sexta-feira, 1 de junho de 2012

Afuá....aqui vamos nós


 
Afuá é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º09'24" sul e a uma longitude 50º23'12" oeste, na altitude de 8 metros. Sua população estimada em 2008 era de 40.000 habitantes. Possui uma área de 8.410,3 km² e é conhecida como a "Veneza da Ilha de Marajó" por ser repleta de canais e palafitas.(Fonte:Wikipedia). O NTE Ananin está em direção a Afuá onde realizará 2 cursos do e-Poinfo: Introdução à Educação Digital, com carga horária de 40 Horas e o Curs de Rádio Escola. O Multiplicador e Coodenador do NTE Tony Cunha  está de malas prontas. Na bagagem muito conhecimento para ser passado e compartilhado com os educadores de Afuá. O evento conta com a parceria da Prefeitura e abre novas fronteiras para o NTE Ananin, que não mede esforços para levar cada vez mais o conhecimento e as possibilidades inovadoras com as TIC's e a Educação tecnológica. Os cursos serão ministrados no período de 18 a 22 de junho. Desejamos sucesso a todos os educadores que estarão juntos nessa jornada rumo ao saber e a novos desafios na educação.

2ª Turma do curso de 100 horas: superando desafios


Aconteceu na Escola Alcides Carneiro e no NTE Ananin o 2º encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Esta é a 2ª turma do 1º semestre do ano corrente, iniciado em 24 de abril e com término previsto para final de junho, sob a tutoria da Profª Formadora Giselle Bezerra.

O curso tem trazido ótimos resultados para as escolas dos professores participantes, segundo o relato destes e da direção da Escola Alcides Carneiro. “Tem havido até mesmo uma disputa pela utilização destes recursos disponíveis na escola”, destacou a diretora Maria Auxiliadora, que também é cursista junto a seus professores. Nas palavras da Profª Josiane Reis, “desde o momento em que o NTE entrou na Escola Alcides Carneiro com a formação em serviço, muitos professores tem procurado utilizar as TIC em suas aulas”. Nas palavras da professora de matemática, Heloisa Helena, “na sala de aula atual, o professor precisa buscar ser excelente em suas práticas”.

Na Escola João XXIII, onde proferimos palestra acerca do uso das TIC na semana pedagógica, as professoras cursistas Auxiliadora e Lindaura também relataram as possibilidades que se tornaram ações quanto ao uso das novas tecnologias. Numa das atividades realizadas pelas professoras em nosso curso, em que tinham a missão de identificar quais as TIC que já são utilizadas na escola em que atuam, foi possível perceber que já em várias disciplinas, inclusive na educação infantil, tecnologias como celular, câmera fotográfica, câmera filmadora (disponível no próprio celular), dentre outras, passaram a ser utilizadas com uma frequência bem mais relevante desde a palestra.

Ficamos muito felizes e gratificados em ver tais transformações acontecendo dentro das escolas a partir das formações continuadas que este NTE tem realizado. Congatulamos todos os cursistas que querem e buscam fazer a diferença com seus alunos!


Post e fotos:  Giselle Bezerra

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de 100 Horas a todo vapor

Nesta quinta-feira a turma do curso de 100 horas "Ensinando e aprendendo com as TIC" do professor Eric esteve no NTE para o 3o Encontro Presencial. A aula estava bastante animada com a participação ativa dos cursistas, que elaboraram um roteiro de um programa de rádio como parte da atividade do curso. Mais uma vez vale destacar a necessidade de utilização das mídias na prática diária dos docentes porém o mais importante mesmo é o recurso humano, que cria e transforma tudo a seu redor. As aulas seguem em ritimo acelerado e a produção de conteúdo e de conhecimento certamente é compartilhado por ambos, professor e alunos em uma prova real de que somente através da dedicação e do trabalho em equipe alcançamos objetivos sólidos e duradouros. É realmente muito bom ver o empenho dos cursistas que além de superar as dificuldades diárias de sala de aula, se esforçam e não medem esforços para se qualificar cada vez mais. Nossos parabéns a toda a turma e também ao tutor que tem demonstrado um grande empenho e vontade de fazer com que as TIC's possibilitem além de um ensino de qualidade uma inovação nessa relação ensino-aprendizado.
professoras preparando a atividade

