sexta-feira, 20 de abril de 2012

LOTAÇÃO 2012

Seduc e Sintepp regulamentam portaria de lotação dos professores

Representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) se reuniram na manhã desta quinta-feira (19), na sede da instituição, para dar continuidade ao diálogo sobre a lotação do professores para o ano letivo de 2012 e assuntos da pauta social apresentada pela categoria.

A portaria Nº 617/2012 que disciplina lotação de pessoal nas unidades escolares, USE's e URE's (Unidades Seduc na Escola e Regional de Educação) e demais unidades administrativas, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (18). Os ajustes técnicos no texto dessa regulamentação foram definidos em reunião realizada no dia 30 de março, com a participação de representantes do Sintepp.

Este ano, os professores ainda serão lotados por carga-horária, aos moldes da lotação realizada em 2011. “A lotação para este ano letivo se dará da mesma forma em que foi feita no ano passado. Consideramos melhor rediscutir e esclarecer conceitos, ao longo deste ano, para que possamos implementar o sistema de Jornada em 2013”, explicou o secretário adjunto de Gestão, Waldecir Costa.

A implantação da jornada está prevista no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da Rede Estadual. A ideia, acrescentou o secretário adjunto, é esclarecer as possíveis dúvidas que ainda possam existir em torno de conceitos de jornada, carga-horária, hora atividade, entre outros itens.

Durante a reunião, o secretário adjunto esclareceu que a carga-horária de professores lotados em espaços pedagógicos, como a sala de leitura, será de 100h ou 150h, conforme proposta de trabalho apresentada pelo docente. Waldecir também explicou que a carga-horária dos professores em regência de classe afastados por motivo de Licenças com duração de até seis meses será mantida e, ao retornar ao trabalho, o professor passará assumir turmas que estejam disponíveis. Além disso, o professor que assumir as turmas do colega em licença receberá o pró-labore com todas as vantagens da função.

Post: TC
Texto: Mari Chiba
  Ascom/Seduc

Encontro de Professores de sala de Informática 2012


Objetivando a  socialização de experiências, realização da Avaliação das ações realizadas em 2011 e construir os Planos de Ação para o Ano Letivo de 2012 está sendo realizado o Encontro de Professores de Sala de Informática da jurisdição do NTE Ananin.
O evento iniciou ontem no NTE Ananin e conta com  a participação de professores das USE 14, 15, 16, 17 e 18. Durante o encontro, conhecemos professores com intenção de lotação nas recém inauguradas salas de informática das escolas estaduais de Ananindeua os quais estão recebendo orientação e assessoria na construção dos Projetos e outras exigências necessárias ao processo de lotação.
Na oportunidade foi ressaltada a importância dos espaços pedagógicos à  realização da rotina escolar e dos entrelaçamentos pedagógicos advindos da interação com as diversas disciplinas do currículo e da grande tarefa dos educadores lotados nesses espaços. Os mesmos são, verdadeiramente,  facilitadores/fomentadores de ações inovadoras e de projetos interdisciplinares.
Das reflexões construidas no encontro queremos destacar:
 - Uma unanimidade: 
A formação continuada para atualização constante da equipe pedagógica - professores, gestores, técnicos - é vital para a implementação  e otimização do uso das tecnologias no cotidiano escolar, dinamizando o trabalho da gestão, das atividades de secretaria e da metologia empregada pelos professores em sala de aula (ou fora dela).
- Algumas certezas: 
A importância da comunicação/interação com o NTE. da realização de atividades conjuntas, do planejamento articulado e da socialização. Não é mais possível trabalhar isoladamente. 
- Encaminhamentos: 
Criação de um novo espaço de interação, um grupo no Facebook - Professores de Sala de Informática de Ananindeua. Comprometimento em re-avivar os Blogs das escolas pois, além de ser uma excelente ferramenta pedagógica, também, são uma vitrine para divulgação das boas ações e projetos realizados no chão da escola, para a comunidade e para o mundo. Agendamento de encontros períodicos no Nte Ananin.
Muito ainda temos a crescer, aprendendo com nossos erros e acertos sem nunca deixar de tentar.
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" 
Paulo Freire
O encontro encerra-se hoje, no turno da tarde. Confira as fotos...

