quarta-feira, 11 de maio de 2016

NTE na escola Novo Horizonte





O NTE Ananindeua esteve nesta manhã na escola Novo Horizonte para mais uma formação de Computador interativo. Como sempre os docentes estavam ansiosos em conhecer melhor as funcionalidades e a praticidade do novo equipamento. É muito importante destacar que o mais importante nesse processo na realidade é a necessidade de postura do professor em relação ao equipamento. A tecnologia faz o seu papel que é criar um ambiente favorável e tranquilo aos professores e alunos mas também ela exige que se faça uma nova estrutura de organização, ou seja, um novo planejamento, uma nova abordagem naqueles conteúdos já estão batidos e principalmente propiciar uma visão mais ampla da sala de aula enquanto um ambiente propício a novas descobertas e novas dúvidas. As respostas agora são literalmente “compartilhadas”...a informação está nas mãos dos alunos por meio de seus smatphones e de seus tablets e demais devices. Ficamos realmente animados com empolgação e com o brainstorm proporcionado ao encontro de hoje. Esperamos que esta energia continue a nos impulsionar de forma mais eficiente nesse mar de informações e de possibilidades através das NTICs. Agradecemos à direção que nos recebeu com muito carinho e atenção e que acredita e apoia nosso trabalho. Um grande abraço e até nosso próximo post.


NTE Ananindeua na escola José Marcelino



 
O NTE Ananindeua, fez um corujão esta noite na escola José Marcelino para formação do computador interativo. A escola fez um esforço no sentido de liberar os alunos dos turnos da manhã e tarde para que os docentes pudessem participar deste momento de aprendizado. Nosso encontro começou as 19:00 hrs com muita animação e curiosidade por partes dos professores que não pouparam questionamentos acerca do projetor interativo e estavam todos muito empolgados na construção de aulas que pudessem chamar mais a atenção de seus alunos. Cada professor na sua área de atuação e depois com ideias para gerar a interdisciplinaridade nos deu a certeza de que estamos no caminho certo...o caminho da busca do saber, da curiosidade, da persistência e por fim da descoberta de novas possibilidades no chão da escola. Agradecemos a acolhida e nos colocamos sempre à disposição para ajudar no que for necessário.

terça-feira, 10 de maio de 2016

A flor da flor....



A escola é um ambiente incrível, repleto de surpresas e de realidades nem sempre tão felizes. Esse universo de emoções e de contradições é construído o futuro de nosso país. Este futuro está nas mãos de crianças e elas, com seu sorriso e com sua inocência, encantam e nos fazem esquecer por alguns minutos as enormes dificuldades e desafios de nosso dia a dia. No turno da noite, especialmente, encontramos muitas jovens mães, que não tendo onde deixar seus filhos, os levam para sala de aula. Alguns dormem, outros ficam desenhando... mas alguns prestam atenção na aula e de repente...aprendem!  Esse é o caso da Bianca, que preta muita atenção nas aulas de Inglês do professor Denis (nosso formador) e se dedica muito as aulas, faz perguntas e anota absolutamente tudo. Na turma da EJA da escola ela é a doce mascote que encanta e anima a todos. O professor Denis teve a maravilhosa surpresa de receber de sua linda pupila um presente especial: Uma flor, que ela pediu à mãe para levar de presente. Sem dúvida esse é um momento que se tornará inesquecível na vida de Denis e que serve de exemplo para que as pessoas entendam definitivamente que a alegria e a felicidade estão nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e nas flores que se tornam gigantes diante de tanta demonstração de carinho. Um grande abraço à todos e que possamos refletir a nossa atitude diante desse mundo tão indiferente a esses pequenos gestos.