sexta-feira, 1 de abril de 2016

NTE na Escola Vila Esperança

O NTE Ananindeua, este hoje na escola Vila Esperança, em Ananindeua para mais uma formação de Computador Interativo. O formador Denis Frank destaca a participação dos professores da escola, que apesar de poucos, se  mostraram motivados e interessados no novo equipamento.  

  Cada formação nos traz também um momento novo de compartilhamento de saberes e experiências, além de um aprendizado único que aos poucos vai se moldando em uma atitude renovada de inovação no chão da escola. Desta vez o grande destaque se deu em relação ao aplicativo de Globo em 3D (Globo na área de trabalho) que permite uma interdisciplinaridade de várias disciplinas como: Geografia, história, língua portuguesa e ciências.

  O grande “barato” da lousa digital é a possibilidade de interação entre diferentes mídias e formatos simultaneamente. Essa dinâmica causa um efeito direto: o interesse dos alunos pelo equipamento e consequentemente pelo conteúdo da disciplina e aí...BINGO!! a educação acontece em sua plenitude.

 A lousa digital não mudará nunca a importância do professor em sala de aula, mas já está mais do que na hora dos professores aceitarem e se aliarem aos recursos pedagógicos digitais como forma de reconstrução do processo de ensino-aprendizagem. 

Agradecemos imensamente à direção da escola pelo convite e como sempre nos colocamos a disposição para futuras formações, cursos e palestras. Um forte abraço e até nosso próximo encontro aqui em nosso Blog ok????


quinta-feira, 31 de março de 2016

NTE Ananindeua: De Machado pra Machado!!!



Tá "pipocando"...tá "pipocando" formação de Computador interativo pra todo lado em Ananindeua.Desta vez visitamos a escola do grande poeta Machado de Assis em ananindeua, mais precisamento na Mário Covas para uma formação de CI. Os professores (as)  na ocasião, estavam animados para  começar o curso e principalmente para organizar suas atividades incluindo o novo recurso. Nas formações que estamos fazendo nas escolas sempre lembramos que é necessária uma postura de desconstrução, se é que podemos falar assim, do próprio professor, ou seja, é necessário que toda sua atitude em relação ao uso de uma tecnologia educacional no chão da escola, seja positiva. Não basta simplesmente conhecer a tecnologia...é necessário adaptar o seu "currículo" criativo à essas novas perspectivas. O formador Denis MACHADO, ficou realmente empolgado em mostrar todas as novidades do equipamento e as professoras e professores por sua vez corresponderam às suas expectativas, demonstrando interesse e fazendo muitas perguntas. 







Que bom que as escolas e principalmente os professores começam a entender o que a nossa formadora Célia França chama de "encantamento" palavra poética mas que na prática corresponde tão simplesmente ao fato de olhar com os olhos de esperança para essas novas tecnologias e se permitir descobrir novas maneiras de trabalhar o conteúdo programático de sua disciplina e de finalmente transformar o processo de ensino-aprendizado em algo lúdico e desafiador. Agradecemos a direção da escola, da pessoa da Diretora Rosa e toda a família escolar pela acolhida e nos colocamos aqui, como sempre, a disposição da escola para toda e qualquer formação que se faça necesária...e como diria um dos meus personagens de animação infantil mais amado (Buzz-do filme Toy Story):  "Ao infinito e ao além....." pois é pra lá que estamos seguindo, para um mundo com criatividade sem fim.Um grande abraço gente e até nosso próximo post.


Extra! Extra! A Formação Continuada para o Uso do Computador Interativo e Lousa Digital Chegou na Escola Novas Águas Lindas!!!




Nosso informativo eletrônico está com mais uma boa nova! Grande é nossa satisfação em anunciar a chegada da formação continuada dos Professores da Escola Novas Águas Lindas para o uso do Computador Interativo e Lousa Digital!!!






Muitos professores participaram com entusiasmo, disposição e curiosidade de mais este empreendimento promovido pelo NTE Ananin acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio dos Professores-Formadores Denis Machado, Célia França e Giselle Bezerra.




A troca de informações e experiências, acompanhadas de muita experimentação, foi de grande riqueza também para nós do NTE Ananin.




Nossa meta é poder auxiliar sempre da melhor forma os professores, para que cheguem aulas ainda mais inovadoras aos nossos estudantes.



Finalizamos o terceiro momento após o compartilhamento de sequências didáticas entre os professores e conosco com o uso dos novos recursos disponíveis.





