sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curso de 100 Horas "Ensinando e Aprendendo com as TIC"

Curso de 100 Horas iniciará no próximo dia 29 de maio as 14:30 no NTE Ananin. Na ocasião serão distribuidos os materiais do curso (Livro+DVD) e apresentado à todos a Plataforma do Portal Escolar onde serão cadastrados e inseridos na turma. A todos os que necessitarem de Declaração de comparecimento por gentileza solicitar com antecedência ao NTE Ananin pelo e-mail nteananindeua@gmail.com. O formador será o professor Denis Frank, terá duração de 4 meses e faz parte dos cursos do Proinfo de formação continuada. Vale a pena lembrar que este é um dos 3 cursos do Proinfo necessários a lotação em sala de informática educativa (SIE) e portanto necessária à todos os interessados as vagas neste espaço.

Lembre-se: Início dia 29/05/2012 às 14:30 no NTE Ananin



NTE em sua Essência

O NTE abril novas fronteiras com o Município de Ananindeua agora atendendo a Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Essência Anani localizada no Distrito Industrial de Ananindeua. A escola é um modelo a ser seguido, que já serviu de inspiração inclusive a Polícia Militar do Estado, em  projeto para a criação de uma creche para os filhos dos policiais do Estado. Não faltam adjetivos para essa unidade de educação que além de educar as crianças os prepara para exercer a cidadania em sua forma mais profunda. A estrutura dessa unidade é de primeiro mundo, mas o maior capital e riqueza dessa escola está no valor humano e no forma dedicada e afetiva com que as crianças são tratadas. Um prova incontestável de que quando o os recursos destinados a educação são bem empregados geram frutos maravilhosos. O NTE Ananin esteve mais uma vez na unidade para ministrar o curso de 100 horas entitulado "Ensinando e Aprendendo com as TIC". Os multiplicadores Denis Frank e Marco Buro, tiveram ainda a oportunidade de conhecer com mais detalhes toda a unidade que conta com um ambulatório todo equipado exclusivo aos alunos, um Lactário, cozinhas impecáveis, banheiros para PNE's, berçario e toda uma estrutura dígna das crianças desse país. O curso conta com a participação de 27 participantes entre professoras e pessos de apoio e deve se estender por 4 meses. A visão dessa escola em investir na formação e qualificação de seus docentes expressa também uma preocupação com a excelência no atendimento e com o compromisso da formação continuada de seus colaboradores. Poderíamos passar horas escrevendo sobre todas as qualidade desse lugar encantador. Agradecemos a oportunidade de estabelecer essa parceria e certamente o curso agregará ainda mais valores a todos nós. Parabéns mais uma vez a toda a equipe do CREI Essência Anani.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

TV ESCOLA



 Programa TV Escola incentiva práticas inovadoras
Um documentário da TV Escola é o ponto de partida para grandes trabalhos. A ideia central do programa Sala de Professor é incentivar os professores de Ensino Médio a desenvolverem projetos que mudem sua prática em sala de aula, em qualquer escola do país. Em cada programa, dois professores convidados criam projetos a partir de documentários exibidos na TV Escola. As propostas são inovadoras e os resultados são experimentos criativos e atividades ousadas que os professores podem repetir ou adaptar à realidade de sua escola.
  Leia mais
Post: Tony Cunha
Fonte: Site TV Escola

terça-feira, 22 de maio de 2012

Implementação de SIEs nas Escolas da USE 18


Na última semana, o NTE, representado pela formadora Giselle Bezerra, esteve em visita à escolas da USE 18 com o objetivo não apenas de estabelecer ou renovar laços profissionais, mas principalmente de auxiliar no processo de implementação das Salas de Informática Educativa (SIE) destas escolas.

Na 3ª feira, 15/05, a Escola Príncipe da Paz foi a primeira a ser visitada. Sob apoio dos formadores Téo, visitamos a escola cuja SIE está pronta e bem equipada. Porém, devido um problema elétrico boa parte das máquinas não estão funcionando. Algumas orientações foram dadas à direção e à Professora que nos atendeu, Sra. Sueli. No mais, estaremos aguardando o retorno em breve da escola para providências de futuras formações e lotação de professores na SIE para efetivo funcionamento do espaço.

O próximo espaço visitado foi a SIE da Escola Renascer. A SIE está a todo vapor, aguardando apenas a atualização do Sistema Operacional de suas máquinas para Linux Educaional 4.0 e regularização no sistema de gestão de espaços da SEDUC. A Diretora, Sra. Socorro Palheta, foi orientada quanto a alguns procedimentos para efetivo funcionamento da SIE, tais como regularização do espaço junto a Secretaria de Educação; solicitação de mobiliários, tais como cadeiras; e providências de lotação de professores. O NTE estará no aguardo para programar futuras formações também no espaço com os professores da Escola.

