sábado, 17 de setembro de 2011

Tailândia: Vocação Natural para Rádio Escola

Hoje pela manhã fizemos a socialização dos programas de rádio criados pelos professores cursistas participantes da formação do curso de introdução a educação digital e curso básico de rádio.
Ficamos gratamente surpresos em comprovar a vocação natural dos tailandenses para a locução e a criatividade produtiva nas apresentações, gingles, vinhetas, aberturas, chamadas, comerciais e locuções dignas de profissionais, produções radiofônicas que poderiam ter sido levadas ao ar por qualquer emissora comercial do mundo.
Motivados pela transmissão ao vivo, através da frequência 91.0 Mhz , os cursistas se empenharam em produzir um material de qualidade técnica e operacional. 
Quem ganha com isso? Certamente que a educação e as escolas que poderão contar com mais um instrumento pedagógico dentro em breve.
O curso básico de rádio encerra-se no início de outubro com a elaboração de projetos pedagógicos com a mídia radiofônica a serem implementados nas escolas públicas de Tailândia, o conhecimento necessário para tal já está a disposição dos professores através do portal escolar - ambiente de formação virtual da SEDUC - assim como, equipamentos básicos de rádio e a experiência vivenciada hoje.
A equipe de formadores do NTE Ananin estará acompanhando todo o processo e disponibilizando todo o auxílio necessário a essa missão.
Veja imagens da apresentação dos programas:
A equipe de formadores do Nte Ananin agradece e parabeniza a Secretária Municipal de Educação de Tailândia, Maria da Conceição Medeiros , e toda sua competente equipe técnica, pelo grandioso trabalho de modernização e oportunidade de formação proporcionado aos seus professores. 
Estamos felizes , também, pela parceria e compromisso firmado conosco para o assessoramento técnico e pedagógico em Tecnologias na Educação.
Salientamos aqui a ratificação concedida pelo NTE de Abaetetuba, um Nte irmão e parceiro, à nossa atuação em Tailândia, município de sua jurisdição. Muito Obrigado Jô Elder e Equipe.
Post e Fotos: TC

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nte Inicia Curso de Introdução à Educação Digital na Escola Walter Bezerra Falcão


No dia 20/10, a turma do curso Introdução à Educação Digital que acontecia no laboratório da Escola Walter Bezerra Falcão teve seus conteúdos finalizados, com direito a bolo, salgadinho e guaraná!

Apesar de pequena turma participou com produções impactantes para eles mesmos, as quais foram motivo de orgulho e muita  emoção refletida em lágrimas para alguns. Enquanto formadora, senti-me bastante emocionada, porém apenas coadjuvante nesta  cena de encerramento de um curso construído pelos próprios cursistas. A boa vontade, a disciplina e o espírito cooperativo da turma foi fundamental para o sucesso das produções  individuais e do ótimo andamento do curso.

Por serem poucos nomes, porém não menos dignos de aplausos, os cursistas que concluíram foram: Técnica Waldilea  (Escola Bezerra Falcão), Profª. Ilka Letícia (Escola Nedaulino Viana), Técnica Jô Chaves (Escola Novas Águas Lindas), Diretora Sandra Souza (Escola Novas Águas Lindas), Merendeira Gorethe Matos (Escola Bezerra Falcão), Vice Diretora Vanderly Borges (Escola Eneida de Moraes), João Dias (Escola José Marcelino), Agente de Portaria Maria de Lourdes e Profª Sandra Yara (anfitriã - Escola Bezerra Falcão).  Parabéns a todos, por fazerem das dificuldades o grande motivo de vencer os desafios! Que todos possam ter sido estimulados a buscarem cada vez mais informação nesta era informatizada e cheia de aparatos tecnológicos prontos para serem descobertos por cada um de nós.

A Turma A do Curso Introdução à Educação Digital iniciou no dia 15/09, no laboratório da Escola Walter Bezerra Falcão. Como se vê na menção dos nomes acima, boa parte dos cursistas da turma eram técnicos da área administrativa que tinham a intenção de sentirem-se incluídos digitalmente e, assim, contribuir de forma mais eficiente com o próprio trabalho administrativo e, portanto, com a sociedade. Agradecemos imensamente o trabalho da Profª Sandra da SIE que divulgou o curso dentro da escola. Infelizmente muitos interessados não se inscreveram por incompatibilidade de tempo, mas informamos que no próximo semestre este mesmo curso será ministrado.

Informamos que as escolas de Ananindeua interessadas em receber nossos cursos e oficinas podem procurar o NTE Ananin para agendamento do trabalho que poderá ser na própria escola ou no NTE, dependendo apenas da disponibilidade de horário e local, cuja demanda deverá ser a partir de 15 cursistas entre alunos, professores, técnicos e gestores.



Post: Giselle Bezerra
Imagens: blog da Escola Walter Bezerra Falcão e Giselle Bezerra

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ASSESSORIA PRESENTE NAS ESCOLAS

A Escola Regina Coeli foi palco mais uma vez de discussão sobre a implementação da Rádio Escola, este NTE estava presente e participou ativamente das propostas. Futuramente mais uma rádio escola estará funcinando em Ananindeua, já que a escola tem todo o equipamento e só faltava providenciar o local, o que foi feito na reunião.
A Escola Gaudência recebeu a assessoria do NTE e está tudo certo para começarmos o curso de Introdução a Informática Educativa dia 29 de setembro de 2011. A diretora Marilene já tem tudo providenciado para um bom trabalho. Esperamos que outras diretoras tenham a mesma iniciativa. O NTE estará sempre a disposição das escolas para ministrar os curso do PROINFO e as oficinas dos professores multiplicadores.


