sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Inscrições abertas para os Cursos do MEC- Eproinfo 2º semestre de 2012

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40H) 

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Curso básico para professores que não tem o domínio no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (email, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Modalidade: Presencial
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100H)

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
  • Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem , integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.
  • Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
Modalidade: Semi-presencial (com a utilização do portal escolar)
Mais detalhes do curso clique aqui: Plano de curso de 100h.

Link de inscrição curso ensinando e aprendendo com as TIC- 100h

ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40H)

Público alvo: gestores, técnicos e professores.
Visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Link de inscrição curso Elaboração de projetos- 40h

Modalidade: Semi-presencial (com utilização do portal escolar)


Eric.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agendado: Oficina de Fotografia e Edição d Imagem


Já está agendado... 

Atendendo a pedido da Escola Alcides Carneiro, será realizado uma oficina de Fotografia e Edição de Imagens para professores e colaboradores da escola em Setembro. Está é uma ação complementar no processo de inclusão digital e qualificação nas escolas organizado pelo NTE Ananindeua. A Escola Alcides Carneiro, tem sido um exemplo a seguir.Diversas são as oficinas e programas de treinamento naquela escola que conta com uma excelente  estrutura de atendimento, portanto a  escola como um todo está de parabéns pela iniciativa de investir na capacitação de seus colaboradores e buscar mecanismos para que todos possam fazer o curso, organizando uma agenda diferenciada e específica para os dias do treinamento. A escola conta com professores dedicados e preparados,preocupados com sua qualificação continuada. Vale a pena lembrar que eles fizeram ainda este ano dois cursos do Proinfo: Introdução a educação digital (40 horas) e o Ensinando e Aprendendo com as TIC (100 horas). Segundo a direção da escola os resultados desse esforço já aparecem em um ambiente integrado e cada vez mais colaborativo onde o uso das tecnologias está efetivamente funcionando. Este resultado também tem sido percebido pelos alunos que tem agora ainda mais motivos para frequentar as aulas. Durante o período do curso nos dias 10,12,14,17 e 19 de setembro após o intervalo os alunos serão dispensados para que os professores possam assistir as aulas de forma eficaz. Certamente esse esforço trará ainda mais resultados a toda a comunidade que colherá os frutos dessa ação, com uma escola atualizada, professores e alunos qualificados e um ambiente acolhedor. Parabéns à todos da escola e aqui fica nosso voto de que todos possamos seguir esse caminho rumo a excelência do ensino em nosso Estado.

Lembrando que você também pode agendar uma de nossas oficinas na sua escola, basta entrar em contato conosco e solicitar um curso ou se preferir mande um e-mail para nteananindeua@gmail.com



Formação e-Proinfo Aluno Integrado: Navegar é preciso (...)

Esta semana , nos dias 20,21 e 22 a equipe do NTE participou do curso de formação de tutores do Projeto Aluno Integrado do Ministério da Educação. O curso foi ministrado pelos professores Jorge Andrade e Paulo David do NTE Belém. O curso é extremamente importante para operar a nova Plataforma do e-Proinfo, que dentre outras coisas conta com recursos e ferramentas de última geração tais como: Webconferência, Chat, Fórum, Texto Coletivo e muito mais. Participaram do curso os formadores Teodomiro Sanches, Denis Frank e Eric Siqueira. O Formador Tony Cunha participou, entretanto foi Formador da turma piloto de 2009 A turma estava animada e ávida por novas descobertas.Foram 3 dias de muito aprendizado e troca de experiências com os outros formadores participantes do curso. Na ocasião também contamos com a presença da Coordenadora da CETAE, Marcelina Carpinteiro, que destacou a importância do Programa para o Estado e os desafios a serem superados.  O programa do Aluno Integrado está cada vz melhor e prevê diversas ações no sentido de qualificar e preparar os alunos para enfrentar um mundo cada vez mais digital mas que também já é bastante conhecido de todos. Os participantes do curs irão atuar juntamente as escolas, como tutores presenciais, motivando os alunos e auxiliando nas tarefas da plataforma. Os tutores a distância estão na UFG (Universidade Federal de Goiás) e serão os responsaveis pelo organização e aplicação do conteúdo durante os 4 meses de curso. Os tutores também criaram um grupo fechado no Facebook para troca de experiência e organização das ações que serão tomadas no decorrer desse período. Conheça um pouco melhor a nova platforma do Proinfo e do Programa aluno integrado no vídeo abaixo.
 

Grupo de Tutores no Facebook- Equipe unida em torno o sucesso do Programa.






PROFESSORES FORMADORES DO NTE ANANIN - PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ALUNO INTEGRADO.


Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, este é o objetivo principal do NTE - Ananin. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos. E para tanto foi realizado nos dias 20,21 e 22 de agosto do corrente ano a primeira formação dos professores formadores dos NTEs – Ananindeua, Belém e Benevides como tutores presenciais do Programa Aluno Integrado 2012. Projeto este coordenado pela UFG – Universidade Federal de Goiás,financiado pelo governo federal e tendo como entidade participante a SEDUC – PA.Assim, por sermos inseridos na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social, e é  esse o mote do curso que será ofertado para os alunos que compõe o Ensino Médio Inovador no Pará.Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos aliar o processo tecnológico e o chão da escola, e será esse o objetivo do projeto que contará com 16 escolas de Ananindeua e envolverá mais de 500 alunos em todo o Estado.Caminhamos para formas de aulas menos centralizadas, mais flexíveis, integradas ao meio tecnológico. Para estruturas mais enxutas. Menos pessoas, trabalhando mais sinergicamente. Haverá maior participação dos professores, alunos, pais, da comunidade na organização, gerenciamento, atividades, rumos de cada instituição escolar. Por isso a importância do programa aluno integrado, que terá um tutor a distância e um presencial, justamente para busca a qualidade e essa integração.
O curso iniciará no próximo 27 de agosto e terá duração de 4 meses.
  

Oficina de Fotografia: Escola Alcides Carneiro bem na foto...

Foto premiada
  É motivo de grande alegria para o NTE concluir mais uma oficina de fotografia e edição de imagens. Desta vez a escola foi a escola Alcides Carneiro que nos recebeu com uma galera animada e motivada a aprender.Durante a oficina os formadores Marcos Buro e Denis Frank focaram principalmente na questão relacionada ao olhar do fotógrafo e as técnicas utilizadas para obter imagens de qualidade. O maior objetivo é estimular os alunos e professores a criar fotos criativas e com um olhar diferente, sem depender de câmeras profissionais mas com um olhar apurado e crítico. Tudo depende de como percebemos o mundo a nosso redor. Os professores lotados na sala de informática estão de parabéns pela iniciativa que só trouxe benefício à escola.Durante os 3 dias de formação, os alunos aprenderam muito sobre o universo fotográfico, Tiveram a oportunidade de conhecer fotografias de grandes profissionais recohecidos em todo mundo e ainda conheceram conceitos modernos de fotografia e as tendências de compartilhamento e arquivamento de imagens em núvem (Cloud-Computing). No último dia de curso os alunos exploraram o Software Livre GIMP, que é uma poderosa ferramenta de edição e tratamento de imagens. Acreditamos que é exatamente esse o papel da escola.Atualizar os alunos e os educadores no que há de mais moderno no mundo, que está cada vez mais digital. Saber entender esse processo como um investimento no futuro de nossa juventude é também louvável e admirável. A escola é antes de tudo um guia, que deve está a disposição da comunidade para ajudar a transformá-la e a criar um futuro cada vez mais justo e acessível à todos.  Desjamos sucesso e muitos clicks a turma da escola e que esse seja mais um passo importante em suas vidas. Nós do NTE estaremos a disposição de todos sempre que precisar, porque onde há educação há também o NTE Ananin.
O olhar do fotógrafo é o que carrega a imagem de emoção





Fotojornalismo e cobertura internacional

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

REGINA COELI IN CONCERT


A escola Regina Coely está entre as mais bem estruturadas do conjunto PAAR. Assim como outras escolas de Ananindeua, sofreu perdas significativas em seu patrimônio devido a ação de ladrões e gangues de delinquentes.
Graças a mobilização da direção e do conselho escolar foram criadas medidas para aumentar a segurança e de reestruturação dos espaços e materiais disponíveis para atendimento dos alunos e ampliação das possibilidades pedagógicas para os professores.
Através de uma Oficina de manutenção de computadores foram recuperadas e colocadas em funcionamento máquinas antigas – já que os computadores novos do ProInfo foram roubados ainda na caixa - para reativação da Sala de Informática.
A oficina foi realizada em parceria com o NTE Ananin e contou com a participação de alunos e professores.
A criação de uma Rádio Escolar está mobilizando a todos com muita empolgação, os equipamentos básicos foram adquiridos através do Programa Mais Educação que teve a complementação com a aquisição de caixinhas de som para sonorização das salas de aula. Foi criada uma sala especial para abrigar o estúdio da rádio que funcionará de forma integrada com outras atividades do programa mais educação como música, esportes e horta.
O Nte Ananin está participando ativamente deste processo de reconstrução nosso papel é de assessoria técnica e pedagógica juntando-se a esse esforço conjunto da direção, conselho escolar, coordenação do Mais Educação e equipe de professores no sentido de melhorar, cada vez mais, o atendimento a comunidade escolar.



Nossos parabéns a todos da escola Regina Coeli!!!
Post e Fotos: TC