quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CERTIFICAÇÃO RÁDIO ESCOLA CASTANHAL

Na sexta-feira passada, 03/02, realizamos a certificação/conclusão da etapa presencial do Curso Básico de Rádio Escola realizado no Município de Castanhal.
Os cursistas do município e os do estado receberam certificados de conclusão da primeira fase da formação, a prática, que culminou com a criação de diversos programas de rádio escolar, que foram gravados e estarão disponíveis para audição no acervo do NTE Ananin e através da programação da Rádio Web Ananin.
A certificação aconteceu no auditório da escola Municipal Madre Maria Viganó onde, também, foi realizada a avaliação desta primeira etapa.
O curso continua através do eproinfo, na modalidade à distancia até 02/04/2012.
confira fotos.

Post e Fotos: TC

USE 15 Realiza Formação do SIGEP







Acontece no NTE Ananin a formação sobre o SIGEP – Sistema de Informação de Gestão Escolar, realizada pelo Técnico da USE 15 Norberto Junior, tendo como público-alvo os técnicos e secretário(a)s lotados nas secretarias das escolas da jurisdição da USE 15.
O principal objetivo é socializar conhecimentos e capacitar o pessoal de secretaria de escola para os processos de matrícula para 2012.
O sistema SIGEP disponibiliza informações atualizadas e em tempo real da situação dos alunos da Educação Básica, informatizando, uniformizando e automatizando os processos e rotinas das escolas, incluindo o lançamento de notas dos alunos pelo professor através do diário de classe on-line.
Post e Fotos: TC
7° Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar    
1° Seminário de Educação Popular e Saúde - Belém 2012

TEMA: Direito à Educação: políticas públicas e trabalho docente no contexto hospitalar e domiciliar.


O 7° Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar juntamente com o 1° Seminário de Educação Popular de Saúde é um evento acadêmico e científico que ocorre bianualmente organizado pelas instituições de Ensino Superior em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados.
OBJETIVO GERAL
Reunir professores e pesquisadores que atuam no atendimento escolar hospitalar ou domiciliar às crianças ou jovens doentes para que partilhem, conheçam, discutam e produzam experiências focadas na garantia do direito à educação das crianças e adolescentes internados em ambientes hospitalares ou em tratamento domiciliar.
CIDADE/ESTADO: BELÉM - PARÁ.
PERÍODO: 19 a 21 de junho de 2012.
DATAS E VALORES.
Inscrições:
  • Submissão de Trabalhos: 30/01/2012 a 31/03/2012
  • Inscrições: até 24/02/2012 - R$ 80,00 (profissionais) e R$ 40,00 (estudantes)
  • De 25/02/2012 até 31/03/2012 - R$ 100,00 (profissionais) e R$ 50,00 (estudantes)
  • De 1º/04/2012 até 1º/06/2012 - R$ 120,00 (profissionais) e R$ 70,00 (estudantes)
  • Divulgação dos trabalhos aceitos: 18/05/2012
MAIORES INFORMAÇÕES  NO SITE DO EVENTO:
http://www.construcaodosaber.com/educacaohospitalar/index.php

MESTRADO EM MARABÁ


DIVULGANDO 



O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia - PPGDTAM, do Campus de Marabá, lança o edital de seleção de novos alunos para o ano 2012.

Mais Informações Aqui

Post: TC
Imagem: Web


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inscrições abertas para cursos do PROINFO- 1º SEMESTRE DE 2012

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40H) 

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Curso básico para professores que não tem o domínio no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (email, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Forma: presencial

Turma A - 3ª e 5ª feira - 08:00 às 12:00 horas - Local:NTE Ananin.
Período: 06/03 à 05/04/2012
INSCRIÇÕES ABERTAS.


Turma B - 3ª e 5ª feira - 14:00 às 18:00 horas - Local:Nte Ananin.

Período: 06/03 à 05/04/2012

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100H)

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
  • Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem , integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
  • Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
Forma: Semi-presencial ( com a utilização do portal escolar)

Período: 01/03  à 29/06/2012.
Link para a Inscrição no Curso de 100h
Mais detalhes do curso Plano de curso 100h


ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40H)

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Forma: Semi-presencial ( com a utilização do portal escolar)


Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.

O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante nesta quinta-feira, 2, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.”

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo (equipamento com computador e projetor, ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitirão ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Além de enviar equipamentos, o MEC oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.

Fundamental
- Pelo cronograma do projeto Educação Digital, assim que for concluída a entrega de tablets para as escolas do ensino médio, terá início a distribuição para os estabelecimentos do ensino fundamental que oferecem os anos finais e a seguir para os anos iniciais. Foram pré-requisitos para definir por onde começar a distribuição de tablets: ser escola urbana de ensino médio, ter internet banda larga, laboratório do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e rede sem fio (wi-fi).

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado. Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17479
Post: TC

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Encontro de Reestruturação Curricular da Educação Básica do Estado do Pará

O Encontro ocorre desde a tarde da última 3ª feira, 31/01,  continuando nos dias 01 e 02/02, com intervalo e reencontro nos dias 06 e 07/02 no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e no auditório da EE Deodoro de Mendonça, respectivamente.

A discussão acerca do novo currículo estará sob a responsabilidade dos profissionais da educação, que se inscreveram e depois de selecionados foram considerados aptos ao desafio que precisa ter o crédito de todos. Na ocasião, foi informado que mais de 800 professores se inscreveram para participar deste processo de reorientação curricular, sendo 150 selecionados.

A programação previa constituição de Grupos de Trabalho por área de conhecimento, responsáveis pela discussão e construção das propostas que estarão disponíveis no site da Seduc pelo período de 15 dias, para que outros professores e profissionais da educação possam contribuir, atendendo as necessidades e especifidades dos alunos da rede.

Durante a abertura foi informado, ainda, que o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 31/01/2012 a homologação das diretrizes curriculares para o Ensino Médio, passando este último a ter norteadores de estrutura e organização pedagógica nas escolas.

O NTE Ananin esteve, pois, presente no evento, inclusive participando de GTs atendendo à convocação da CTAE para compor a comissão, sob a responsabilidade de inserir concepções de uso das TIC de forma transversal, portanto, articuladas e integradas interdisciplinarmente aos diversos conteúdos de todas as áreas de conhecimento que integram o currículo.


















Post: Giselle Bezerra
Fonte: ASCON/SEDUC
Fotos:  ASCON/SEDUC e Luzinete Rocha