terça-feira, 29 de maio de 2012


No próximo deia 04/06 o NTE iniciará mais uma turma de Introdução a Educação Digital, será a 4ª turma deste primeiro semestre - tivemos as turmas do Alcides Carneiro, com a Profª Formadora Giselle, da Creche Essência do Anani, com o Profº Formador Marco Aurélio, do NTE Ananin, com os Profº Formadores Téo e Denis (manhã e Tarde) - Agora é a vez da Escola Paraense, da USE 15, com os profº Formadores Téo e Tony Cunha.
 A Escola Paraense recebeu recentemente equipamentos para sua sala de Informática. Este processo teve início com a diretora Virgpinia de Nazaré e,  agora está tendo continuidade com a atual diretora, Patrícia Guimarães e está ambas muito comprometidas com as atividades da escola.
Convêm salientar a atitude dos gestores das escolas que criaram a possibilidade da formação em serviço, na própria escola, flexibilizando horários sem prejuízo para a rotina normal da escola - as aulas acontecem normalmente durante a formação - a flexibilidade na gestão permite aventurar-se em uma forma de trabalhar completamente diferente da convencional com tempos, horários e locais fechados em si.
Dessa forma percebemos a escola em sintonia para que todo o projeto pedagógico funcione de forma eficiente  em toda a comunidade escolar. 
Nessas experiências, tivemos um primeiro momento com professores, funcionários, equipe técnica e gestão para falamos de tecnologia e de como podemos criar meios de interação e integração entre alunos, educadores e tecnologias. Em um mundo cada vez mais mergulhado na tecnologia, a educação não pode de maneira nenhuma ficar à margem desse processo. Podemos comparar essa aventura com o clássico Alice no País das Maravilhas, do matemático britânico Lewis Carroll , onde a jovem Alice, se depara com o mundo diferente e ao mesmo tempo surpreendente. 
Os professores da escola também nos falaram de suas expectativas e das dificuldades de trabalhar em projetos de integração das tecnologias, que são complexos e ao mesmo tempo motivadores. É a educação fazendo a educação e uma nova forma de aprender e ensinar. 
Desejamos a todos os educadores que estão vivenciando essa experiência uma ótima "jornada" rumo ao saber. O NTE Ananin está a disposição das escolas para dar suporte, fazer qualificação através dos cursos do Proinfo, de nossas oficinas e assessoria sempre que for necessário.
Um grande abraço à todos e até nosso próximo Encontro.
Confira as fotos da Palestra sobre Tecnologias na educação realizada na escola Paraense.





 Post e Fotos: TC

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - ETI - parte II




Assessoramento as Escolas TI - Eneida de Moraes e Raimundo Vera Cruz
Dentre os desafios das escolas de tempo integral - ETI podemos destacar a necessidade da reestruturação física e pedagógica.
A estrutura física das escolas precisa ser otimizada para atender os alunos que passarão o dia todo na escola e as rotinas, serviços, recursos didáticos precisam ser reavaliados e, possivelmente, reconfigurados para atender essa nova demanda.
Os espaços pedagógicos ganham destaque especial pois, com a necessidade de envolver e criar atividades diferenciadas e interessantes para os alunos por mais tempo que o ensino normal, esses espaços passam a ser fundamentais.
Atividades envolvendo as diferentes mídias - rádio, vídeo, fotografia, etc. - geram a possibilidade da criação e produção de conhecimento de forma colaborativa.
A compreensão da relevância desses fatores e a busca por soluções e parcerias denota uma gestão escolar competente e empenhada em criar as possibilidades e os recursos necessários a sua equipe de professores para enfrentar o desafio da ETI.
Assessorar as escolas Raimundo Vera Cruz e Eneida de Moraes na sua etapa de planejamento e busca por soluções lança novas perspectivas para formação continuada de professores tendo em vista que a flexibilidade e a versatilidade na administração do tempo e dos espaços gerados pela ETI podem propiciar excelentes experiências do uso das tecnologias no espaço escolar.
Post e Fotos: TC

Curso Elaboração de Projetos

O Curso de Elaboração de Projetos faz parte do Programa de formação do MEC sendo ofertado a comunidade através do ProInfo Integrado. Com carga horária de 40 horas, na modalidade semi presencial. É pré-requisito para lotação em Sala de Informática, pois através deste os cursistas vivenciam a construção e execução de um projeto pedagógico com a utilização das TIC no espaço escolar.
Aqui no NTE Ananin estamos com uma turma de elaboração de projetos com 33 professores.
O diferencial desta turma é que 70% dos cursistas estão em processo de lotação em Sala de Informática. Esse fato cria uma possibilidade interessante que é a aplicabilidade do projeto para lotação antes que a mesma aconteça, dando a possibilidade de feedback e otimização do projeto que é avaliado em todos as suas etapas.
Para tanto, os cursistas são assessorados em todo o percurso da formação, à distância e nos encontros presenciais. Socializamos a agenda dos encontros:
  • Encontro de socialização dos Projetos - Atividade 2.1 - Painel das Propostas de Projetos elaborados na atividade 1.5 - Para esta atividade dividiremos a turma em grupos:
Grupo A: Davi Eduardo, Thais Neri, Aldenira Maria, Denilson Marques e Edilena - Encontro dia 30/05 - Quarta-Feira. 
 
Grupo B: Letícia Sousa, Adilson Furtado, Auxiliadora Lima, Emerson Lola e Evilásio - Encontro dia 31/05 – Quinta-Feira.

Grupo C: Liliane Silva, Suzylei luz, Marcelle Oliveira, Maria Cecilia, João Carmo, Haroldo e Kelly Glauce - Encontro dia 04/06 – Segunda-Feira.

Grupo D: Iris Gomes,  e Merynilza - Encontro dia 05/06 – Terça-Feira.

Grupo E: Elizabeth, Josiane Reis, Lindaura Teixeira, Emir Rocha, Lenice Lopes,  Lozana Maila, Marlon, Milene Andrade e David Castro - Encontro 06/06 – Quarta-Feira.

Grupo F: Elielton Costa, Marcia Maria e Sandra Alves - Encontro 11/06 - Segunda-Feira - 09 Horas.

LOCAL DOS ENCONTROS: NTE ANANIN
HORÁRIO: 16:30H ÀS 18:00H

Os Formadores responsáveis pelo acompanhamento da turma são o Profº Tony Cunha e a Profª Célia França.
Post e Fotos: TC