sexta-feira, 29 de abril de 2011

Informes aos participantes do curso "blog aplicado à educação".

Olá, Meus queridos(as).

Saudações do curso de blog!  gostaríamos de mantê-los informados sobre o andamento  e sobre alguns procedimentos que adotaremos no decorrer do curso.

Informes básicos
  • O curso terá certificação.
  • A carga horária do curso será de 40 horas.
  • Teremos momentos presenciais (não obrigatórios) de apoio para eventuais dúvidas. A chamada 1/4 de blog que acontecerá em breve no NTE Ananin. (divulgaremos os dias, no decorrer do curso).
  • O curso tem prazos a cumprir. Diferente do último curso, que a formação ficava inteiramente a critério do cursista quanto a prazos, bastando ao final do cumprimentos das atividades se requerer certificação. (No qual tivemos pouco aproveitamento). Neste achamos por bem mantermos os prazos.
  • O não cumprimento de todas as atividades impede o cursista de receber certificação. Fica implícito a observância do tempo limite para a entrega das atividades.
  • Sempre que tiverem dificuldades enviem mensagens ao tutor, na aba "participantes" selecione "Eric Siqueira" e envie sua dúvida .
  • Seguem abaixo os prazos de entrega das primeiras cinco atividades:(Após a data o portal impede envio). Adiantem as atividades não deixando para a última hora.
  1. Atividade 1- Até 15 de Maio.
  2. Atividade 2- Até 17 de Maio.
  3. Atividade 3- Até 20 de Maio.
  4. Atividade 4- Até 23 de Maio.
  5. Atividade 5- Até 26 de Maio.
  • O telefone do NTE Ananin está com problema. Envie emails que lemos todos os dias.  
  • Temos 30 participantes. Ainda há vagas. Inscrições até dia 10 Maio 2011. Aqui   , faça seu cadastro no portal escolar e procure cursos do Nte Ananindeua, curso blog aplicado à educação.
Por enquanto é só isso!
Grande abraço
Eric.
NTE Ananin- Esc. Antônio Gondin Lins
Cidade nova VI- Av. SN 21 s/nº- entre WE 65 e WE 68

Bairro:Coqueiro-CEP:67.020-420. Fone:(91) 3295 8758
Blog://nteananindeua.blogspot.com
E-mail: nteananindeua@gmail.com - nte.ananindeua@seduc.pa.gov.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AVISO IMPORTANTE

 Nosso telefone fixo está com problemas - está completamente mudo - quando conseguirmos solucionar o problemas avisaremos através do blog.

Estamos funcionando normalmente.

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail, do Skipe ou do mural de recados do nosso Blog.

Agradecemos a compreensão de todos!!

Post: TC
Imagem: Web

Mais Educarede



Recebemos um e-mail da professora Tânia Sanches, da Sala de Informática da Escola Agostinho Monteiro. Trata-se de informações novas sobre o Educarede - para constar a Tânia já participou do Educarede com os alunos do Agostinho e teve sua experiência publicada.
Agradecemos pela interação e socializamos aqui no Blog do NTE...
Novidades sobre o Prêmio Internacional Educarede !
Temos uma novidade para você sobre o Prêmio Internacional EducaRede: os docentes ganhadores irão a Madri, na Espanha, participar do VI Congresso Internacional EducaRede, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro.
Este Congresso, organizado por Fundação Telefônica, é um evento bianual que se consolidou como o acontecimento de maior impacto e participação entre as pessoas que trabalham com tecnologia e educação, especialmente na iberoamerica.
Os objetivos do Congresso são:
  • Apresentar e analisar as experiências educativas mais inovadoras realizadas com as TIC na escola.
  • Refletir e debater as possibilidades a curto e longo prazo sobre o uso pedagógico das tecnologias no atual contexto de transformação educativa e social.
  • Aprofundar sobre o processo de mudança tecnológico, pedagógico e social que implica a integração das tecnologias da informação e comunicação dentro dos múltiplos desafios propostos hoje à educação.
  • Avançar no panorama de tendências e os futuros palcos da inovação docente bem como as formas desejáveis de intercomunicação e gerenciamento da comunidade educativa.
Além disso, como já te contamos antes, tanto os estudantes quanto os docentes e os centros educativos ganhadores serão premiados.
Por exemplo, os colégios poderão obter projetores ou computadores; os professores poderão escolher entre lousas digitais portáteis, computadores, tablets, ebook, escâneres, discos rígidos. Já os alunos poderão ganhar tablets, videogames, DVDs portáteis ou câmeras de fotos.
Finalmente, todos os participantes do Prêmio Internacional Educarede vão receber um diploma de participação. E aquele que mobilizar mais professores a participar também pode ser premiado.
Sempre lembrando que o prazo de inscrição se encerra no dia 2 de maio. Saiba como participar acessando a página do Prêmio www.educared.org/premiointernacional
Estamos esperando por você! Qualquer dúvida entre em contato:
E-mail: premiointernacional@educared.org
Skype: certamen.educared
MSN: premiointernacional
Twitter: http://twitter.com/#!/Premio_Educared
Abraços,
Equipe EducaRede 
Post: TC

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Curso de blog aplicado à educação 1º Semestre 2011.

