quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ESPÍRITO INOVADOR

Desde segunda, 03/09/2012, estamos fazendo uma formação de Introdução ao Linux Educacional 4.0 - LE na escola Espírito Santo, localizada no Distrito Industrial, USE 14, Ananindeua.
Nós acompanhamos todo o empenho da diretora Miriam Ramos e seu vice José Braz para trazer para escola os recursos tecnológicos. Com recursos da escola conseguiram organizar uma Sala de Informática Educativa - LIE pequena, porém  confortável e climatizada.
Os equipamentos do ProInfo chegaram neste ano e foram instados recentemente, como a escola ainda não tem professor lotado na SIE estamos fazendo uma formação para que os professores se apropriem dos softwares que acompanham o LE.
A experiência está proporcionando descobertas, idéias e a inclusão de pessoas que nunca tiveram contato com as ferramentas tecnológicas - o computador era um estranho.
Novas possibilidades na relação ensino aprendizagem estão sendo construídas com a utilização do computador, da internet, de programas como o tux paint e outros que acompanham o LE.
A formação acontece em tempo integral com turmas distintas na manhã e na tarde sob a orientação dos professores Marco Aurélio e Tony Cunha. Hoje faremos o encerramento desse primeiro momento e agendaremos a continuação da formação.
Nossos agradecimentos a direção da escola e a toda equipe de professores e técnicos da Escola Espírito Santo pelos momentos agradáveis de interação e pela acolhida.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CREI: Aula presencial do Curso de 100 Horas

Nos dias 28 e 29 de Agosto, o NTE Ananindeua esteve mais uma vez no CREI de Ananindeua para atendimento do curso de 100 Horas "Aprendendo e Ensinando com as TIC". Foi um encontro muito alegre e especial. O atendimento era individual em virtude de diferentes tipos de dúvidas e problemas de acesso com na Plataforma. Iniciamos as 08:50 às 12:00 e fizemos diversos comentários em relação a Plataforma, as dificuldades e também os desafios.As professoras do CREI são muito curiosas e dedicadas, o que faz de nosso trabalho um acompanhamento de descobertas e desafios. O curso está agora indo par seu terceiro módulo e está entrando na área de projetos e de utilização das ferramentas tecnológicas para facilitar e a atrair cada vez mais a atenção dos alunos. Neste contexto a formação continuada dos educadores é fundamental para que a prática realmente caminhe junto com a teoria e que a descobertas possam contribuir para que o processo de ensino-aprendizado obtenha frutos reais e factíveis. No próximo dia 06 estaremos indo novamente ao CREI para conversar dessas vez com as educadoras do turno da tarde que também estão fazendo o curso e desejam tirar algumas dúvidas em relação ao curso. O NTE não mede esfoços para atender à demanda que chega todos os dias das escolas das mais diversas USES e URES, além de firmar uma importante parceria com o Município de Ananindeua, levando formação de qualidade aos espaços de interação e contribuindo para uma educação digital inclusiva e eficaz. O nosso grande abraço a turma do CREI e que vocês tenham a certeza de que o NTE está a disposição e pronto para ajudá-los no que for necessário. Até nosso próximo post.

contando estórias e encantando as crianças



espaço interação



sempre somos muito bem recebidos pela turma do CREI
plataforma Moodle do NTE onde é feito o curso de 100 horas



Formação em Moodle: Bezerra Falcão



Sandra,Jesse,Denis,Linda,Sandra
Nos dias 28,29 e 30 o NTE Ananindeua esteve presente na Escola Bezerra Falcão para ministrar o primeiro curso de formação em Moodle, um software livre de criação e administração de cursos a distância que pode também ser utilizado como sala de aula virtual aos alunos e professores.Graças a essa ferramenta é possível compartilhar arquivos, vídeos, sites, fazer web conferência, chats e muito mais, tornando uma poderosa aliada dos professores  e alunos que estão cada vez mais dividindo ferramentas tecnológicas. Os professores receberam uma sala de aula virtual, com senha de tutores e administradores na categoria Professores e já podem inscrever seus alunos para participarem de atividades online. Na ocasião, os próprios professores criaram e editaram o conteúdo de seus cursos e testaram com muita destreza todas as ferramentas e funcionalidades da oficina. Agradecemos imensamente a escola Bezerra Falcão, sua direção e seus colaboradores por nos proporcionar 3 tardes de agradável companhia e de compartilhamento de conhecimento. Os professores, Jesse Rocha, Sandra Brito, Shyrleny, Lene Claudia e Linda Ribeiro realmente se dedicaram e enfrentaram o desafio de aprender em 3 dias a entender e atuar diretamente nessa experiência no mundo do EAD (Ensino a Distância) Vale a pena ressaltar que o ensino a distância também abre novas portas e novos mercados de trabalho já que esse fenômeno não para de crescer e ainda está muito carente por profissionais com esse perfil, ou seja, profissionais capazes de atuar em AVA´s (Ambientes Virtuais de Aprendizagem).A oficina foi apenas a primeira parte desse projeto, que já tem sua segunda versão pronta para começar que é o Moodle Avançado.Todos estão convidados a participar desse momento .Se quiser agenda o curso para sua escola agende no NTE Ananindeua ou mande um e-mail para nteananindeu@gmail.com ou em nosso telefone pelo (91) 3295-8758.Obrigado por sua atenção e até o próximo post.