quinta-feira, 5 de maio de 2011

Curso do Proinfo Integrado no Horário Noturno

 Procurando atender aos pedidos de nossos cursistas estamos abrindo uma turma do curso de Introdução à Educação Digital- 40Horas, do ProInfo Integrado no Turno da Noite.
A finalidade dessa iniciativa supre a necessidade de nosso público que só possuí tempo disponível a noite para realizar as formações do NTE.
O curso de Introdução à Educação Digital Visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. Seu objetivo é apresentar o computador, o sistema operacional LINUX, (BotoSet Cabano), os principais aplicativos do pacote Br-Office e as propostas de trabalhar pedagogicamente com a Internet. Não é necessário que o cursista tenha conhecimentos em Informática para se inscrever.

O curso é presencial e tem carga horaria de 40 horas.  A turma tem as seguintes características:

Horário: 18:00H às 21:00H
Dias: Terça e Quinta-Feira
Início: 17/05/2011
Vagas: 35

As inscrições podem ser realizadas no NTE ou on-line CLIQUE AQUI

Post: TC



Resultados do Ensino Motivador através de Recursos Tecnológicos


Nos dias 8 a 20 de abril de 2011 aconteceu em Belém a terceira edição do III Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (CIELLA), organizado pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), programa misto nas áreas de Lingüística e Estudos Literários.
O evento abriu suas portas a uma média de 1000 participantes, entre estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, e profissionais de áreas afins, buscando instaurar um diálogo mais efetivo entre pesquisadores e outros atores sociais.
Sob a perspectiva de compartilhar experiências da área tecnológica também para o Ensino de Línguas, a multiplicadora do NTE Ananin, Profª Giselle Bezerra, submeteu um trabalho de Comunicação que foi apresentado na sessão Recursos Tecnológicos. O multiplicador do NTE Ananin, Téo Sanches, também prestigiou o evento. Confira abaixo o resumo do trabalho.

MOTIVANDO PRODUÇÕES LINGÜÍSTICAS EM LE A PARTIR DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO ENSINO

Ewerton Lopes Branco – UFPA
Giselle Cristiane Pinto Moreira Bezerra – SEDUC

O objetivo do trabalho era o de compartilhar os resultados de duas propostas de produção linguística aplicadas com alunos de graduação em Inglês da UFPA, campus Bragança, na disciplina Inglês Intermediário, no ano de 2010. A primeira proposta referiu-se à utilização de filmagens feitas pelos alunos para produção de vídeos sobre os pontos turísticos da cidade de Bragança-PA. Os vídeos foram editados e legendados pelos próprios alunos, que também produziram a parte textual. A segunda proposta versou sobre a produção de travel blogs, na qual foi proposto aos alunos, criar uma foto-montagem deles, acompanhada de um texto em inglês, em lugares fictícios, no formato de um diário de viagens. Os alunos escolheram lugares como Wonderland (Alice), Hogwarts (Harry Potter), Narnia (As crônicas de Nárnia) e Far-Far away (Shrek). O embasamento teórico do trabalho pautou-se nos estudos sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino de línguas, norteados por Dudeney & Hockly (2007) e Coscarelli (2006), buscando investigar a aplicação de recursos que os alunos utilizam normalmente fora de sala de aula a fim de integrar o cotidiano deles aos conteúdos que estão sendo estudados em sala. As propostas desenvolvidas mostraram-se bem sucedidas tanto em relação à motivação destes alunos em realizar as tarefas, o que é possível notar pela qualidade dos trabalhos, quanto em relação à fomentação da produção lingüística, já que os alunos buscaram utilizar até mesmo vocabulário e estruturas de língua que estavam além do que lhes era solicitado, tendo em vista o grau de dificuldade da disciplina estudada. Espera-se com esta apresentação, sobretudo, trocar experiências a respeito do assunto e incentivar a adaptação destas propostas principalmente no que se refere à aplicação das mesmas em outros contextos no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: produção lingüística; recursos tecnológicos; motivação; ensino-aprendizagem

É a tecnologia nos dando suporte rumo ao desenvolvimento da educação.

Post: Giselle Bezerra

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nte Ananin forma professores das escolas D.Helena Guilhon, Alcides Carneiro e Dilma Catete.

Sala de Informática Helena Guilhon.
(Prof. Espc. Em Tec. Educacionais) Sidney Silva
O curso de introdução à educação digital (40h)versão 2011 está sendo realizado em diversas escolas de Ananindeua. Esta ação está sendo elogiada pelos professores cursistas, uma vez que descentraliza a formação contínuada e facilita o acesso ao local do curso. O NTE Ananin promete levar mais cursos às escolas de Ananindeua.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Roteiro da oficina pedagógica Nte Ananin


ROTEIRO OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES LOTADOS NOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS
MANHÃ
1º ENCONTRO:

08:00 ÀS 08:15 – ACOLHIDA.

