sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ações Paralelas e Agradecimentos

Quinta-feira movimentada com ações paralelas que construíram um dia bastante agitado e proveitoso. Dentre as ações, incluem-se visita de assessoramento técnico à Escola Ramiro Olavo, objetivando agilização da instalação dos computadores do Proinfo Integrado; Oficina de Manutenção Básica de Computadores no Centro Comunitário da Guanabara, a qual teve início no dia 09 de agosto; e para encerrar o dia com chave de ouro, nosso I Encontro de Rádio-Escola: Pororoca Sonora que reuniu um grande número de participantes. Expressamos, pois, nossos sinceros agradecimentos e estima às seguintes escolas que estiveram conosco:

Escola Profª Maria Helena Valente Tavares
Escola Isabel Amazonas
Escola Maria Antonieta Serra Freire (Icoaraci)
Escola Maria Araújo Figueiredo
Escola Lucy Corrêa
Escola Ramiro Olavo
Escola Armando Fajardo
Escola Saturnino Favacho
Escola Gregório de Almeida Brito
Escola Nossa Senhora Auxiliadora
Escola Senador Álvaro Adolfo
Escola Regina Coeli
Escola Benedito Maia
Escola Ulisses Guimarães (Belém)
Escola Antônio Gondin Lins
Escola João Paulo II
Escola Municipal Saré
Escola Municipal Clóvis Souza Begot
NTE Castanhal

Agradecemos ainda a presença da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE/DEDIC/SAEN/SEDUC) que contribuiu com esclarecimentos sobre a dinâmica desenvolvida por sua equipe através de sua coordenadora Marcelina Pereira.

A colaboração na organização e participação no evento do Profº Flávio Bacelar, que palestrou representando a Rádio Web SEDUC foi, ainda, de grande valia para nós e aos que estavam presente.

Somos gratos também às pessoas que se dispuseram a fazer Relatos de Experiência acerca das ações de implementação e funcionamento do projeto de Rádio em suas escolas, as quais foram Prof.ª. Adriana Ferreira (Escola Isabel Amazonas); Prof. Cláudio Costa (Escola Maria Antonieta Serra Freire) e Prof.ª Socorro Mendes (Escola Maria Helena Valente Tavares).

Esperamos ter contribuído com todos os interessados em desenvolver projetos inovadores como o Rádio Escola. Lembrando que este é apenas o início do Encontro, cujas oficinas já se inciam na próxima 3ª feira, 30/08, estendendo pelos dias 31/08 e 01/09. Participe!





Post Giselle BezerraFotos: Téo Sanches

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rádio Escola com Segurança em destaque nas escolas


Na manhã de 24 de agosto estivemos em visita a algumas escolas que já trabalham ou possuem equipamentos de rádio para divulgar o I Encontro de Rádio Escola: Pororoca Sonora do NTE Ananin. Em destaque a Escola Antonieta Serra Freire (Icoaraci)tem demonstrado empenho em diversos projetos já em fase de execução, tais como incentivo à prática do esporte Judô e trabalhos com a Banda de Música da escola, dentro do que prevê também o Programa Ensino Médio Inovador. Inicialmente ficamos gratos à escola pelo grande interesse demonstrado em buscar também formação na área de tecnologia educativa conosco para seus professores. Num segundo momento, expressamos nossa admiração pela mobilização de recursos do Governo Federal dispensada para a compra de equipamentos de rádio, os quais são de primeiríssima qualidade, além da fomentação do projeto neste sentido, já com a mobilização também de alunos, embora ainda em fase de implantação.
A segurança também foi uma das grandes preocupações da Profª Márcia, responsável por viabilizar os equipamentos, o espaço e os alunos já envolvidos, juntamente com a vice-diretora e Profª Dulce. E na tentativa de consolidar a permanência da rádio enquanto projeto educativo, a escola está providenciando, inclusive, sensores de monitoramento para garantir tal segurança.
Parabenizamos a escola pelas inciativas e contamos com vossa presença em nosso I Encontro de Rádio Escola hoje, às 16h, no auditório da Escola Antônio Gondim Lins.

Bom Encontro a todos!

