sexta-feira, 15 de maio de 2015

Literatura e Tecnologia


A pedido de um professor de Literatura que gostaria de trabalhar sua aula com as tecnologias fizemos um pequeno roteiro com diferentes possibilidades em sua aula. Achamos interessantes também compartilhar com nossos leitores do Blog do NTE Ananin, lembrando que qualquer professor de qualquer disciplina pode solicitar também esse auxílio ao NTE. Vamos lá então:
Utilizando o Celular: Bem, o celular é uma excelente forma de criar atividades com os alunos, além de ser uma ferramenta fácil de utilizar. Você pode por exemplo baixar livros gratuitos dos clássicos da literatura brasileira em qualquer celular e depois fazer uma dinâmica, um debate ou até mesmo compartilhar.

Audiobooks: Essa sem dúvida alguma é uma ótima alternativa para incentivar os alunos a estudarem Literatura. Os audiobooks são uma forma interessante e divertida de estudar. Como eles gostam de ouvir mais que lê, essa acaba se tornando uma ótima escolha. Na internet há diversos sites de Audiobooks. Nós indicamos os TDB no endereço http://tudodebommermmo.blogspot.com.br

Utilizando o tablet do professor: Uma opção interessante também é gravar os alunos caracterizados recitando os poemas e depois compartilhar nas redes sociais, ou até mesmo compartilhar entre os outros alunos da escola via bluetooth. Lembrando que no próprio tablet há uma gravador de voz que pode servir para gravar também os alunos recitando poesia.

Slides-Show Narrado: Essa opção é simples e muito interessante, porque permite ao mesmo tempo em que se recita a poesia colocar uma imagem de acordo com aquela passagem através de um programa de apresentação. Indicamos aqui o Impress para que utiliza o sistema operacional Linux.
Camêra de Vídeo: Outra sugestão é que o professor grave com uma filmadora amadora os alunos interpretando uma peça baseada em uma poesia e devidamente caracterizados. Depois disso fazer um pequena edição para colocar uma introdução com imagens e publicar via youtube ou grupos de WhatsApp, já que estes estão sendo utilizados com mais frequência.

WhatsApp: Com a ampla divulgação do aplicativo de mensagem, há a possibilidade de organizar pequenas comunidades. Mas atenção !!! lembre-se de fazer um conjunto de regras e de ética no grupo antes de adicionar as pessoas. Inclusive peça a autorização delas para serem adicionadas no Grupo.Afinal de contas nada mais chato do que passar a receber notificações de um grupo sem ao menos aceitar se quer ou não participar. Essa opção certamente é muito interessante porque os alunos podem postar vídeos com poemas, imagens engraçadas e interessantes, textos...enfim! são muitas as possibilidades mas há sempre a necessidade de organização deste espaço por parte do professor.


Bem, essas são apenas algumas ideias....há sempre uma grande gama de informações na internet e de outras possibilidades basta fazer uma pesquisa e descobrir mais. Vamos continuar a fazer nossa pesquisa e a divulgar em nosso Blog. Críticas ou sugestões também são bem-vindas, afinal de contas fazemos de tudo para que este espaço se torne cada vez melhor pra você. Um abraço e até nosso próximo post.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aplicativo Educacional : PhotoMath

Meus amigos, meus amigos...os tempos estão mudando....e como estão mudando! Antigamente resolver problemas de matemática levavam muito tempo, especialmente sem se tratando de equações. Além de levar um certo tempo para "desvendar" o tal mistério por trás dos números, era sempre uma coisa chata e desinteressante. O tempo passou...ou melhor dizendo: voou e chegamos a era dos aplicativos, também conhecidos como apps. Essa história toda para chegarmos ao revolucionário PhotoMath. Como o próprio nome sugere, ele é uma mistura de câmera com matemática e funciona quando o aplicativo é direcionado a uma equação por meio da câmera do celular. Em questão de segundos ele faz a leitura da equação e dá o resultado, e não apenas o resutado seco mas também como foi todo processo de resolução da questão passo a passo. Parece uma cola moderna mas na realidade é uma ferramenta que dá liberdade ao alunos na hora de tirar uma dúvida e o professor não está por perto. Essa ferramenta é muito utilizados nas aulas de matemática dos EUA e Europa e segundo os professores de lá, ela só melhora o desempenho dos alunos na hora de resolver os problemas e até aperfeiçoa diferentes formas de chegar ao resultado, além de proporcionar a interação entre os alunos.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Niver no NTE

O NTE está com cheiro de bolo.Isso porque na data de hoje a formadora Sidna completou mais uma primavera...na idade tecnológica ela fez 20 anos (ops!) na idade normal não podemos divulgar. Na ocasião celebramos a data com um almoço muito saboroso, regado a estrogonofe e bolo de maracujá. A equipe do NTE Ananin e seus amigos presentes ficaram muito felizes em comemorar o nascimento de uma pessoa tão especial e alegre quanto a Sidna. Que esta data se repita ainda muitas e muitas vezes. Parabéns Sidna em nome de toda a equipe deste núcleo de tecnologia.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Sugestão: 08 Aplicativos de Português


Em comemoração aos 5 anos do NTE Ananin, selecionamos alguns aplicativos de Língua Portuguesa, que podem ser baixados e utilizados pelos professores e alunos em smartphones e tablets. Esses apps sem dúvida vão ajudar, e muito ,no dia a dia da escola e também servirão de preparação para as provas do ENEM 2015. Em breve faremos também uma postagem com uma seleção de Apps para Matemática e também para outras disciplinas. Se você tiver alguma sugestão ou dica, ou se conhecer algum aplicativo interessante, é só entrar em contato conosco que teremos a maior alegria em compartilhar com todos os professores.


Conjugador Português

































Estudapp: Português Free




Acentuando






Passei ENEM






GEEKIE GAMES: A Batalha






Recurso Pedagógico: Google Goggles



Como diz o ditado popular: "uma imagem vale mais que 1000 palavras". Acho que a Google levou isso a sério ao criar o Google Goggles. Este aplicativo tem uma função muito interessante.Ao invés de fazer uma pesquisa por texto ou palavra, ele simplesmente faz uma pesquisa baseada em uma imagem.Você por exemplo direciona a câmera de seu celular para uma imagem, que pode ser um texto, um outdoor, um livro ou até mesmo uma foto e ele faz uma varredura em toda a internet e coleta todas as informações sobre aquela imagem...Isso se torna ainda mais incrível quando falamos por exemplo da aplicação voltada a educação.Os alunos, podem fazer pesquisas sobre uma imagem em tempo real e de lá pode coletar diversas informações. Em uma aula de arte, o professor pode fazer uma exposição de pinturas famosas sem nenhuma informação e os alunos, movidos pela "santa" curiosidade, apontam seus gadgets (celulars,tablets,etc) para a imagem e vão descobrindo tudo sobre àquela obra e seu autor.Além de ser uma atividade que pode ser usada em praticamente todas as disciplinas ainda é uma ótima oportunidade para promover interação na sala de aula e o lado cientista de cada aluno. Na imagem deste post vocês podem ver a captura de tela de um celular que simplesmente mostrou a imagem do rosto de uma cantora da década de 80 e imediatamente foi disponibilizada diversas informações sobre o nome do "disco" e sua bibliografia.Legal não é?? então que tal experimentar? baixe em seu smartphone ou tablet o aplicativo e divirta-se. Um grande abraço e até nosso próximo post.

Baixar Google Goggles