08:15 ÀS 08:25 – VÍDEO “PLACAS”

08:25 ÀS 09:00 – REFLEXÃO/SOCIALIZAÇÃO

09:00 ÀS 09:15 – APRESENTAÇÃO DA DINÂMICA DO ENCONTRO
OBJETIVOS
PROCESSOS ENVOLVIDOS:
DIAGNOSE
PROJETOS
PLANO DE AÇÃO 2011

09:15 ÀS 09:30 – LINHAS DE ATUAÇÃO DO NTE ANANIN
BLOG APLICADO A EDUCAÇÃO
NTE EM REDE (MÍDIAS SOCIAIS)
POROROCA SONORA
POÉTIC@ DIGIT@AL

09:30 ÀS 10:00 – PRODUÇÃO PROFESSORES SIE/NTE

10:00 ÀS 10:15 – INTERVALO/LANCHE

10:15 ÀS 11:40 – PRODUÇÃO PROFESSORES SIE/NTE

11:40 ÀS 12:00 – SOCIALIZAÇÃO/DÚVIDAS/ENCAMINHAMENTOS

12:00 - ENCERRAMENTO

TARDE


1º ENCONTRO:

14:00 ÀS 14:15 – ACOLHIDA.

14:15 ÀS 14:25 – VÍDEO “PLACAS”

14:25 ÀS 15:00 – REFLEXÃO/SOCIALIZAÇÃO

15:00 ÀS 15:15 – APRESENTAÇÃO DA DINÂMICA DO ENCONTRO

  • OBJETIVOS
  • PROCESSOS ENVOLVIDOS:
  • DIAGNOSE
  • PROJETOS
  • PLANO DE AÇÃO 2011

15:15 ÀS 15:30 – LINHAS DE ATUAÇÃO DO NTE ANANIN

  • BLOG APLICADO A EDUCAÇÃO
  • NTE EM REDE (MÍDIAS SOCIAIS)
  • POROROCA SONORA
  • POÉTIC@ DIGIT@AL

15:30 ÀS 16:00 – PRODUÇÃO PROFESSORES SIE/NTE

16:00 ÀS 16:15 – INTERVALO/LANCHE

16:15 ÀS 17:40 – PRODUÇÃO PROFESSORES SIE/NTE

17:40 ÀS 18:00 – SOCIALIZAÇÃO/DÚVIDAS/ENCAMINHAMENTOS

18:00 - ENCERRAMENTO

OFICINA PEDAGÓGICA

Estamos convocando todos os professores lotados em Sala de Informática da jurisdição do NTE Ananin para participarem das Oficinas Pedagógicas para o Uso das TIC no Espaço Escolar.

A referida oficina tem por finalidade principal a criação de projetos e elaboração de plano de ação 2011 para o uso das tecnologias na escola.

Todos os professores lotados em sala de informática devem apresentar o referido Plano de Ação ao NTE Ananin para que possamos realizar Assessoria e dar o suporte necessário, com oficinas, palestras, etc. Aos referidos projetos e professores.
Informações complementares.

1º encontro - 3ª-Feira (03/05)
2º Encontro - 4ª-Feira (11/05)
2º Encontro - 5ª-Feira (12/05)
Manhã – 08:00h às 12:00h
Tarde – 14:00h às 18:00h
Noite – 18:30h às 21:30h
Tarde – 14:00h às 18:00h
Noite – 18:30h às 21:30h
Manhã – 08:00h às 12:00h

LOCAL: NTE ANANIN (Cidade Nova VI, Rua SN 21, s/nº – Escola Antonio Gondim Lins – entre WE: 65 e WE: 68)

OBSERVAÇÃO:
  1. O professor deverá participar no turno em que está lotado na Sala de Informática. Para tanto, deverá ser liberado pela direção da escola (será fornecida declaração de comparecimento ao professor para apresentar a escola, justificando sua ausência na Sala de Informática);
  2. As escolas que tiverem salas de informática ativas e não possuírem professor lotado podem enviar um outro professor que esteja interessado em desenvolver projetos com o uso das TIC;
  3. Professores lotados em outros espaços pedagógicos – sala de leitura, laboratório multidisciplinar, salas multimeios, etc. - também podem participar, já que o foco das oficinas é a criação de Projetos com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no espaço escolar;
  4. As Oficinas Pedagógicas acontecerão em dois encontros, sendo que os participantes devem comparecer aos dois momentos.

Qualquer dúvida entrar em contato conosco pelo fone 8151 6666 ou através de e-mail (estamos com problemas em nosso telefone fixo e não temos uma data certa para que volte a funcionar)

Antonio Cunha
Coordenador Nte Ananin