Téo Sanches

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em Terras de TAILÂNDIA 2

Após um transporte estressante de caixas com material didático pela engarrafada rodovia BR 316, no carro do Professor Marco Aurélio, uma viajem de ônibus cansativa de mais de quatro horas - com pausa de 15 minutos para o almoço relâmpago na beira da estrada, uma espera por transporte no terminal de Tailândia e um demorado up grade nas máquinas das salas de informática da UAB em Tailândia - como vimos nas fotos do Post anterior - Finalmente tivemos o primeiro contato com nosso público no primeiro dia de formação com a palestra "Tecnologias na Educação: Possibilidades e Desafios".
O encontro aconteceu no auditório do CEEL e os cursistas demonstraram grande interesse e participação interagindo de forma crítica e motivadora.
Podemos perceber pela fala dos participantes - cuja grande maioria está cursando a Licenciatura Plena em Informática Educativa pela UAB - que Tailândia está em sintonia com os avanços tecnológicos vividos por nossa sociedade atual e, que a educação no município busca os meios necessários para a dinamização dos processos ensino aprendizagem e a implementação das diferentes mídias no cotidiano escolar.
Oito das escolas municipais possuem Sala de Informática com professores lotados em dois turnos, manhã e tarde, duas escolas já possuem projeto de rádio escola e outras escolas tem salas multifuncionais e biblioteca escolar.
A formação e assessoria técnico pedagógica solicitada a este NTE é mais um grande indício de que estão caminhando na estrada certa, numa jornada coletiva, de mãos dadas e com passos ávidos de conhecimento.
O início do curso de Introdução a Educação Digital foi agora à tarde, e o computador, para nossos cursistas, não é mais uma máquina misteriosa com poderes mágicos. Os formadores Sidney Silva e Valdenei Souza - aqui carinhosamente apelidados de dupla sertaneja Ney e Diney - desmistificaram o funcionamento das "caixas de ferro pensantes", os gabinetes foram traduzidos em hardware e software dóceis e obedientes ao seu mestre, o operador.
Fazemos questão de deixar bem claro que a tecnologia por si só não promove nenhuma transformação e, que não existem fórmulas prontas para o seu uso em sala de aula. Somos nós, educadores - chamo aqui de educadores todos as pessoas que trabalham no ambiente escolar, não só professores - que construímos nossas soluções, com perspicácia, criatividade, sensibilidade, ousadia, erros, acertos e muito trabalho.
Post: TC
Fotos: TC, Diney e Ney

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jornal Escolar e revista eletrônica da escola Luiz Nunes Direito"LND NA MÍDI@" conquistam espaço na mídia

O Nte Ananin tem o prazer de compartilhar com vocês esta ótima ação dos alunos e professores da escola Luis Nunes de Direito, que em se tratando de tecnologias aplicadas à educação estão dando um show. O Nte Ananin fez o seu dever de casa dando uma formação de "blog  aplicado à educação" aos alunos através do portal escolar. O projeto está tendo grande repercussão na mídia, eles já foram entrevistados por Ursula Vidal do "Etc &  Tal"(Sbt Belém), e pela Agencia do Estado/TV Cultura. 
O projeto jornal escolar além da versão impressa tem um blog excelente.
Visite-o e deixe seu recado : http://jornallnd.blogspot.com/  

"O jornal foi uma semente plantada pela professora Cláudia Upton e posteriormente assumida pelo professor Wladimir Ferreira Filho, professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura e multiplicador de leitores do LND, editor chefe e coordenador do projeto Jornal Escolar e sua equipe: Gabriel Silva (Designe blog), Nilson Melo (Designe blog), Cássio Rocha (Designe blog), Lucas Santos (Designe blog), Lêda Yumi (Repórter/Redação), Bárbara Lima (Repórter/Redação), Allefe Gama (Articulista/Opinião), David Lopes(Repórter/Esporte), Nayla Gonçalves (Repórter/ Fala Aí), Lenilson Silva (Repórter/Redação), Hildson Jr. (Repórter/Redação), Yasmin Oliveira (Cartunista/Ilustração), Samuel Gonçalves (Edição Vídeos Blog), Letícia Pereira (Repórter)."

Eric.

Em Terras de TAILÂNDIA


A pouco mais de uma hora estamos em Tailândia, nossa vinda para cá deu-se através de um convite da Secretaria Municipal de Educação local.
A missão: Assessoramento Técnico e Pedagógico para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC nas escolas municipais.
Amanhã teremos nosso primeiro contato com os 65 educadores inscritos nos cursos de Introdução à Educação Digital e Curso Básico de Rádio Escola. Será uma semana muito intensa e construtiva. Descobertas, interações e desafios  é o que esperamos...


Saímos de Belém carregados com o material didático dos cursos do proinfo a viajem foi longa, mais de quatro horas e cansativa. porém, já estamos prontos para fazer uma diagnose das salas de informática onde acontecerão as formações.

As formações do ProInfo Integrado seguirão através do portal escolar, assim como, a formação em Rádio Escola. Através de uma diagnose é que teremos condições de saber com mais precisão qual a abrangência de nosso assessoramento.


O NTE Ananin está representado pelos formadores Valdeney Souza, Sidney Silva e Antonio Cunha. 
Post e Fotos: TC