Sabemos que a aprendizagem é um processo e que, em termos de TDIC, há sempre mais a ser explorado  e construído para transformação em conhecimento. 






Mas não esqueçamos que: é preciso curiosidade, encantamento e vida para também conseguirmos ver tais atitudes e sentimentos nos olhos e ações dos estudantes. É preciso contagiá-los!

Professoras em ação!

A sequência didática com destreza!


Nossos sinceros agradecimentos a todos os participantes e diretores pela confiança em nosso trabalho! Contem conosco!

Imagens e Post: Giselle Bezerra

quarta-feira, 30 de março de 2016

Tudo vale a pena quando a "tela" não é pequena.....ops!!

No NTE Ananindeua, grande são as batalhas, as barreiras e dificuldades mas tudo compensa quando enfim alcançamos nosso objetivo. Prova disso é essa foto de nosso Coordenador e Formador Tony Cunha. Depois de alguns dias organizando com todo empenho, juntamente com professor Cavalcante e demais membros deste Núcleo de Tecnologia, o grande dia chegou, tudo funcionando e com direito até a uma super tela e LCD instalada na parede da Sala de Informática Educativa (SIE). Dessa forma, vai ter briga pra ser lotado no espaço...rss.
Nosso trabalho é esse, lutar para que tudo dê certo e que os recursos destinados pelo Ministério da Educação chegue nas mãos de quem mais precisa: os alunos. Vamos seguir, muitos posts ainda irão "pipocar" aqui pois nossa agenda tá pegando "fogo" e isso nos deixa muitoooo felizes. Grande abraço a todos e continuem a nos seguir nas redes sociais e em nosso blog ok.

NTE na escola Maguari, com o Computador Interativo.

Maguari significa, ave de plumagem branca, rêmiges, coberteiras superiores e cauda negras.Simbolo do zelo e da confiança.

Não sabemos se esse foi realmente o motivo de colocar o nome da escola Maguari, mas sem dúvida alguma essa foi uma palavra que tem tudo a ver com dedicação.Assim encontramos as profissionais da escola, ansiosos por conhecer essa mais nova ferramenta pedagógica.E realmente tudo correu muito bem com uma participação expressiva dos professores e professoras da escola e exercícios práticos para aprender a utilizar a nova ferramenta. Vale a pena lembrar que esta é apenas a partida de um grande processo de reestruturação do espaço escolar, onde as ferramentas são modernas mas a criatividade e a atitude do professor é que vai fazer toda a diferença. Não basta apenas conhecer e saber operacionalizar o equipamento. É necessário reaprender a ensinar com atividades diversificadas com o conteúdo mais interessante e buscando dos alunos a vontade de buscar sempre mais (modelo Hipetexto) Agradecemos a participação de todos em nosso curso e nos colocamos totalmente a disposição da escola para organizar novas formações e cursos especiais. Um grande abraço e até nosso próximo post.


NTE Ananindeua na escola Euclides da Cunha




O NTE Ananindeua fez a formação do Computador Interativo na escola Euclides da Cunha em Ananindeua nos dois turnos (manhã e tarde). A escola possui uma ótima estrutura, mas o que chama a atenção é a organização e os pequenos cuidados com as crianças e em especial as pessoas com algum tipo de limitação. Nas salas e ambientes existe um sistema de luzes para informar os horários de intervalo e aulas, muito bacana. Nossos formadores nos turnos da manhã (Marco e Denis) e a tarde (Eric e Sidna) levaram a escola tudo o que é preciso em relação ao Computador Interativo e fizeram uma demonstração das aplicações e possibilidades da nova ferramenta.O Corpo docente da escola participou nos dois turnos e a direção e coordenação também fizeram questão de conhecer melhor o que a lousa interativa pode trazer de novidade aos pequenos infantes. E para coroar com chave de ouro, ainda fomos agraciados com farto lancha, repleto de gostosuras e sabores com cheiro de educação. Agradecemos mais uma vez a participação de todos e o apoio da direção em relação a nosso trabalho e nos colocamos totalmente a disposição da escola para futuros cursos e oficinas, lembrando que este foi apenas um início e não um fim.A tecnologia na escola ainda caminha lentamente mas seguimos seu rastro na esperança de dias melhores no ensino de nosso Estado.

Turma da Tarde

Formador Eric, demonstrando o Computador Interativo


Conheça Euclides da Cunha AQUI