sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Curso para secretariado- USE 17


O NTE Anannindeua está ministrando o curso para os funcionários da secretaria escolar da USE 17. O curso para o secretariado abrange conhecimentos específicos: criação de conta no gmail, agenda do google e Drive. O objetivo é preparar os funcionários com o desenvolvimento necessário para controlar os serviços administrativos com o uso de novas tecnologias. Nosso próximo encontro será confirmado por e-mail, onde serão realizados às sextas-feira na sala de informática da Escola Zulima Vergolino Dias.
E-mail: nteananindeua@gmail.com
Contato: 32958758


NTE vai ainda mais longe e chega a Calábria


Fomos ao Sul da Itália para fazer formações. Só que não! O NTE Ananindeua continua em terras de Marituba. Nossa visita desta vez foi na escola Sta.Tereza Dávila e Dom Calábria que nos recebeu muito bem e que já se prepara para as formações. A dupla dinâmica dessa vez foi composta pelo Coordenador do NTE Ananin, Tony Cunha e pelo formador Denis Frank. A palestra que visa exatamente divulgar as ações do Núcleo de Tecnologias e de preparar o terreno para o agendamento das formações, cursos e oficinas também tem como alvo, o levantamento da situação das Salas de Informática Educativa (SIEs) dessa nova USE. Marituba é uma área muito grande, com problemas de internet e de acesso mas nada disso é obstáculo para o NTE Ananin que não mede esforços para levar as formações onde quer que seja.


As sementes foram lançadas e agora estamos preparando tudo para a colheita na forma de cursos e oficinas.Em ambas escolas tivemos uma excelente recepção e um certo saudosismo por parte de nosso amigo Alberto Nakamaru que acessorava a USEde e que foi lembrado pelo diretora da escola Dom Calábria, lastro um profissional dedicado e competente...isso sempre faz falta.Tentaremos de todas as formas nos esforçar ao máximo para que de fato essas escolas possam implementar as tecnologias no chão da escola. Muito bem! seguimos em frente com nosso caminho, estudando e nos preparando para aperfeiçoar cada vez mais nossa metodologia e nossas formações e cursos.

Obrigado à todos que nos apoiam, que nos incentivam e que nos motivam a seguir adiante. Um grande abraço e até nosso próximo post.

A Calábria, é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles. Tem 2,09 milhões de habitantes, 15.079 km² e sua capital é Catanzaro. Fonte: Wikipedia.Acesse Aqui



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projetor interativo e lousa digital na escola Estadual Espírito Santo

       Hoje o NTE Ananindeua esteve presente na escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo. Foi realizada uma oficina sobre projetor interativo e lousa digital. Na primeira parte, realizamos uma explicação das funções técnicas e possibilidades pedagógicas que os equipamentos oferecem.
 

É muito salutar ver a escola interessada em aprender cada vez mais sobre as novas ferramentas que podem contribuir na aprendizagem, dando oportunidade a professores e alunos de usufruírem dos equipamentos que chegam na escola, através do FNE ( Fundo Nacional de Ensino?).

Sabemos que os professores precisam primeiro se encantar e usar a tecnologia para uso pessoal. E, a partir desse encantamento, criar novas metodologias que contribuam no processo de ensino aprendizagem.
 
 

A escola já garantiu mais um dia para a socialização das sequências didáticas, elaboradas pelos professores, e que vão fazer parte do banco de aulas do NTE Ananindeua. A equipe ficou motivada com a possibilidade de uso do projetor em sala, encantando também os alunos, que já fazem parte de uma nova geração tecnológica.
 


Agradecemos a direção, aos coordenadores e professores que se fizeram presente, mostrando a importância da criatividade e inovação pedagógica no ensino público. 
 
Célia França
Formadora


Armando Correa Gincana Literária 2016

 
O NTE Ananindeua esteve na última sexta-feira (05) na escola Armando Correa para fazer parte da comissão julgadora da sua famosa gincana literária que teve sua última versão este ano. Como avaliador enviamos nosso formador Denis Frank que ficou mais uma vez absolutamente encantado com o que viu. No processo de avaliação estavam tópicos importantes tais como: mascote da turma, grito de guerra, apresentações e mural. Todas as turmas estavam realmente muito animadas e dava até para “respirar tecnologia”, segundo palavras de nosso próprio formador. Sob o tema “Consolidando o processo de alfabetização com recursos tecnológicos" a escola Armando Correa convidou os professores a “mergulhar” no universo das tecnologias educacionais e das TICs para transformar o chão da escola e foi exatamente isso que vimos no decorrer da gincana. 
Em cada sala, um projeto interessante e o envolvimento dos alunos em todo o processo. Destaque especial a Rádio da escola que após uma formação do NTE Ananin e do formador/coordenador Tony Cunha, envolvendo os professores e alunos do 4º Ano, teve como fruto, uma programação toda especial para comemorar o dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro. Tarefa difícil também ficou com nosso formador Denis Frank que teve de escolher entre os trabalhos apresentados o que mais se destacaram. e isso não foi nada fácil já que cada trabalho com sua particularidade manteve um mesmo foco que foi a inclusão de alguma tecnologia no processo de ensino-aprendizado, um trabalho belíssimo dos educadores da escola."por favor não me convidem mais para ser jurado aqui nessa escola..." disse nosso formador tamanho a dificuldade encontrado em atribuir uma nota às turmas da manhã e da tarde.
Dentre os recursos utilizados podemos dizer que o mais utilizado, sem dúvida alguma, foi a caixa de som e o data-show, sendo retratado em diversos mascotes com o preferido . A escola Armando Correa é sem dúvida alguma uma referência na área de educação infantil em diversos aspectos e agora também na utilização das tecnologias no ensino fundamental menor. Veja, tudo isso não é fruto de um milagre e sim de um conjunto de ações coletivas e proativas tais como: gestão (direção), professores (as) comprometidos e apoio da família

Quem ganha mais com isso são os alunos, que tem a oportunidade de desenvolver ao máximo seu potencial criativo e cognitivo. Parabéns à toda escola que se entrega de corpo e alma em um processo maravilhoso de descobertas e de desafios...isso é educação! A gincana acaba agora em 2016 mas certamente a lição de amor e dedicação de todos da escola ficarão para sempre no coração dessas crianças que deixam o 5º ano prontos  para o 6º, 7º, 8º.....universidade e para a vida. Agradecemos a direção da escola na pessoa da professora Rosa Borges e sua equipe por mais uma vez acreditar em nosso trabalho e nos permitir fazer parte desse processo tão gratificante. É isso aí agora deixe que as imagens falem um pouco mais, afinal de contas elas valem mais que 1000 palavras.
deixaram o formador Denis de boca aberta...


novas e antigas tecnologias apresentadas...show!!


todos unidos para o grande grito de guerra

mascotes encantadores, muita criatividade...