terça-feira, 17 de novembro de 2015

NTE Ananin na escola Nair Rodrigues: Eureca !!!!

Formador Eric e as professoras
Uma das coisas que nos motiva a continuar nosso trabalho é a satisfação e alegria de quem descobre que é possível utilizar a tecnologia e as ferramentas pedagógicas adequadas em benefício de nossos alunos. Acreditamos que nada é tão prazeroso para o profissional da educação quanto a surpresa da descoberta, a famosa palavra "Eureca" proferida por Arquimedes e repetida pelo personagem de história em quadrinho brasileiro Professor Pardal e que quer dizer exatamente "encontrei!". Foi exatamente essa sensação que presenciamos esta semana na escola Nair Rodrigues, localizada no 40 horas, em Ananindeua. As professoras ficaram muito alegres com as funções do novo projetor interativo do MEC que era conhecido como "Arthurzinho" mas que agora já foi renomeado não-oficialmente de "Lousinha Mágica", já que este equipamento já vem integrado com a lousa digital, que algumas escolas receberam ano passado. 

Realmente a palavra "mágica" é uma boa representação desse processo de "encantamento" das escolas com a tecnologia. Muitas ideias brotam depois de uma formação...a empolgação e a criatividade nascem de forma incrível e a vontade de colocar tudo isso pra fora é muito grande. Nosso objetivo é justamente esse, causar esse sentimento de integração e de descoberta...ouvir cada vez mais dos professores a palavra "eureca" com suas novas descobertas e presenciar aulas interessantes e atrativas, daquele tipo que agente diz "- ahhh...já acabou?". Para muitos tudo isso não passa de um sonho distante das escolas públicas, para nós por outro lado é algo possível porque basicamente é necessário apenas uma matéria prima para fazer tudo isso acontecer: pessoas...é nós acreditamos nas pessoas. 

Agradecemos a atenção e a receptividade da escola para com nosso formador Eric e a injeção de motivação que nos deu para continuar nosso trabalho. Agradecemos a colaboração da escola e a oportunidade para desenvolver nosso trabalho. Um grande abraço a todos e até nosso próximo post.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Poética Digital na escola Nedaulino


O NTE Ananin tem concentrado em suas formações diversas linhas de ação nas escolas que vai desde os cursos do E-Proinfo até linhas de ação como edição de vídeo, áudio, Moodle e etc. Uma dessas linha é batizada como Poética Digital que reflete diretamente um conjunto de ações como rádio-escola e meta reciclagem. Em algumas escolas estamos fazendo essas formações. Um exemplo disso é o que está acontecendo na escola Nedaulino Vianna, uma das escola que também concentra esforços para inovar e levar o que há de melhor para seus alunos e comunidades escolar no mundo das tecnologias educacionais e onde nosso Coordenador Tony Cunha está desenvolvendo com os alunos o Curso de Rádio-Escola. 

Esta ação assertiva também tem dado diversos frutos tais como um aumento no interesse nos alunos, uma integração maior entre escola e professor e a utilização efetiva de um espaço na escola que é propício a novas descobertas que é a sala de informática educativa.Sempre é bom lembrar que os projetos e ações em uma escola não se dá simplesmente pelo fato de se ter computadores ou outras tecnologias ...é preciso usar essas ferramentas em busca de novas possibilidades para que isso aconteça. Muitas vezes fomos surpreendidos por comentários de pessoas que dizem que não usam o laboratório da escola porque não há ninguém lotado naquele espaço. Na verdade, nada impede que os espaços sejam utilizados por todos de acordo com um planejamento e  estruturado na inserção dos alunos em todos esse processo. Tecnologias são necessárias para se alcançar não somente um IDEB mais alto mas principalmente uma educação mais eficiente. Agradecemos a parceria entre as escolas e o NTE Ananin para desenvolver essas soluções e para que realmente possamos construir um meio e não apenas uma forma de se educar com mais qualidade e com mais eficácia.