho em outras outras unidades de ensino”, destacou. Ele acrescentou, ainda, que uma portaria será publicada nos próximos dias para complementar a Portaria 219 e estabelecerá critérios para a gestão de lotação dos professores do Sistema Modular de Ensino (Some), Funcap e do Ensino Itinerante.
Outro avanço apresentado foi o benefício do auxílio formação no valor de R$ 1.200, por ano, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 07, para os professores que se encontram de licença aprimoramento, nos cursos do Plano Articulado de Formação Docente do Pará (Parfor), residentes no interior do Estado e que precisam se deslocar para outra cidade. Terão direito ao auxílio, professores residentes fora da Região Metropolitana de Belém (RMB), cujo tempo de deslocamento para o pólo de estudo seja superior a uma hora, em transporte regular e frequente.
A necessidade da elaboração de uma regulamentação para o processo de eleições diretas nas escolas foi outro ponto apresentado pelo secretário de educação, professor Nilson Pinto, que pretende pautar o tema na próxima reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). De acordo com ele, a eleição de um diretor deverá ser baseada no mérito e no reconhecimento da comunidade escolar. “ O nosso compromisso é com a boa gestão. O que garantirá o mandato do diretor será a qualidade do trabalho que ele desempenhará enquanto gestor”, frisou.
Para a presidente do Sintepp, Conceição Holanda, a reunião foi produtiva, especialmente pela oportunidade de abertura do diálogo para questões de interesse da categoria dos professores. “Consideramos que o governo avançou e nesta reunião, em especial, no estabelecimento de critérios para a lotação nos espaços pedagógicos das escolas”, afirmou.
O secretário Nilson Pinto também avaliou positivamente, esta que é a quarta reunião com os representantes dos professores, só neste ano. “Acreditamos que este diálogo é importante e a nossa proposta é mantê-lo”, concluiu.

Texto: Danielly Gomes
Fotos: Rai Pontes
Ascom/Seduc

Fonte: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.phpaction=Destaque.show&iddestaque=1024&idareainteresse=1

quarta-feira, 6 de abril de 2011

NTE-Ananin assessora implantação da rádio no MAF


O NTE-Ananin também esteve presente na semana pedagógica da Escola Maria Araújo de Figueiredo (MAF) por meio de uma palestra sobre implantação da Rádio Escola. O professor Ruy Henderson, que foi professor da Sala de Informática dessa Escola e que hoje integra a equipe de formadores do NTE-Ananin, foi quem apresentou o tema promovendo um debate com o corpo docente sobre a importância da rádio na escola. Os professores deram várias sugestões para a programação da Rádio Escola e muitos manifestaram interesse em integrar as equipes de rádio que serão formadas. Um programa piloto foi idealizado a partir das sugestões dos professores e o NTE-Ananin dará o suporte à concretização dessa idéia, como passo importante para a implantação da rádio escola no MAF, ainda no mês de abril.

Post: RH

Curso Elaboração de Projetos


Hoje foi realizado o encontro presencial do Curso de Elaboração de Projetos - 40h, que tem como formador o professor Ruy Henderson. Nesse encontro foi apresentado o conteúdo do curso e os cursistas puderam interagir no ambiente Portal Escolar, apresentando reflexões sobre seus projetos de vida/profissionais, uma preparação à discussão sobre projeto educacional que virá em seguida. O curso tem formato semipresencial e contará com encontros no próprio NTE-Ananin, às quartas-feiras, no horário de 15:00h às 17:00h. O próximo encontro já está agendado para o dia 20/04.

Post:RH
Fotos: TC

Início dos Cursos do Proinfo

Um momento interessante do curso de Introdução a Ed. Digital 
onde os cursistas conhecem a parte Física dos computadores

  Informamos aos cursistas inscritos nos cursos do Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital, Elaboração de Projetos e Tecnologias na Educação que as aulas já iniciaram.
   Entrem em contato com o NTE e verifiquem seus horários e professores. 
   Lembramos que a frequência é um dos requisitos para aprovação no final do curso.

Operários da Informática




  Sala de Informática parada representa perdas: de espaço pedagógico, de recurso didático, de dinâmicas diferenciadas no âmbito escolar.
  Acreditar que o espaço se mantém sozinho é um engano, muitas ações são necessárias para que os computadores estejam aptos ao uso pela comunidade escolar, é necessário manutenção de software (programas) e de hardware (parte física) - esses dois exemplos já são relevantes - Poderíamos, ainda, mencionar a infra estrutura, bancadas, cadeiras...
  Com a ausência dos técnicos que atendem às escolas, aqueles lotados nas USEs, tudo ficou ainda mais difícil.
  Para um NTE manter uma sala de informática operacional é mais que uma prioridade, é fundamental, já que este espaço funciona como um ponto de convergências de todas as ações que envolvem o uso das TIC na escola.
  Não pouparemos esforços para ver funcionando o maior número possível de Salas de Informática nas escolas de nossa jurisdição. Se necessário, atuaremos como operários, na manutenção, na recuperação de bancadas e cadeiras, na reconfiguração lógica, na instalação de software adequados a configuração dos computadores que a escola possui.
  Seguiremos o exemplo do que foi realizado na escola Antonio Gondin Lins, que estava com a fórmica da bancada toda solta, e só 3 computadores funcionando. Percebemos que as máquinas tinham baixa configuração, só 256 de memória, instalamos o SO Linux Boto Mirim - conheça está solução clicando Aqui . Resultado: 14 máquinas funcionando e uma Sala de Informática pronta para ser utilizada.
  Continuaremos com essa iniciativa de revitalização de Salas de Informática - já temos agendada a Sala de Informática da escola Regina Coeli para receber nossa atenção especial - que será uma ação conjunta com uma oficina de manutenção de computadores que será realizada no NTE Ananin , em parceria com o pessoal do Boto Mirim.
  Estamos iniciando uma campanha de doação voluntária de máquinas antigas que serão recicladas e remanejadas para escolas que possuem a sala de informática mas estão sem computadores. Então, se você possui computadores e deseja doá-los entre em contato conosco.
  Nossos agradecimentos ao Pessoal do Boto Mirim pela parceria e auxílio.
  Aos professores lotados na SIE do Gondim Lins reforçamos nossa Assessoria garantindo que seu empenho em colocar a SIE em funcionamento será retribuída em forma de realizações com o uso das TIC pela comunidade escolar.