A SIE da Escola João XXIII foi a próxima a visitarmos. O espaço havia recebido as máquinas do PROINFO ainda em 2011, as quais estavam sem instalação desde então. Num assessoramento durante a semana pedagógica em março deste ano, foram estabelecidos compromissos deste NTE com a Escola através da formadora Giselle, que se colocou a frente do processo para implementação, de fato, do espaço. Desde a última semana do mês de abril, a SIE já está com todas as suas máquinas funcionando com o novo Sistema Operacional, aguardando apenas a lotação de professores habilitados para o trabalho específico no espaço.

Ficamos felizes e recompensados em poder cooperar com as escolas para a implementação das TIC em suas rotinas. É nosso dever contribuir para o pleno funcionamento não apenas técnico, mas principalmente pedagógico das Salas de Informática. Salientamos, ainda, a importância do cuidado da direção em permitir a lotação de profissionais habilitados, isto é, preparados para assumirem as grandes responsabilidades inerentes ao trabalho no espaço. A responsabilidade quanto a este efetivo funcionamento perpassa, também, por quem solicita tais lotações nas SIE de suas escolas, ou seja, a Direção. Contamos com a colaboração das escolas em nos ajudar a manter estes espaços funcionando, assim como nos colocamos à disposição com este fim.

Clique aqui e veja mais fotos.

Fotos: Giselle Bezerra
Post: Giselle Bezerra

SENAC ABRE INSCRIÇÃO DE CURSO A DISTÂNCIA


Senac Pará abre matrícula para cursos a distância
Terça-Feira, 22/05/2012, 11:39:17 - Atualizado em 22/05/2012, 11:39:17
Tamanho da fonte: A- A+
O Senac Pará está com matrículas abertas para cursos a distância em várias áreas de conhecimento. As cargas horárias dos cursos variam entre 20 e 160 horas, e dentre eles estão Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Marketing e Moda, Consultoria em Moda e Estilo, Planejamento e Elaboração de Cardápio, além de outros.
A unidade Centro de Educação Profissional – Educação a Distância (CEP-EaD) do Senac oferece também três cursos gratuitos: Aperfeiçoamento em Rotinas Fiscais, Relações Humanas no Trabalho e Informática para Concursos.
Os cursos EaD acontecem por meio do ambiente virtual de aprendizagem “Moodle” e preveem a utilização de recursos como questionário, fórum, chat e diversas outras ferramentas, possibilitando a interação e colaboração entre os participantes, além do acompanhamento de tutores e material didático.
Todo o material será elaborado pelo Departamento Nacional do Senac, portanto o curso tem o mesmo conteúdo em todo o Brasil. O diferencial é a existência de tutores locais para possibilitar um contato mais próximo com os alunos, que podem inclusive agendar encontros presenciais ou por teleconferência.

Serviço - A unidade CEP-EaD está localizada na avenida Serzedelo Corrêa, 279, Batista Campos,
Belém (PA). CEP: 66035-400. Os interessados nas inscrições podem entrar em contato pelos telefones (91) 4009 6834 ou pelo e-mail ead@pa.senac.br. (As informações são da Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio SESC/SENAC do Pará).

PRÊMIO INOVAÇÃO EDUCATIVA. INSCREVA-SE!

Prezado Educador,


O prazo para inscrições no Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa foi prorrogado até o dia 03 de junho.
A Fundação Telefônica |Vivo vai reconhecer globalmente os educadores inovadores que utilizam as TIC com estudantes de 3 a 17 anos.
Ainda dá tempo de inscrever o seu projeto com uso de tecnologia e concorrer a notebooks, câmeras, tablets, lousas digitais e muito mais!


Aproveite essa oportunidade! Participe e divulgue!


Mais informações em: http://www.educared.org/global/premiointernacional/

Para dúvidas, escreva para: premio@fundacaotelefonicabr.org

Atenciosamente,


Equipe do Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa
http://www.educared.org/global/premiointernacional

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ciclo de oficinas de Junho

Três oficinas estão previstas para começar no início de Junho. Com o objetivo de dar suporte a implementação das TICs na escolas públicas de Ananindeua. O NTE Ananin oferece vagas nas seguintes oficinas:


  • Oficina de Blog-  Online, através do portal escolar-Educação sem distância. Professor Eric Siqueira.
Período :05 à 15/06/2012.  No portal escolar (Inscreva-se direto no portal escolar, faça seu cadastro, logo após vá em Nte Ananindeua, procure "oficina de Blog".)
  • Oficina de fotografia e edição de imagens. Presencial, Professor Marco Buro, (de manhã)
Dias: 04, 05 e 06/06/2012. Pela manhã.(9 às 12)

  • Oficina Básica de manutenção em computadores. Professor Tony Cunha.
Dias: 12, 13 e 14/06/2012 ( Tarde- 15 às 18)

Publico alvo:  gestores, professores e alunos da rede pública de ensino de Ananindeua.


Edição de Imagem: Marco Buro.
Post e formulário: Eric.