sexta-feira, 4 de março de 2016

NTE na Escola Estadual Benedito Celso Pádua Costa


No dia 03 de fevereiro a nossa ação foi na escola Estadual Benedito Celso Pádua, localizada no Distrito Industrial de Ananindeua, para realizar a formação do uso do Computador Interativo e Lousa Digital. A escola prepara o espaço para montagem do laboratório e está investindo na formação do uso dos recursos digitais que dispõe. A formação uniu as informações técnicas do equipamento e o uso pedagógico no cotidiano, de forma a permitir que os professores possam apresentar uma aula com o uso dos recursos do projetor. Achei muito legal a avaliação das professoras Jocélia e Claudia Santos. A seguir, alguns depoimentos:

 

“O NTE Ananindeua, na pessoa da professora Célia França, contribuiu muito para a formação dos educadores da EEEF Benedito Celso Pádua Costa. A professora socializou como utilizar os recursos do projetor multimídia e lousa digital. Foi muito proveitoso, pois vimos que os recursos apresentados irão nos auxiliar na nossa prática do dia a dia com os alunos da escola. A formação não ficou só na fala. As professoras tiveram a oportunidade de usar este novo recurso. Como foi muito prazeroso, nem vimos o tempo passar e aguardamos outras formações como esta”  - Professora Jocélia.

 

“A oportunidade que tivemos hoje, foi muito proveitosa para a nossa formação docente. Vale ressaltar que utilizar os recursos na prática foi de extrema importância, pois vivenciamos situações as quais poderíamos passar em sala de aula. Desde já agradecemos e ficamos no aguardo de outras formações –

Professora Claudia Santos.

 

As principais palavras dos professores, no momento da avaliação, foram: Instigante Valioso Maravilhoso Construtivo sucesso Satisfação Ótimo Gratificante Interativo Produtivo Instrutivo Inovador https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Post: Célia França


 

quinta-feira, 3 de março de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA XV DE OUTUBRO


Iniciamos no dia 2 de março o curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”,na Escola XV DE OUTUBRO. Esse processo formativo faz parte do programa PROINFO/MEC.
O cursista vai aprender a contextualizar sua aprendizagem e tomar consciência da importância da tecnologia na escola, buscando sempre sua qualificação profissional e a inclusão social de seu alunado.


Recicla-Show: Um verdadeiro eco-projetor




















Tem coisas que realmente só acontecem no NTE Ananin. Dessa vez, saindo de uma caixa de ovos meio que "nascendo" o professor Cavalcante nos apresentou uma invenção o tanto quanto surpreendente. Da caixa, muitos fios e cabos dão vida a um "Frankenstein" tecnológico. Uma engenhoca que é meio Data-show e meio Retro-projetor. Sim! você não ouviu errado não! a criatura tecnológica é uma maravilhosa invenção que junta o passado e o presente. De uma lado um velho e bom amigo retro-projetor e de outro uma moderna tela de LCD.
O que sai dessa mistura??? o RECICLA-SHOW ....que como o próprio nome já diz, é uma forma de reciclar o velho retro-projetor e uma tela de LCD que tá ali sem uso na escola, fazendo com que essa engenhoca possa ser usada em uma sala de vídeo por exemplo,com uma tela giganteee.



Tá certo que a primeira vista ele "meio" estranho (tem 3 cabos de força, duas ventuínas e fita isolante pra todo lado) mas é um protótipo, assim como tantos outros que em breve pode ser até um projeto viável e ecologicamente correto.
 Vale do Silício para começar uma nova Start-Up....sonhar não custa nada e se quiser conhecer de perto a engenhoca desse professor Pardal moderno, venha ao NTE Ananin..e aproveite pois a entrada ainda é de graça.Um grande abraço e mais uma vez parabéns ao professor Cavalcante.
Mas.....não se espante se um dia você chegar ao NTE Ananin e encontrar tudo fechado..pode ser que alguma gigante da tecnologia tenha comprado a ideia e nos levado ao

Armando Correa conhece finalmente o Arthurzinho


Nos dias 01 e 02 de março o NTE Ananindeua esteve na escola Armando Correa para  formação de Computador Interativo, utilização de SIE e de Rádio Escola. Os formadores Giselle Bezerra, Tony Cunha e Denis Frank, fizeram uma exposição de todas as funcionalidades do apelidado "Arthurzinho"  e puderam dar algumas sugestões de uso do equipamento. Nem mesmo a falta de energia temporária nos tirou as forças e seguimos com um diálogo aberto sobre as tecnologias, o que nos ajudou a refletir um pouco até a energia retornar. Sem dúvida alguma, ainda teremos muitos desafios pela frente em relação ao uso das TICS na escola porém a cada dia damos um passo firme e eficaz na formação de nossos docentes.



Agradecemos como de costume à direção da escola que sempre apoia e incentiva os professores e servidores a buscar formas alternativas de aprendizagem e apoia o uso das tecnologias educacionais do chão da escola. Esperamos em breve darmos continuidade à mais ações e formações, porque o ano de 2016 está apenas começando.Até lá então....