Post: Giselle Bezerra

Transmissão ao vivo do I Encontro de Rádio Escola de Ananindeua

Hoje, às 16:00h, realizaremos o I Encontro de Rádio Escola de Ananindeua e para aqueles que não poderão estar presente, mas gostariam de saber o que será discutido, temos uma boa notícia: faremos a transmissão do evento ao vivo pela Rádio Web Ananin.
Para ouvir a transmissão basta acessar este blog a partir das 16:00h e aumentar o som do computador, que automaticamente passará a ouvir a programação da rádio. Além disso, o Encontro será totalmente gravado para retransmissão em outros momentos dentro da programação da Rádio Web Ananin.
Esse é o pontapé inicial para o funcionamento regular da nossa Rádio que servirá de veículo de difusão da programação gerada pelas diversas escolas de Ananindeua que possuam projetos de rádio, além de divulgar as ações do NTE Ananin e das escolas.






Post: Ruy Henderson

Imagens: Téo / Giselle

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Museu tecnológico "mídia obsoleta" -NTE Ananin

Quem passar pelo Nte Ananin vai se deparar com nosso novo espaço, uma bancada dedicada à memória. É o museu tecnológico "mídia obsoleta", a idéia foi inspirada no museu tecnológico criado pelo professor Franz do NTE Belém, e o nome surgiu a partir do vídeo vencedor da 2ª edição do festival claro curtas, mídia obsoleta de André Sicuro (link) .
Nossos agradecimentos às professoras: Heloisa da escola Walter Bezerra Falcão e Suely Andrade Ferreira pela doação das mídias. Nosso pequeno acervo é composto de um disquete, uma máquina de datilografar, um vídeo cassete e um fax, lembrando que o fax ainda está se tornando obsoleto. Aceitamos doações.
Post e fotos: Eric

NTE ANANIN NAS ESCOLAS



 Ontem 23 de agosto, em visita na Escolas Gregório de Almeida Brito do Bairro do PAAR e na Escola Maria Araújo Figueredo Cidade Nova V, para formalizar a participação no I Encontro de Rádio Escola de Ananindeua, verificamos que a luta pela qualidade do ensino está sendo travado no dia-a-dia nas escolas. Na escola Gregório de Almeida a Direção e o Conselho Escolar uniram esforços para a montagem de uma sala de informática. A Escola está cadastrada para receber equipamentos do MEC e enquanto os equipamentos não chegam a comunidade escolar está trabalhando para vencer este desafio: fazer acontecer a SIE do Gregório de Almeida Brito. A SEDUC, CTAE e NTE Ananin podem e devem participar desta lutar. A Educação tem que vencer.
Quando chequei na Escola Maria Araújo Figueredo, na recepção, vi o cartaz de divulgação do I Encontro de Rádio Escola de Ananindeua, fiquei muito feliz de perceber que os esforços pela implantação das TICs estão se consolidando e entrando no cotidiano das escolas.
O I Encontro de Rádio Escola de Ananindeua acontecerá amanhã às 16:00 h no Auditório da EEEM Godin Lins na Cidade Nova VI. (foto do Blog da Escola Gregório de Almeida).
Marco Aurélio

GAUDÊNCIO RAMOS E NTE FIRMAM PARCERIAS

Perceber a educação como processo é uma das vertentes do NTE - Ananin, nesse sentido visitamos dia 22 e 23 de agosto do corrente anos a EEEFM Gaudência Ramos localizada no conjunto PAAR para firmarmos parceria e desenvolver um curso de 40h - Proinfo Integrado - Introdução a Informática Educativa. O curso ocorrerá de setembro a novembro na sala de informática educativa da referida escola e terá participação de todos os professores, técnico em educação e funcionários da escola, além de participação das escolas próximas: Pietro Gerosa e Sartunino Favacho.

post: Téo Sanches

terça-feira, 23 de agosto de 2011

DIVULGANDO


A EntreAtos Companhia de Arte apresenta:

"EXERCÍCIO NÚMERO II - BUFO E ZITINHA"....Leia Mais

MEC Lança o Portal do Aluno




O Ministério da Educação lançou através de sua Secretaria de Educação à Distância, o Portal do Aluno, anunciado ainda no 1º semestre de 2011. Sendo uma das ações do Proinfo, o portal é um projeto piloto que deverá ser conectado com o Portal do Professor, e será destinado a alunos de todo o Brasil em idade a partir de 12 anos. Aparentemente, quase todas as escolas do nosso Estado parecem já estar cadastradas, assim como já há, segundo os administradores do portal, cerca de 10466 postagens criadas por 1728 alunos e professores de 354 escola em todo o Brasil.