Post e imagens: TC

Especialização em Mídias na Educação


Transcrevemos, abaixo, e-mail recebido da Coordenadora do Mídias, na CTAE, profª. Denise Mesquita.

Recebi email enviado pelo prof. Otacilio Filho, coordenador da especialização do Curso Mídias na UFPA, informando que a expectativa para início da especialização do Curso Mídias é, infelizmente, para o segundo semestre de 2011.

 
Quanto a extensão, o prof. Luiz Cezar, coordenador da extensão do Curso Mídias na UFPA, enviou a planilha de custos para a UAB e até hoje não obteve resposta.


Por favor, repasse as informações aos seus alunos e demais interessados.

Post: TC
Foto: Web

terça-feira, 5 de abril de 2011

TURMA C- Introdução à Educação digital (40 h) começa dia 11/04.

Aqueles que escolheram realizar o curso de introdução à educação digital (40h) na escola Dona Helena Guilhon, atente para os dias e horários de nossas aulas.

1ª semana: 11 e 13/04.
2ª semana: 18 e 20/04.
3ª semana: 25 e 27/04.
4ª semana: 02 e 04/05.
5ª semana: 09 e 11/05.


Das 14:00 às 18:00 horas.
Professor: Eric Siqueira.
Na imagem o local exato do curso.
End: Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 32480743.

Relembrando... Turmas do curso introdução à educação digital


O curso é presencial e tem carga horaria de 40 horas.  para se inscrever neste curso clique AQUI.
Turmas confirmadas:
TURMA A- Nte Ananin, 2ª e 4ª feira - 08:00 às 12:00 horas.
TURMA B- Nte Ananin,3ª e 5ª feira - 14:00 às 18:00 horas.
TURMA C- Escola Helena Guilhon, 2ª e 4ª feira. 14:00 às 18:00 horas.

Ainda há 10 vagas.
Eric

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aula inicial do curso de 100 h


Ação! Mais uma turma de 100 h está se formando... entretidos com o trabalho, lembramos de bater uma foto apenas no final,  felizmente alguns cursistas ainda estavam  lá.

domingo, 3 de abril de 2011

AUMENTANDO A FAMÍLIA


Nesta sexta-feira a equipe do NTE ananin esteve reunida para avaliar as ações de assessoria realizadas no mês de março - e foram muitas - tal momento de reflexão tornou-se necessário para que pudéssemos ter a real dimensão dos desencadeamentos ocorridos com nossa maior aproximação com as escolas - a idéia de levar as ações do nte até as escolas já vinha sendo alimentada desde o ano passado.
O resultado efetivo das palestras sobre o uso das Tecnologias na educação e o trabalho de formação realizado pela equipe do NTE está sendo materializado no grande número de projetos de implementação das TIC nas escolas visitadas, teremos que levar nossas linhas de atuação Projeto Pororoca Sonora (rádio escola),  Poetic@ Digit@l (uso da imagem, fotografia e vídeo), Blog na Educação, Cursos do Proinfo Integrado e Nte na Rede (uso das redes sociais como ferramenta pedagógica) para o interior da escola, com assessoria e formação continuada, ou seja, o suporte necessário para o desenvolvimento e êxito desses projetos no chão da Escola.
A reestruturação de nossa rotina de trabalho tornou-se imprescindível, agora toda nossa equipe tem os cursos do Proinfo, a assessoria nas escolas e a realização de oficinas dentro de cada linha de atuação do NTE - Haja Folego!!!
A grande novidade fica por conta da chegada de dois novos membros a equipe/família do NTE Ananin, que com sua experiência e trabalho contribuirão para fazer com que as nossas ações sejam realizadas. Trata-se do professor Ruy Henderson, que já foi nosso bolsista no curso de Elaboração de Projetos do Proinfo e da Professora Giselle Moreira, que está vindo transferida do Nte Belém II. 

 Marco Aurélio, Teodomiro Sanches, Eric Siqueira, Sidney Silva, Tony Cunha, Giselle Moreira e Ruy Henderson

Nossa família do Nte cresce, assim como crescem nossas responsabilidades e desejos de ver as tecnologias presentes na dinâmica escolar, não de forma clandestina, como o orkut e o celular, mas como um aliado do professor na  sua árdua tarefa de Educar....
Para finalizar esse post uma novidade: AGORA O NTE ANANIN TEM UMA BANDA....Isso mesmo você leu direito "Banda" .
Explicando: nossa equipe tem em comum a paixão pela música. Hoje foi nosso primeiro ensaio...Muito tímido ainda. Porém, cheio de entusiasmo !!