quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Encerramento de Curso Escola Gaspar Vianna: Tics na educação



Ontem o NTE Ananin, fez o encerramento de sua turma do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs com a turma de professores da escola Gaspar Vianna. O curso foi desenvolvido totalmente em um formato inovador utilizando todo o "arsenal" de recursos disponíveis atualmente. Dentre outras coias abordamos assuntos do dia a dia tais como: segurança na rede mundial de computadores, pesquisas avançadas e programas tais como: Eclipse Crossword e também recursos online como Issuu e  Prezi.  No encerramento, uma partilha e um  bate-papo sobre os recursos abordados durante o curso e qual o impacto disso no dia a dia dos docentes e discentes. A formação será   continuada e a partir de agora, faremos constantemente encontros para falar sobre as tecnologias disponíveis na área educacional, além de mini-cursos e também palestras educativas, chamando toda a comunidade a participar desse momento de transformação. Acreditamos que o tripé: gestão, alunos e professores,  seja a chave para o sucesso de qualquer ação no chão da escola, além da participação dos pais e da comunidade ao entorno da escola. O encerramento do curso também foi um momento de muita alegria, comida saborosa e muitas histórias interessantes. Agradecemos a participação de todos e nos colocamos a disposição da escola para a continuidade desse projeto e das formações, porque só assim podemos pensar em mudar a educação em nosso país já que toda a mudança começa pela vontade e sobretudo pela ação de cada um. Um grande abraço e até a próxima oportunidade.



NTE na escola Nair Rodrigues


O NTE Ananindeua está dando formação na escolas Nair Rodrigues, no Buraco Fundo de Arthurzinho (Projetor Multimídia MEC) para professores. O formador Eric está a frente desse trabalho e está muito feliz em dividir seu conhecimento, mesmo porque o uso da tecnologia nas escolas de ensino fundamental ainda é muito pequeno e a chegada dessa nova ferramenta amplia e motiva professores e alunos. Este tipo de recurso é fundamental para que este momento de partilha gere também propostas pedagógicas concretas e que de certa forma também faça com que os docentes criem novas formas de ensinar e de aprender também..como o projetor tem incorporado a lousa digital os professores podem interagir com mais facilidade com os alunos...o desenvolvimento de atividades e aulas fica a cargo de cada professor que pode adaptar todo esse conteúdo as suas disciplinas. O NTE Ananindeua espera contribuir com a escola para que esse projeto possa ser realmente implementado. Sabemos das dificuldades no começo do processo mas acreditamos que tudo isso será superado e as todos possam aproveitar da melhor forma possível essa nova tecnologia. Agradecemos a recepção da escola e por confiarem no trabalho desenvolvido.

.


2º Encontro da formação continuada Computador Interativo, Projetor e Lousa Digital na escola Nair Rodrigues.

video
   No dia 01/12/2015, o NTE Ananin esteve no bairro do 40h na sempre acolhedora escola  Nair Rodrigues sob a direção da professor Adriana, que conta com uma inspiradora equipe de professores. 
   O momento foi destinado ao estudo e a utilização da lousa digital uma das ferramentas do equipamento enviado pelo MEC. No vídeo registramos o primeiro contato da professora Elietna Oliveira com o equipamento.



Eric.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Projeto Tecnologias para alunos




 No último dia 30 de novembro, o NTE Ananindeua fez o encerramento das primeiras turmas do curso de tecnologias para alunos que abordou nesta primeira fase o uso e criação de imagens.No curso o formador Marco Buro, mostrou as diversas possibilidades do uso da imagem em editores de texto abertos e gratuitos como é o caso do GIMP, utilizado durante o curso. Na ocasião estivem presente no NTE Ananindeua a Direção da escola, na pessoa do diretor Zildomar, o professor-articulador do PROEMI, prof.Claubert Lobato e os formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua (NTE Ananin). Os alunos ainda deram entrevista a ASCOM da SEDUC sobre o aprendizagem durante os dias de curso e o que pretendem fazer com esses novo saberes.. O NTE Ananin explicou à ASCON suas linhas de ação que compreendem 3 projetos com eixos audiovisuais que são os projetos Pororoca Sonora, Rádio-escola e Poética Digital (vídeose fotos).O projeto continuará com outras vertentes, agora na área de vídeos e de jornalismo. Agradecemos desta vez os alunos que se propuseram a vir conosco nessa jornada e que seguem esse caminho na esperança de fazer a diferença em sua vida profissional e pessoal também.





Armando Correa-- Rádio-Escola

A escola Armando Correu terminou a primeira fase de sua formação em Rádio-escola. Lembramos que esta formação seguirá através de encontros semanais com o professor/formador Tony Cunha. A turma de alunos do 4º ano dos turnos da manhã e da tarde fizeram a programação da culminância da semana da consciência negra, que foi feita no dia 30 de novembro. Agora é acreditar e seguir em frente com o projeto que tem apoio da direção da escola e de todos que abraçaram a causa e que acreditam realmente no processo de ensino-aprendizagem por meio das novas ferramentas tecnológicas educacionais.Seguimos em frente, acreditando na educação e principalmente nas pessoas, porque sem elas, nada acontece.Até nosso próximo post. 





segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Orientação pedagógica sobre rádio escola no Nedaulino.

Parabéns aos simpáticos professores: Lenilson, Leticia, Rose e Adma que estão engajados em trabalhar com projeto de rádio na escola. No dia 27/11/2015 estivemos trocando idéias sobre as formas de se trabalhar com esta TIC (Tecnologia de informação e comunicação) no Nedau.

Conteúdo abordado:

- História da educação através do rádio.
- Tipos de rádios: rádio pátio, radio web, rádio comunitária etc.
- Audacity, noções de funcionamento.
- Equipamentos básicos.
- Gêneros de programas.
- Construção de roteiro adaptados a disciplina do professor.
- Exemplos de projetos de rádios escolas.


Eric.