sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO

Perceber na inclusão digital uma forma de potencializar os espaços de uma escola, é olhar para o aprendizado de forma dinâmica e criativa. Para tanto precisa-se equipa as unidades escolares. Nesse sentido visitamos a EEEFM Manuel Saturnino Favacho para fotografar a sala de informática, onde serão instalados computadores. Verificamos que a sala está pronta, com bancada, rede de energia e rede lógica. No entanto, como em outras escolas de Ananindeua tem sérios problemas de espaços físicos. A sala onde serão instalados os computadores está servindo de deposito. Conversamos com o diretor Sr. Alan, que se comprometeu em organizar o espaço  para poder receber as máquinas. A escola fica localizada no Conjunto PAAR e tem uma boa infraestrutura e uma equipe de professores comprometidos.

Téo Sanches

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Oficina de Rádio Escolar: Pororoca Sonora encerra com transmissão ao vivo



Nesta tarde de quinta-feira, 01/09, foi encerrada a Oficina de Rádio Escola: Pororoca Sonora. Foram três dias dedicados à formação de rádio que contou com a participação de diversas escolas de Ananindeua. Foram mais de 60 participantes divididos nos turnos da manhã e tarde. A turma da manhã teve como formador o Prof. Tony Cunha e a da tarde o Prof. Ruy Henderson. Nesta tarde, como encerramento da oficina, o resultado das produções de cada escola foi gravado e alguns transmitidos ao vivo pela Rádio Web Ananin, do nosso Blog. A transmissão contou também com depoimentos de professores e alunos participantes da oficina, que demonstraram grande empolgação quanto à utilização da rádio na Escola.
A iniciativa foi um sucesso, já que contou com um grande número de participantes e um número considerável de escolas que já possuem equipamento de rádio, mas ainda não iniciaram suas atividades porque necessitavam de formação, bem como de escolas não possuem o equipamento, mas almejam implantar a rádio escola e buscaram nessa ação conhecimentos necessários para que isso aconteça.
Daremos continuidade à formação em Rádio Escola, oferecendo outras oficinas que possibilitem o aprimoramento do trabalho com Rádio, bem como faremos o assessoramento técnico-pedagógico junto às escolas no que for preciso para que suas rádios se tornem uma realidade. E continuem ligados na programação da Rádio Web Ananin, que estará a cada dia levando aos seus ouvintes novas informações e conhecimentos da área de tecnologia e educação, bem como entretenimento e cultura.

Post: Ruy Henderson
Fotos: Evilásio dos Santos

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A INTERFACE ENTRE TECNOLOGIA E LINGUÍSTICA

Começaremos hoje uma viagem a cerca da linguística de córpus e a tecnologia na pesquisa de identidade. Espero contar com a leitura de nossos internautas, pois a linguística faz parte de nossa vida, assim como o ar que respiramos.
 Nossa viagem vai se ocupa de levantamentos de marcas verbais que possam identificar os sujeitos locais, regionais e nacionais, mediante a análise de expressão verbal, linguístico e semiótico. Buscaremos verificar a hipótese de que a expressão verbal funciona como um signo icônico. Vamos conhecer o conceito de iconicidade e o perfil dos sujeitos discursivos, tendo no discurso-texto a interação comunicativa. Buscaremos identificar nos signos seu potencial representativo com que se possa caracterizar socioculturalmente cada gênero textual e a tecnologia.

Referências:
SARDINHA,T.B. Linguística de Corpus
HALL, S.A. A Identidade cultural na pós-modernidade

Téo Sanches