quinta-feira, 14 de junho de 2012

OFICINA DE MANUTENÇÃO

Oficina de Manutenção

Hoje se encerra no NTE Ananin mais uma oficina. Trata-se da Oficina de Manutenção de Computadores que contou com 12 cursistas interessados e ávidos em conhecer a maravilhosa máquina. Na faina, o tutor e coordenador do NTE Tony Cunha, que está as vésṕeras de uma viagem a Afuá, dando continuidade as ações e demandas desse Núcleo de Tecnologia Educacional. As aulas foram dinâmicas e muito práticas, com todos colocando literalmente a mão na massa. Os cursistas aprenderam a fazer a manutenção PREVENTIVA e CORRETIVA e todos os procedimentos de limpeza e manuseio dos Hardwares. Um curso desse porte é ofertado no mercado por valores relativamente altos e no NTE os cursistas tiveram a oportunidade de fazê-lo sem nenhum custo, já que o grande objetivo do NTE é justamente divulgar e qualificar os nossos educadores para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Nas escolas em particular o curso terá uma utilidade maior já que os professores qualificados poderão se apropriar do conhecimento necessário para resolver pequenos problemas relacioandos as falhas do hardware ou na manutenção PREVENTIVA e dessa forma minimizar ao máximo os problemas que eventualmente aparecem. É o NTE Ananin, implementando novas ações e buscando sempre atender da melhor forma possível às necessidades de nossos professores e a educação de nosso Estado.


NTE TEM NOVO LABORATÓRIO

Novas Máquinas no NTE

Na última terça-feira, dia 12, o NTE recebeu seu novo laboratório enviado pelo Ministério da Educação através do E-Proinfo Integrado. São 18 máquinas com uma ótima configuração para proporcionar a nossos cursistas um acesso mais eficaz a programas e conteúdos através da Internet, além de nossos cursos de formação de 40 e 100 horas. Além disso, o laboratório conta ainda com uma impressora multifuncional wireless, 1 servidor, estabilizadores e monitores. As máquinas serão instaladas nesta sexta-feira, dia 15 de junho e todos do NTE estarão organizando o espaço e separando as antigas máquinas que deverão seguir para a Escola Luis Nunes Direito em Ananindeua. Só temos a comemorar esse momento de muita produção e de muitas mudanças significativas em nossso núcleo. Cabe também um agradecimento especial a todos os nossos professores, gestores e alunos que fazem desse espaço um local de muita produção de conhecimento e de descobertas de novas possibilidades na área de educação através das tecnologias e da mídias.

terça-feira, 12 de junho de 2012

CRESCIMENTO VERTICAL

Pensar e buscar soluções para nosso problema de falta de espaço - nosso NTE possui apenas uma sala - sempre foi uma constante, idéias criativas são bem vindas é nesse sentido que realizamos mais uma ação made in nte...
Confira as fotos:



Post: TC
Imagem: Eric

Mais Salas de Informática Para Escolas de Ananindeua



O MEC/SEDUC/CTAE, disponibilizou uma relação de escolas aptas a receber computadores do Programa Proinfo Integrado.
Varias escolas da jurisdição do Nte Ananin estão incluídas nesta relação. A exigência para que as escolas recebam os computadores é a criação de um espaço físico com estrutura elétrica, bancadas e grades nas portas e janelas – para garantir a segurança dos equipamentos.
A equipe do Nte está a disposição das escolas listadas para fazer uma visita de assessoria técnica e prestar maiores informações sobre os equipamentos do Proinfo Integrado.
Entrem em contato conosco: 3295 8758

LISTA DAS ESCOLAS:

USE 14

EEEF JOÃO ALVES ANDRADE
EEEF JOSÉ MARCELINO DE OLIVEIRA
EEEFM BENEDITO CELSO PADUA COSTA
EEEFM JESUS DE NAZARÉ
EEEF MAGUARI
ERC CENTRO COMUNITÁRIO VILA ESPERANÇA
ERC CLUBE DE MÃES JARDIM JADER BARBALHO
ERC CENT COMUNTÁRIO PRINCESA IZABEL
ERC COMUNITARIO ANANI
ERC GONÇALVES DIAS
ERC CENTRO EDUCACIONAL SÃO GERALDO
EE ANEXO CENTRO DE INT DE ADOLESCENTES

USE 15

EEEF BRANCA DE NEVE
EEEF DEP ARMANDO CORRÊA
EEEF DR GASPAR VIANNA
EEEF ELAINE ISMAELINO DE FREITAS
EEEF PROF GELMIREZ MELO E SILVA
EEEF PROF JOSÉ ASSIS RIBEIRO
EEEF ROSA MÍSTICA
EEEF ICUI LARANJEIRA
ERC ASS MORADORES CRISTO REI
ERC CELINA DEL TETTO
ERC JOÃO PAULO II
ERC RAINHA DA PAZ

USE 16

EEEF ELCIONE BARBALHO
EEEFM JOÃO CARLOS BATISTA
ERC BENVINDA BITTENCOURT
ERC CRISTO REDENTOR
EEEF ARIRI
EEEFM MINISTRO ALCIDES CARNEIRO
EEEF NAIR RODRIGUES DE CALDAS
ERC CENTRO COMUNIT CÔNEGO BATISTA CAMPOS
ERC CENTRO EDUCACIONAL AMAZÔNIA
EEEF PEDRO MARQUES MESQUITA