A ferramenta foi projetada com interfaces semelhantes as de mídias sociais como Orkut e Facebook, com design atraente para o público jovem e links interativos. Parece também favorecer o trabalho segundo a pedagogia de projetos defendida por Rojo (2000, p. 35-36), que enfatiza o projeto como sendo uma organização didática com diversos ganhos de cunho pedagógico, os quais consistem em “flexibilização do tempo”, “compromisso e o envolvimento dos alunos com as atividades e com a própria aprendizagem”, proporcionando um intercâmbio entre “as práticas do uso da linguagem e de reflexão sobre a linguagem”, transgredindo, assim, o formato de ensino tradicional. Sabemos, pois, que no trabalho com projetos os aprendentes assumem o controle do próprio aprendizado pela própria identificação com o mundo real, já que os objetos socialmente úteis passam a fazer parte do ambiente escolar, buscando levantamento de hipóteses, conscientização de se buscar mais informação para a solução de problemas, além de tornarem-se mais propícios a reflexão metacognitiva em função da necessidade de busca pelas estratégias metacognitivas.

Tal iniciativa permite, mais uma vez, uma tentativa de reengenharia da sala de aula, de forma a torná-la mais atraente segundo esta perspectiva de trabalho com projetos, pois no Portal o Aluno terá acesso a uma infinidade de opções de trabalho e objetos educacionais, podendo ser acessado também por professores que poderão ministrar aulas para seus alunos na própria plataforma, acompanhar o andamento de trabalhos, etc.

Outras ferramentas hiper interessantes disponíveis para dar uma guinada em nossas aulas são o Documento Colaborativo e a Midiateca. No link Documento Colaborativo, os documentos criados no portal podem ser editados por várias pessoas (modelo Wikipédia). Se o aluno criou um documento e quer a ajuda dos colegas, ou quer mostrar o resultado do trabalho para o professor, basta compartilhar. E se o trabalho está pronto e ficou super legal, o aluno pode publicar em seu portfólio e uma vez público, o trabalho poderá ser enviado para a Midiateca, onde será acessado por todos os alunos e professores do portal. Desta forma, os conteúdos produzidos pelos participantes do portal servem para utilização como fontes de pesquisa para os estudos dos próprios alunos.

Quer saber mais sobre esta ferramenta? Acesse www.portaldoaluno.org.br
 
ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula. Praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letrs, 2000.

 Post: Giselle Bezerra 

Biblioteca ou Sala de Informática

O crescente investimento do governo federal em equipamentos para a informatização das escolas tem suscitado os mais diferentes debates e situações. Em nossas visitas de assessoria e orientação técnica nos deparamos com a falta de espaço físico para a alocação/instalação dos computadores e, em muitos casos, o dilema é: manter a biblioteca ou desmontá-la para ceder espaço para a Sala de Informática?

A solução não é tão simples assim, computadores e livros possuem especificidades diferentes que desenvolvem habilidades diversas. Creio que podemos tecer alguns comentários e observações para clarear as ideias e lançar alguma luz a esse impasse.

Uma biblioteca é um espaço pedagógico fantástico se contém em sua rotina ações de formação de leitores, clube da leitura, hora do conto e outras atividades de letramento e leitura. Por outro lado, manter uma biblioteca ociosa, empoeirada e sem visitantes não parece uma opção vantajosa.

Os computadores possuem a fama de despertar muito mais interesse nos alunos que os livros, talvez pelo fato de apresentar uma dinâmica mais interessante de leitura unindo áudio, imagem e animações associados ao texto.

Através da internet temos o acesso a diversas bibliotecas virtuais e a um acervo ilimitado de publicações.

Acreditamos que através do computador podemos lançar mão de diversas propostas de incentivo a leitura ao passo que manter uma biblioteca sem um projeto de leitura e utilização do espaço é perda de possibilidades pedagógicas. Bom seria podermos contar com os dois espaços na escola com suas funcionalidades.

Não vamos encerrar esse debate aqui. Tá lançada a discussão...Biblioteca Escolar ou Sala de Informática? Se você tivesse que optar por um desses espaços na sua escola o que você faria?

Post: TC

Imagem: Web

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Internet e as Novas Gerações




Pensar a educação dos nossos filhos em tempos de Internet e avanços tecnológicos é sempre preocupante... Minha filha Maísa, tem 4 anos, sabe ligar o computador e navegar com destreza e facilidade...Que postura adotar frente a essa geração tecnológica?  
Deixo o link abaixo como contribuição para aqueles que possuem a mesma preocupação que eu...


Post e Imagem: TC