sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Escola Estadual João Alves de Andrade

 
Depois do encantamento com as possibilidades pedagógicas do projetor multimídia, começamos o dia na escola Escola Estadual João Alves buscando novas estratégias de ensino e aprendizagem, pois esse é o propósito da equipe da Escola para 2016, que funciona com 8 turmas, 4 no turnos manhã e 4 no turno tarde. 
"Nossas crianças são visuais", afirma a coordenadora da escola. E com o objetivo de contribuir no dia a dia da escola, passamos a manha discutindo uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, que inegavelmente, possibilita o despertar da criatividade e a produção do conhecimento.
É muito legal sentir a equipe animada com o projetor multimídia, vislumbrando tanto poder usar os vídeos já existentes, quanto trabalhar a produção de vídeos pelos educandos, com o objetivo de explorar a sensibilidade e as emoções dos mesmos, contextualizando os conteúdos dentro das áreas do conhecimento.
A equipe ficou motivada com as possibilidades do projetor e da lousa digital, pois sabemos que é importante o uso de recursos tecnológicos como forma de inclusão social dos alunos e formação de cidadãos, capazes de transformarem e intervirem na sociedade que vivem.
 
 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

NTE na escola João Alves de Andrade

A educação infantil sempre nos enche de alegria, afinal de contas estamos lidando diretamente com o futuro, com a esperança. Quando falamos de inovação, falamos também de coisas muito simples.Inovar pode também ser um processo de fazer o novo, de novo.Nesse aspecto as tecnologias tem um papel fundamental: trazer uma nova visão sobre a mesma coisa e tentar reconstruir isso de forma atraente e dinâmica.O nosso querido Arthurzinho, como já é conhecido o Computador Interativo, vem ajudar as professoras e professores do ensino fundamental nessa tarefa. Com um apelo extremamente visual nas formações sempre enfatizamos que o mais importante é a criatividade na hora de utilizar a ferramenta tecnológica. Estivemos na escola João Alves de andrade, onde fomos recebido por um grupo de professores interssados e  muito curiosos que perguntaram, tiraram suas dúvidas e também fizeram sozinhas a fixação dos pontos onde a lousa digital será utilizada. A formação seguirá amanhã com a formadora Célia França e sua abordagem pedagógica com a utilização do computador interativo.Agradecemos imensamente à todos os professores e professoras que nos receberam e a diretora que nos confiou a essa missão especial.Um grande abraço e até nosso próximo post.



FORMAÇÃO CONTINUADA COMPUTADOR INTERATIVO E LOUSA DIGITAL


O NTE Ananindeua ministrou nos dias 23 e 24 de fevereiro mais uma formação continuada sobre o uso pedagógico do Computador interativo e lousa digital nas escolas GREGÓRIO DE ALMEIDA BRITO e XV DE OUTUBRO. Na ocasião também foi falado sobre a plataforma da SEDUC Digital e outras ferramentas úteis para que os professores possam descobrir as inúmeras possibilidades de oferecer ao alunado uma aula mais interativa e produtiva com as ferramentas oferecidas pelo novo recurso. 

                                 ESCOLA GREGÓRIO DE ALMEIDA BRITO 



                                ESCOLA XV DE OUTUBRO