Professor Cavalcante: Mão SantaDando a

Conhecido entre os terráqueos como Luís Cavalcante, nosso distinto formador é conhecido como "mão santa". Isso porque quando ele pega em um  computador com problema, dificilmente ele não funciona. Juntamente com o formador Eric e Tony nossa equipe tem trabalhado duro na revitalização das salas de informática educativa (SIE) em Ananindeua e Marituba, no total já foram mais de 17 salas que estavam paradas e que agora estão à disposição dos alunos e professores. Assim seguimos, não olhando as dificuldades mas buscando sempre o bem da escola e a inclusão das tecnologias no processo educacional.


MULTIPLO NTE

Como de costume uma quinta-feira agitada para nossos formadores ou "multi" formadores com ações simultâneas de formação e atendimento a escolas em uses diferentes.


 Escola Nova Águas Lindas, da USE 18 recebe formação de Computador Interativo ministrada pelo professor formador Denis Frank. Sendo a primeira vez que a escola recebe recursos digitais para implementar em suas rotinas pedagógicas.


Escola Benedito Celso Pádua Costa da USE 14 recebe formação de Projetor Interativo ministrada pela professora formadora Célia França. A escola já possui sala de informática e agora também foi contemplada com o "Arthurzinho".

Escolas da USE 15 recebem Formação do Educa Censo para realização do cadastro estatístico do ano de 2015/2016. A formação acontece na Sala do Nte Ananin nos turnos da manhã e tarde no dia de hoje.










































NTE em Águas Lindas


Este nosso Pará realmente é muito grande.Hoje navegamos por Águas Lindas em mais uma formação de Computador Interativo nas escola que leva o nome do bairro EEEF Novas Águas Lindas. Esta foi a primeira vez do NTE nessa escola. Com um clima bucólico é tranquilo estivemos com os professores nessa manhã que nos receberam com muita expectativa para conhecer o mais novo equipamento. Todos ficaram maravilhados com a apresentação dos recursos da lousa digital. Agradecemos a participação de todos os professores e à direção da escola pelo apoio dado e pela confiança depositada.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

NTE é Paraense

Armas da Educação: Tecnologia e atitude
Metralhadora??? não é só um teclado. O NTE cai no front e segue em frente com a escola Paraense que está sendo revitalizada. O NTE está reinstalando sistemas operacionais nas máquinas e fazendo a instalação de dispositivos de segurança para evitar furtos. Além disso, o NTE Ananin está doando teclados, estabilizadores e monitores paqra que a saçla seja operacionalizada. O professor Cavalcante se inspirou em um teclado para metralhar boa notícias na escola. Também esteve na escola o nosso coordenador Tony Cunha que organizou todo o equipamento para que a sala tenha uma melhor distribuição de seus computadores. 
Tony Cunha: O homem dos Sistemas
Até o momento o NTE já revitalizou mais de 15 salas de informática educativa (SIEs) e continua sua empreitada e seu compromisso com as escolas e com a educação, visando colocar em prática toda a aprendizagem tecnológica tão dissimiada em nossas formações e oficinas. "Navegar é preciso, viver não é preciso", ou seja, bem sempre sabemos o que acontecerá amanhã mas é necessário trabalhar duro para que nossas escolas utilizem as tecnologias de forma efetiva e didática e que isso seja feito de forma tranquila e contínua....vamos que vamos e até nossas próximas notícias do mundo tecnológico e educacional.

Bezerra Falcão lança Cartilha sobre os Quilombolas

 
Formador Denis com alunos e professoras Lindanor e Sandra

No último sábado o NTE Ananindeua teve a satisfação de participar do lançamento da cartilha sobre o a Comunidade Quilombola do Abacatal organizado pelos alunos da escola Bezerra Falcão com a orientação das professoras Sandra e Lindanor e participação do NTE Ananindeua com oficinas de fotografia e vídeo.

.



Cartilha da Comunidade Quilombola do Abacatal
Na ocasião, as representantes da Comunidade receberam de uma das alunas criadoras da cartilha o primeiro exemplar. As representantes quilombolas destacaram a atitude dos alunos que buscaram retribuir todo conhecimento adiquirido, através de um produto inédito e autoral. A revista será divulgada pelos meios de comunicação digital e pelo ISSUU, uma espécie de biblioteca digital de revistas que tem visibilidade mundial.



Entrega da Cartilha às representantes da Comunidade
Além disso, os alunos, fizeram apresentação de duas músicas com direito a coreografia especialmente feita para homenagear os quilombolas.Toda a programação foi marcada pela união dos alunos,que trabalharam em equipe e mostraram que o trabalho em conjunto gera frutos belíssimos e únicos. O evento ainda teve um momento especial, que foi um lanche "adubado" com tempero e quitutes oriundos do ex-quilombo. 

Homenagem doa alunos com música e performance 
Parabenizamos à toda escola e em especial aos alunos, que desenvolveram espontaneamente esse projeto e mostraram que a escola pública é capaz sim, de desenvolver projetos eficientes, sustentáveis e autorais, que não deixam nada a desejar e que valoriza a cultrura e a história de nosso Estado, sem olhar as dificuldades que lhe são tão peculiar. um grande abraço e até nosso próximo post.