Ementa: As possibilidades de uso do blog no contexto educacional são imensas, no entanto, essa apropriação teórica, pedagógica e tecnológica requer dedicação, criatividade e uma capacitação adequada aos professores. É necessário que o docente vivencie uma nova concepção de aprendizagem, na qual o cursista seja co-autor do processo de ensino-aprendizagem e o professor(tutor) um orientador dos conhecimentos adquiridos pelos cursistas. Assim, o NTE Ananin pretende, por meio deste curso, dominar o conhecimento "técnico básico", e promover a discussão sobre o espaço de possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando outras mídias dentro do blog, como vídeos, áudios, imagens, etc, em um contexto especificamente pedagógico. 
Público alvo: Voltado à Comunidade escolar, mas se dará ênfase em aspectos pedagógicos.

Período de Inscrições: 25/04 à 10/05/2011.
Como: À distância.
Vagas: 50


Por: Eric Siqueira.

Prêmio Internacional Educarede


"O Educarede convoca anualmente o Prêmio Internacional Educarede em linha com seu objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias da informação e a comunicação por parte da comunidade educativa.

O Prêmio Internacional Educarede, dirigido a docentes e alunos de centros escolares de todo mundo, consiste na realização de trabalhos com as TIC relacionados com os temas do currículo escolar."
 
Mais detalhes pelo www.educarede.org.br .

Post: TC
Imagem: Google

Safernet prorroga inscrições para Concurso InterNética

 
Para ampliar a participação dos internautas brasileiros, foram prorrogadas as inscrições para o Concurso InterNética, promovido pela Safernet e Childhood Brasil. Dia 29 de abril é a nova data limite para que educadores e alunos possam enviar seus projetos. O Concurso InterNética é voltado para fomentar o debate sobre o uso ético e seguro da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Dividido em duas categorias, educadores e estudantes podem mandar sugestões de campanhas, planos de aulas e mini-dicas de prevenção com os temas: Ética no Uso das TICs; Cidadania no Ciberespaço; Sexualidade online; Segurança na Internet.

Os projetos inscritos podem utilizar recursos como áudio, vídeos, desenhos, animações, dinâmicas. Podem participar estudantes e educadores sociais que tenha vínculos com alguma instituição de ensino formal ou espaços alternativos de aprendizado da Sociedade Civil Organizada, Centros de Inclusão Digital, Lan Houses, Institutos ou Fundações. O Concurso InterNética é Nacional e premiará com Netbooks, Máquinas Fotográficas, MP4 e Pen Drives os melhores projetos inscritos, além de publicar os materiais em um Kit com recursos pedagógicos de referência para ser distribuído em escolas de todo o Brasil. Para maiores informações, confira o edital do concurso em www.safernet.org.br/concurso ou entre em contato pelo e-mail: concursos@safernet.org.br
 
Post: TC
Imagem: Google

MEC - CTAE - SIPI

Os cursos ofertados pelos NTE através do ProInfo Integrado - Introdução a Educação Digital, Tecnologias na Educação e Elaboração de Projetos - fazem parte de um programa mais amplo do Ministério da Educação que, também, prevê o envio de computadores e conexão banda larga para as escolas públicas.
Os funcionários públicos estaduais e municipais que participam das formações são cadastrados em uma plataforma disponibilizada pelo MEC denominada Sistema de Informação Proinfo Integrado - SIPI.
Dessa maneira, é possível criar estatísticas quantitativas e qualitativas sobre as formações e criar um cadastro único com todos os cursistas do Brasil.
Na semana passada, 18 de abril, os NTE receberam uma formação específica sobre o SIPI, onde nossos formadores puderam atualizar seus conhecimentos sobre o preenchimento dos cadastros e tirar dúvidas quanto ao uso do mesmo.
o curso foi ministrado pelo técnico do MEC Adonay Marques.
O evento aconteceu no NTE Belém e contou com a participação da Coordenadora da CTAE Marcelina Henriques.
Um fato a destacar é que foi o primeiro momento onde tivemos uma boa parte dos NTE do Pará reunidos com a nova coordenação da CTAE, estavam representados o NTE Abaetetuba, Benevides, Ananindeua, Belém, Belém II e castanhal.    
Confira as fotos:



Post e Fotos: TC