sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NTE Ananin vai às escolas da USE 18


Na 1ª semana de setembro estivemos em visita às escolas Erotildes Frota Aguiar, Nair Zaluth, Eneida de Moraes e Bom Pastor para diagnose da Sala de Informática Educativa e divulgação dos cursos ProInfo que estarão iniciando na semana do dia 12 de setembro.

Temos ficado pasmados pela quantidade de pessoas que ao saberem da existência desses cursos perguntam sobre o valor. Aproveitamos, pois, o ensejo para frisar que os cursos ProInfo são gratuitos, oferecidos pelo Ministério da Educação e executados pelos NTEs em todo o Brasil.O público alvo são professores, técnicos, gestores, alunos e comunidade interessada em tecnologias aplicadas à educação.

O NTE Ananin agradece a atenção prestada por essas escolas na intenção de estar sempre firmando parcerias para construção de um ensino de qualidade em consonância também com o uso das TIC.

Post: Giselle Bezerra

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inscrições abertas cursos proinfo integrado 2011-Nte Ananin (Reforçando as datas)

Informamos que estão abertas a inscrição para os cursos do Proinfo Integrado, ofertados pelo Nte Ananin, que as aulas terão seu início a partir do dia 13 de Setembro.
Confira, abaixo, os cursos, os horários, formadores,  locais de realização e as fichas de inscrição online(em Sublinhado em Azul):

Introdução à Educação Digital - 40 h
Visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O objetivo é apresentar o computador, o sistema operacional LINUX, os principais aplicativos do pacote Br-Office e as propostas de trabalhar pedagogicamente com a Internet. Não é necessário que o cursista tenha conhecimentos em Informática para se inscrever.
O curso é presencial e tem carga horaria de 40 horas.

Turma A - 3ª e 5ª feira - 08:00 às 12:00 horas - Local: Escola Walter Bezerra Falcão
Formadora: Giselle Bezerra.
Início em 15/09/2011

Turma B - 3ª e 4ª feira - 8:00 às 12:00 horas - Local:Escola D.Alberto Gaudêncio Ramos.
Formador: Teodomiro Sanches.
1ª Aula Presencial: dia 13 de Setembro no Nte Ananin.


Turma C - 2ª e 4ª feira - 8:00 às 12:00 horas - Local:Nte Ananin.
Formador:Marco Aurélio.
Início previsto para 19/09/2011


Turma D - 3ª e 4ª feira - 14:00 às 18:00 horas - Local:Nte Ananin.
Formador: Tony Cunha.

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100 h.
Este curso objetiva articular , de modo criativo, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100 horas. O curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.
Local: Nte Ananin.
Formador: Eric Siqueira.
1ª Aula Presencial: dia 13 de Setembro às 17:00 horas no Nte Ananin.

Elaboração de Projetos - 40 h.
Neste curso os professores são instigados a pensarem e articularem três elementos: o projeto, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola, e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução.
A carga horária é de 40 horas e o curso é semipresencial e utiliza o Portal Escolar – Plataforma Moodle - da SEDUC.
É pré-requisito para este curso conhecimentos básicos em informática, editor de textos e navegação na internet.
Local: Nte Ananin.
Formador: Ruy Henderson.
1ª Aula Presencial: dia 15 de setembro às 17 horas no Nte Ananin.






TECNOLOGIAS E GÊNEROS DIGITAIS

Atualmente muito se discute sobre gêneros digitais, hipertextos e letramento digital. Essas discussões são motivadas pelo espraiamento das tecnologias digitais por entre os mais diversos setores da atividade humana. Há uma profusão de estudos linguísticos, buscando esclarecer o funcionamento da linguagem em ambientes virtuais.

Hoje é imperativo entender como funciona nossa cognição no ambiente virtual e percebermos o quanto somos influênciados em nossa produção e interpretação textual. Nesse sentido, a linguística nos ajuda a entender e facilita para nós professores a compreender as diversas interfaces da linguagem humana.

Referências:
BAKTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romence
MARCUSCHI, Luis Antônio, Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital.

Téo Sanches