Post: Equipe Nte
Fotos: TC

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ensino da Matemática e Tecnologias - Curso Gratuíto



Estão abertas inscrições para o curso formação continuada a professores de Matemática “Materiais Virtuais Interativos e Aplicativos para o ensino de Matemática” continua com inscrições abertas.
O curso é totalmente à distância e gratuito. Fornece certificado registrado na secretaria acadêmica da UNIJUÍ, é destinado a professores de Matemática da rede pública, multiplicadores do NTE que atuam com professores de Matemática, acadêmicos dos cursos de Informática e de Licenciatura de Matemática. Possui fluxo contínuo de entrada e dois momentos de finalização por ano, 20 de junho e 20 de novembro de cada ano, para fins de certificação.
Para saber mais informações e/ ou fazer inscrição, clique no endereço atual para acesso ao curso:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/curso/
Fonte: Blog do Nte Belém
Post: TC

CONCURSO DE VÍDEO EDUCAÇÃO BÁSICA


ATENÇÃO ESCOLAS ÓTIMA OPORTUNIDADE DE INCENTIVAR O PROTAGONISMO DOS ALUNO
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura – OEI, em parceria com a Secretaria de Educação Básica e a TV Escola, do Ministério da Educação, convida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas públicas que fazem parte do Programa Mais Educação para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”.
O Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção em formato de curtas metragens, visando a estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das idéias e dos sentimentos, e aproximá-los das indústrias criativas, neste caso o cinema e a televisão.
Está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações do Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero - América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania.
Acesse o site do Concurso para mais informações AQUI
Disponibilizamos Oficina de vídeo para as escolas interessadas em participar através de nossa linha de ação Poétic@ Digit@al entre em contato conosco.
Post: TC
Imagem: Web


quarta-feira, 18 de abril de 2012

HOMENAGEM AO NTE ANANIN - CREI I - ESSÊNCIA ANANIN

 Estivemos na Créche de Referência de Educação Infantil “Essência Ananin”, localizada no bairro do Distrito Industrial, Ananindeua-PA, para a certificação de técnicos e professores que concluíram o curso de Introdução à Informática Educativa, curso de 40 horas do Proinfo Integrado. Lembramos que no post no dia 27 de março de 2012, no nosso blog, ressaltávamos a grata surpresa que tivemos com a infraestrutura da instituição. E mais uma vez fomos surpreendidos. No evento de certificação, professores, técnicos e gestores da “Essência Ananin” fizeram uma grande homenagem ao NTE Ananin e ao professor Marco Aurélio, que ministrou o curso de 40 horas na instituição.

No momento, em que a Educação Pública do Brasil e seus professores passam por dificuldades institucionais – Afirmação esta, ratificada pelos professores do município de São Paulo-SP, que continuam em greve e professores das redes estaduais por todo país que reivindicam o piso salarial. A homenagem ao NTE Ananin soa como um acalanto à todas as adversidades que penalizam os educadores que não desistem e continuam acreditando que a educação é o único caminho possível para transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais justa.

No documento de agradecimento da CREI-Ananin ao NTE inicia com uma frase do eterno Paulo Freire “O sonho de um mundo melhor nasce das entranhas de seu contrário” e o texto encerra com... “Educar é transformar. E isso só se faz com muito amor por quem vive a educação e tem compromisso com a formação integral, o conhecimento crítico e transformador, dedicando-se a inovar a cada dia, com soluções e atitude que conectam quem aprende com quem ensina.”

Antes que a nossa modéstia de servidores públicos nos traia, tornamos público a homenagem e o orgulho de tê-la recebido.

Nova Turma do Curso Ensinando e Apredendo com as TIC - PROINFO Integrado


Modalidade: Semi-presencial (com a utilização do Portal Escolar)
Nova turma estará começando no dia 25/04 com encontro presencial no próprio NTE Ananin às 16:00h. Ressaltamos que os demais encontros presenciais serão acordados com os próprios cursistas.

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
  • Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem , integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
  • Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
Faça sua inscrição AQUI

    terça-feira, 17 de abril de 2012

    ENCONTRO DE PROFESSORES DE SIE


    Atenção Professores Lotados em Sala de Informática das USE 14, 15, 16, 17 e 18 informamos que o Encontro dos professores lotados nas SIES marcado para os dias 18,19 e 20 de abril acontecerá agora nos dias 19 e 20. Esta alteração ocorreu em virtude de uma mobilização dos professores no dia 18 o que impossibilitaria a presença da maioria em nossa reunião. 

    Relembrando: Encontro de professores lotados na sala de informática nos dias 19 e 20.
    Post:TC

    CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

    Atenção cursistas!!!
     A nova turma do Curso de Elaboração de Projetos iniciará no próximo dia 23 de Abril, segunda-feira.
    O primeiro encontro será no NTE Ananin, começando pontualmente às 18 horas.
    Interessados em participar podem inscrever-se através do Link, pessoalmente no Nte Ananin ou, ainda, através do nosso telefone 3295 8758.
    Aguardamos por você...
     Post: TC
    Imagem: Web