sábado, 27 de setembro de 2014

FÓRUM CURRÍCULO E TIC - MARABÁ

Acontecendo no auditório da escola José Mendonça Vergolino o 1º Fórum de Diretrizes Curriculares para o uso das TIC: Uma nova proposta. 
Com a proposta de refletir sobre as tecnologias e o fazer pedagógico o evento contou com Palestras e debate  sobre temas relevantes para a utilização das tecnologias no espaço escolar.


As palestras abordaram temas como a inserção das TIC na educação e com o palestrante Tony Cunha, do Nte Ananin, Tecnologias Assistivas e TIC, palestra do professor Edinaldo Sales, presidente da Ass. dos deficientes visuais de Marabá e professor de SI e Gestão e Tecnologias na Educação, proferida pelo professor Rangel Filho, da Unifespa.
As palestras visaram fornecer subsídios para reflexão sobre o papel da tecnologia na educação e para construção de uma proposta curricular integrada ao que se dispõe, hoje, nas escolas públicas como ferramenta pedagógica para o auxílio dos processos pedagógicos.
O evento também contou com a criação de Grupos de Trabalho - GT para construção de um documento norteador para as ações realizadas em ambientes tecnológicos e para definir o perfil dos profissionais que trabalharão nesses espaços e sobre a formação necessária para tal tarefa.
O planejamento e execução do evento é de responsabilidade dos dois núcleos tecnológicos de Marabá, o NTM e o NTE, que trabalham juntos numa perspectiva transformadora da educação.
Nossos sinceros agradecimentos as equipes dos dois núcleos pela fraternal acolhida e pela oportunidade de socializar nossas experiências e poder contribuir com essa trabalhosa, porém, revigorante, missão.
Post e Fotos: TC
 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tablet na escola Teixeira Gueiros


 O NTE recebeu no dia 23 deste mês, no laboratório da escola Antônio Godim, os professores da escola Antônio Teixeira Gueiros para o curso de formação em tablet.O Curso foi feito no Laboratório da escola em virtude de nosso NTE está sem ar-condicionado e sem condições de receber os professores. Como sempre, procuramos absorver as dúvidas dos professores e demonstrar como utilizar o tablet T77 (Tablet do Professor).Observamos que a maioria dos professores não se deu conta como o dia a dia pode se tornar mais fácil e simplificado com o uso do gadget (termo usado para definir os novos equipamentos de comunicação e interação). Um exemplo prático é a possibilidade de migrar documentos como o diário do professor e a frequência escolar diretamente para o equipamento,evitando assim o uso de papel. Mais uma vez a conexão do tablet com o projetor sem fio, foi um ponto de destaque na formação.Este procedimento realmente abre o novo horizonte na prática do professor como por exemplo a possibilidade de trabalhar com aplicativos em grupo, dando nas mãos dos alunos o equipamento para que eles mesmos possam interagir com a atividade, criando um ambiente mais divertido e interessante.Agradecemos a confiança e esforço que a escola fez no sentido de dar aos seus professores a oportunidade de aprender um pouco mais com as tecnologias educacionais. Até a próxima formação então! o NTE segue buscando novas ferramentas para que as escolas de nosso Estado possam está atualizadas com tudo o que há de mais moderno na área de educação com o uso das TICs.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MARABÁ DEBATE CURRÍCULO E TECNOLOGIAS

Acontecerá no próximo dia 26 de setembro em Marabá o 1º Fórum Elaboração de Diretrizes Curriculares para o uso das TIC nas Escolas Municipais. A iniciativa é fruto do esforço conjunto entre os Núcleos de Tecnologia Educacional daquele município. O NTE e o, recém criado, NTM de Marabá.

O principal objetivo do evento é debater, planejar e definir metas e parâmetros curriculares, formativos e estruturais para a educação com o uso das ferramentas tecnológicas para as escolas públicas.
A programação inclui palestras, mesas redondas e criação de grupos de trabalho para elaboração de propostas inovadoras que nortearão todos os processos educativos para a educação municipal.
O Nte de Ananindeua se fará presente com a palestra do professor formador Tony Cunha sob a temática: Inserção de Novas tecnologias nas Escolas Públicas, onde socializará com os participantes do fórum as experiências desenvolvidas nas escolas de Ananindeua - desde já agradecemos pelo convite.
Parabenizamos as equipes do NTM e NTE de Marabá pela grandiosa e não menos trabalhosa iniciativa acreditando que são ações dessa envergadura que farão diferença na educação deste século.

Imagem: Web
Post: TC
 

A EDUCAÇÃO NÃO PODE PARAR


Ontem no Nte de Ananindeua aconteceu um encontro presencial com alunos do curso de Introdução à Educação Digital – MEC/NTE. Seria mais um encontro de formação entre tantos outros que já realizamos – não descartando, obviamente, o ineditismo de construções cognitivas que todo evento que envolve ensino/aprendizagem favorece – O excepcional nesta oportunidade é o desprendimento, interesse, boa vontade, esforço, empatia e bom humor demostrado por cursistas e formador.
Você deve estar se perguntando o que tem de extraordinário em uma aula de uma formação continuada para professores? De fato a aula em si já é algo corriqueiro e faz parte do cotidiano profissional de todos os núcleos de tecnologia do Pará. Inédita é a condição em que se realizou.
Como a sala do Nte de Ananindeua já se encontra a algum tempo sem refrigeração nossas atividades rotineiras tem se realizado, com maior intensidade, nas escolas. Assessoria técnica, cursos, orientação pedagógica, oficinas, etc. E, no Nte fazemos apenas o atendimento essencial, de portas abertas e ao sabor do vento (de ventilador) – imagine você uma sala totalmente fechada, com apenas uma abertura, a porta, com telhado de fibrocimento, nesse calor absurdo do verão paraense, não seria estranho evitar a permanência prolongada num ambiente assim.

Contudo, apesar das adversidades lá estão formador e cursistas empenhados em desvendar os “mistérios” do Linux Educacional e de seus aplicativos na maior das motivações, brincando com a situação – aprendemos mais sobre as tecnologias e ainda perdemos umas calorias! (brincou o cursista).
São fatos como este que nos motivam, que nos fortalecem em nossa atividade profissional, que nos fazem acreditar em mudanças positivas e transformadoras na educação, nos educadores, dão esperança de vermos num futuro não muito distante a instauração de um novo paradigma educacional e de uma nova escola.
Imagem e Post: TC

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Informativo NTE Ananin

O NTE Ananin, informa à todos os participantes de nossos cursos (e-Proinfo) e oficinas que em virtude de um problema em nosso ar-condicionado todas as atividades agendadas pra acontecer nas dependências do NTE Ananin estão temporariamente SUSPENSAS.
O NTE Ananin já encaminhou a solicitação de reparo aos setores competentes e esperamos que o mais breve possível essa situação seja resolvida. Lembramos que as atividades do NTE Ananin, por enquanto, não estão suspensas e que continuamos a atender normalmente nos turnos da manhã e tarde.Agradecemos a atenção e a compreensão de todos.