sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Gilmar: Um exemplo de superação e Tecnologia

Essa bem que poderia ser uma daquelas estórias que viram Best-sellers ou Blockbusters mas é apenas mais uma de tantas e tantas estórias de vida que encontramos todos os dias. Esse rapaz sorridente aí da foto é o Gilmar. Não me pergunte seu sobrenome porque a estória que ele me contou é tão surpreendente que até esquecí de perguntar-lhe.Gilmar poderia está reclamando da vida por tanta dificuldade que já passou a começar pela mãe que sumiu e o deixou com o pai.Certa vez Gilmar visitou um Circo e se encantou com aquele ambiente.Decidiu então sair pelo Brasil afora e conhecer outras pessoas e trabalhar como assistente de palco.Ele estava alí, nos bastidores, sorrindo com as palhaçadas e aprendendo com a escola da vida. E foi assim por muito tempo até que certa vez o dono do Circo comprou alguns computadores. Gilmar então passou a se interessar por aquela caixinha com monitor e começou a perguntar ao dono do circo como aquilo funcionava. O dono do circo então passou a ensiná-lo e rapidamente o garoto foi se aperfeiçoando cada vez mais. Alguém lhe falou que ele poderia usar um tal de Youtube que tinha vídeos explicando tudo direitinho. Ele foi atrás e começou a assistir e a praticar os vídeos.Em pouco tempo começou a configurar máquinas  de todo tipo. Ele poderia parar mas não parou! continuou a seguir seu amigo inseparável Youtube e aprendeu a montar cabos lógicos.Fez algumas economias e comprou um alicate de crimpagem (ou crimpador) mas ainda faltava um teste. A vida seguiu...o Gilmar voltou a Belém, e a vida lhe apresentou uma garota, que veio a se tornar sua namorada e advinha o que ???? Ela tinha um teste de cabo abandonado.Ele falou de seu projeto e ela então o presenteou com o aparelhinho que faltava. Ele ainda estava sem casa, e o pai de sua namorada o convidou a morar com eles (cada um no seu quadrado é claro...) e hoje Gilmar está trabalhando na escola Isabel Amazonas com o projeto Mais Educação, como assistente do Laboratório de Informática. E para que estamos contando esse estória toda ??? é simples: o exemplo. Acredito que este rapaz com pouco mais de 15 anos é uma prova de que só a atitude faz as oportunidades e que o comodismo é sempre a pior saída. O conhecimento é uma atitude...a vida também. Somente os vencedores lutam, superam as dificuldades e seguem em frente acreditando e realizando seus sonhos. Em breve o Gilmar fará uma oficina aqui no NTE para quem quiser aprender a montar cabos lógicos. Desejamos toda a felicidade do mundo a nosso amigo Gilmar e que Deus ilumine teu caminho, como sempre.

Denis Frank
denismachadoo@gmail.com


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Rádio Gondin "Só na Catitagem"

A Oficina de Rádio Escola realiza na escola Antonio Gondin Lins encerrou-se nesta quinta-feira com a apresentação da programação elaboradas pelos alunos.
Foram dois programas, o "Só na Catitagem", de variedades e humor comandado pelos alunos Renato, Lorran, Felipe e Cássio que com muito bom humor movimentaram os ouvintes com notícias, música, dicas culturais e interação.
O outro programa foi o "Cola em mim que é só sucesso", musical levado ao ar pela Laize, Caroline, Joice e Andreza atendendo aos pedidos dos ouvintes com toques de romantismo e paquera no ar.
 Os alunos estavam muito eufóricos e felizes em poder falar para toda a escola ao vivo através dos microfones do estúdio da rádio Gondin. Agora essa equipe terá a responsabilidade de realizar programação diária, nos interválos do turno da manhã, tarde e no início do turno da noite, serão três programas diários de muita interação e comunicatividade.
O coordenador do Projeto Rádio Escolar do Gondin, Profº Glauber, informou que esse será apenas o pprimeiro momento e que, em breve, a rádio funcionará como recurso pedagógico com caixas de som colocadas nas salas de aula com programação atrelada ao currículo de disciplinas como lingua portuguesa, artes, história...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MÁGICA IMAGEM


Terceira aula de edição de imagem com o GIMP


A direção da Escola Alcides Carneiro flexibilizou o horário de aula para facilitar a participação de seus professores na oficina de Fotografia e edição de imagens com o GIMP (editor de imagem do LINUX) que está sendo realizada no laboratório da própria escola. A oficina está sendo ministrada pelo formador do NTE Ananin Marco Buro.
Este é um esforço da Coordenação do NTE  de Ananindeua em conjunto com a Direção da escola no sentido de instrumentalizar para o uso das TIC na escola através de oficinas todos os professores que já participam dos cursos do ProInfo Integrado.
Esta oficina está sendo realizada num formato de seis (06) aulas de 3 horas e meia.
A próxima oficina de GIMP acontecerá na escola Ramiro Olavo com o formador Marco Buro no inicio de outubro 2012.
Escolas estaduais e municipais de Ananindeua que estiverem interessadas nas oficinas do Ciclo de Oficinas do NTE Ananindeua, entre em contato com a Coordenação do NTE.

Informações :
Fone:(91) 3295 8758-Email: nteananindeua@gmail.com / nte.ananindeua@seduc.pa.gov.br
Post: TC
Foto: Produção de aluno da Oficina