sexta-feira, 6 de maio de 2016

FORMAÇÃO COMPUTADOR INTERATIVO E LOUSA DIGITAL


NTE ANANINDEUA

O NTE Ananindeua agradece as escolas que participaram da programação da oficina do computador interativo e lousa digital, realizada pelos formadores  Sidna Costa, Eric Siqueira e Marco Buro, no período de abril.  As formações ocorreram nas seguintes escolas:


  • CINDERELA
  • MARIA ARAÚJO FIGUEIREDO
  • NOVO HORIZONTE
  • CANDIDO HORÁCIO EVELIN
  • ZULIMA VERGOLINO DIAS
  • AGOSTINHO MONTEIRO
  • RUI BARATA
Agradecemos pelo apoio dos diretores, coordenadores e professores e pela participação ativa de cada um, pois o recurso vem oferecendo vários benefícios para uma aula mais dinâmica.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O NTE é só ENCARNAÇÃO [...]


Possibilidades e Interações a vista
O NTE Ananindeua esteve na EEEF Maria Encarnação de Araujo em mais um encontro para conhecer o Computador Interativo. A escola, nos recebeu muito bem mas o que mais nos deixou felizes foi o bom humor e o alto astral das professoras nesta manhã de ensino e aprendizado. Depois de demonstrar as funcionalidades e as possibilidades pedagógicas do equipamento com alguns exercícios práticos, como: simular uma aula utilizando o "Arthurzinho"-Computador Interativo.



Bendito é o fruto....
 As professoras deram um show a parte com sua participação ativa , fazendo diversas perguntas interessantes e sugerindo ideias para aula e uso do CI. Também fizemos diversas reflexões a cerca da importância do planejamento das aulas e também da mudança de foco do professor, buscando novas formas de ensinar e de aprender também.Certamente o "Arthurzinho" não é e nunca será o redentor da educação, mas já é uma ferramenta de suporte e de complementação da prática do professor (educador). A formação na escola ainda não acabou, o NTE Ananindeua, voltará com um plantão pedagógico e de apoio à construção de aula com a utilização do Arthurzinho . Agradecemos a recepçao da escola e de todas as professoras que emprestaram por algumas horas seus ouvidos e sua atenção para mais um momento de compartilhamento de saberes. Um grande abraço a todos e até nosso próximo post, com novidades a cerca do mundo das tecnologias e de inovações no chão da escola. Encerramos este post com uma reflexão de um dos gênios da tecnologia de trodos os tempos:



“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fiz alguma coisa maravilhosa é o que importa para mim.”


Steve Jobs- 1993


terça-feira, 3 de maio de 2016

Palestra sobre o CyberBullying

O Núcleo de Tecnologia Educacional Profº Washington Luís Barbosa Lopes (NTE - Belém) convida os gestores de Use, diretores/vices, equipe pedagógica das escolas e professores a se fazerem presentes no lançamento do projeto intitulado CYBERBULLYING E DEMAIS CRIMES VIRTUAIS NA ESCOLA, o qual visa promover oficinas e palestras ministradas a alunos, professores, técnicos educacionais e gestores, com o objetivo de informar, conscientizar e  envolver estes agentes no combate aos crimes virtuais e, particularmente na prevenção às práticas de intimidação sistemática na rede mundial de computadores, identificadas como cyberbullying. O evento ocorrera:

  • Auditório da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará "Professor Anísio Teixeira", localizada à Rua D.Pedro I, 320, no bairro do Umarizal, no horário das 8h00 às 12h00 do dia 06/05/2016.

 O NTE/Belém, reforça a importância da participação dos "GESTORES", tal qual dos PROFESSORES neste evento!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Culminânica da Formação Computador Interativo e Lousa Digital na Escola Bom Jardim

Na última sexta feira, a Escola Bom Jardim (Águas Lindas) recebeu a segunda parte da formação Computador Interativo e Lousa Digital. Desta vez, quem finalizou esta etapa foi a formadora Célia França com toda sua habilidade pedagógica.

O processo formativo culminou em ricas experiências plenamente passíveis de utilização na sala de aula. Como se sabe, a formação continuada é um processo e, por isso mesmo, as professores ficaram entusiasmadas por outros momentos formativos com o uso do equipamento.

Não há dúvidas de que retornaremos à escola no caso de sinalização da intenção de nossa contribuição para o uso de mais esta tecnologia digital.

E como bem destaca o vídeo abaixo com as imagens da formação:
 

Jornada não é uma viagem,
Não são férias.
É um processo, uma descoberta
Jornada: viaje com o coração

video

Post: Giselle Bezerra
Imagens: Célia França