USE 17

ERC CENTRO EDUC CINDERELA
ERC PROF CÂNDIDO HORÁCIO EVELIN
EEEF COMTE LAURINDO CÂNDIDO AZEITONA
EEEF GREGÓRIO DE ALMEIDA BRITO
EEEF ICUÍ LARANJEIRA
EEEFM JORNALISTA RÔMULO MAIORANA
EEEFM MADRE CELESTE
EEEF MARIA DE NAZARÉ MARQUES
EEEFM PITÁGORAS
EEEF RUI BARATA
ERC CENTO COMUNITÁRIO MACHADO DE ASSIS
ERC CENTO EDUC 15 DE OUTUBRO

USE 18

ERC INST BOM PASTOR
ERC EUCLIDES DA CUNHA
ERC JOÃO XXIII
EEEF ANTONIO BEZERRA FALCÃO
EEEF BOM JARDIM
EEEF JÚLIA SEFFER
EEEFM NOVO HORIZONTE
EEEF MARIA ENCARNAÇÃO DE ARAÚJO
EEEF NAIR JALUTH
EEEF NOVAS ÁGUAS LINDAS
EEEF OSCARINA PENALBER
EEEF PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
EEEF TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
EEEF RAINHA DA PAZ

Post: TC
Imagem: Web


Portal escolar está fora do ar

Avisamos aos cursistas dos três cursos de 100 horas(Alunos dos professores: Giselle, Denis, e Eric), de blog (Eric) e elaboração de projetos(Tony) que o portal escolar- Moodle da seduc está fora do ar. Estamos recebendo vossos emails solicitando informação sobre o problema, sendo que há atividades a serrem entregues. Estamos informando que já entramos em contato com a DITEC-Seduc, e estamos aguardando posicionamento para então darmos as orientações a vocês. Por enquanto, avisamos que haverá flexibilizações quantos aos prazos.   Lembrando que nossa certificação será no dia 28/06/2012 pontualmente às 17 horas.

Grande abraço a todos.
Eric

PARALISAÇÃO DA CATEGORIA 13 DE JUNHO.

Neste 13 de junho os professores e técnicos em educação estarão mais uma vez reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Este NTE  solidariza-se com todos os parceiros lotados nas inúmeras salas de informáticas de nossas escolas. Neste sentido é oportuno explicita que  sala de informática educativa é fazer pedagógico e não técnico, por isso o turno de funcionamento deverá ser igual, tanto para professor de sala de aula, quanto para professores dos espaços pedagógicos. No entanto, este NTE funcionará normalmente, pois já tínhamos compromissos para esta data deste março, que são as formações do PROINFO/MEC para as escolas PARAENSE, ALCIDES CARNEIRO E RAMIRO OLAVO, além de oficina de manutenção nos dias 13, 14 e 15 deste mês para professores, técnicos e alunos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

EU! EU! EU!


Alguém vive de arte?
Olho para trás e vejo que todas as opções que fiz na carreira profissional e na vida verdadeira"..(todo nós, hoje temos uma vida virtual... queira ou não queira..) não foram muito pensadas, mas não posso negar que a fotografia teve um peso relevante nas minhas decisões e para além disso, não lembro de insucesso quando a fotografia foi determinante na minha escolha.
No começo de 2009, durante uma aula de arte, uma aluna do ensino médio da E E E F M Paulo Fonteles, no bairro da Pratinha, periferia de Belém, me fez o seguinte questionamento: Alguém vive de arte?  De imediato respondi, com aparente convicção: EU!  E porquê hoje reconheço que era aparente a minha convicção? Primeiro porque eu não tinha convicção"..." naquele momento era necessário aferir algumas opções fundamentais que tinha moldado a minha vida; segundo: quem me conhece sabe que eu falo muito e esta resposta não condiz com a minha maneira de responder diante de tão séria questão. Se hoje tenho a liberdade reconhecer que naquele momento não tinha convicção, aproveito esse momento, passado todo esse tempo, para responder com toda segurança: EU! EU! EU!


FINAL DA OFICINA DE FOTOGRAFIA – NTE ANANIN
  Trato desse tema para reverenciar, com muito carinho, os 20 cursistas que participaram da oficina de fotografia no NTE Ananin, nos dias 11, 12 e 13. No primeiro dia da oficina, propus que no final dos três dias pudéssemos mudar a expressão “tirar foto” para “fazer fotografia” acho que a maioria percebeu a diferença, a produção fotográfica da oficina comprova essa minha afirmação.
Durante a oficina, além das informações possíveis de ser repassadas, sempre tentei ressaltar a importância da intencionalidade; da busca por um resultado desejado. O fotógrafo tem que narrar com a força autoral as crônicas diárias, viver o prazer de fotografar e reconhecer a intencionalidade no resultado alcançado.
Uma tema recorrente e obrigatório é a percepção visual, capacidade que todos tem ou podem desenvolver. É a habilidade de se perceber no mundo e de traduzir em um olhar organizado (uma fotografia) em benefício da vida social, da vida cotidiana.
Numa oficina de fotografia desse molde, muito curta, não podemos perder tempo com o equipamento é necessário mostrar que na prática o que existe de diferencial é o reconhecimento dos códigos da linguagem fotográfica que interagem com eloquencia, com a poesia e com a música – E quem busca um curso, uma oficina de fotografia quer suplantar o efêmero do clic...  este indivíduo sabe que com uma câmara ou um celular pode expressar, demostrar “seu ponto vista”  de uma sociedade narcisista que se deixa fotografar sem pudor para uma exposição permanente e  superficial da era internet.

Revelação: a opção de ser professor de arte, fotógrafo (viver de arte... rsrsrs) foi muito mais mediada pela poesia do que pelas artes plásticas.

Marco Buro