sexta-feira, 10 de junho de 2016

Formação Computador Interativo nas Escolas São Geraldo, Vera Cruz e Ananin.

O NTE Ananindeua esteve presente nas escolas Ananin, São Geraldo e Vera Cruz, pertencentes a USE 14. Essas escolas receberam as orientações para o uso do projetor interativo e lousa digital. 



Na Escola São Geraldo, organizamos uma oficina de aulas práticas, em que todos os professores presentes apresentaram em grupos algumas sequências didáticas. Eles são bem receptivos e participam com entusiasmo das atividades.







A escola Vera Cruz, localizada na Br 316, recebeu 4 equipamentos e a equipe de professores ficou entusiasmada com as possibilidades pedagógicas do equipamento. Foi o primeiro contato dos professores com o projetor multimídia.
Os professores que participaram do encontro, se mostraram muito interessados em usar os novos recursos, pois esses equipamentos são destinados as escolas com a proposta de dinamizar as aulas e trazer mais suporte aos professores. É um equipamento leve e portátil, podendo ser levado pelos professores para as salas de aula.



Na escola Ananin, localizada na estrada do Aurá, também foi muito gratificante. Os professores demonstraram o uso da lousa, aplicando uma aula da sequencia didática, foi uma troca de experiência muito enriquecedora.

Sempre conversamos com os professores  que ainda tem dificuldades de manusear o computador para que comecem a usá-lo de forma regular para navegar na internet, trocar email, digitar textos, gráficos, enfim, que busquem uma familiarização com o equipamento para fazer atividades do seu dia a dia. O diálogo também aborda a importância do planejamento e o acesso à plataforma SEDUC Digital, dotada de inúmeros Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAS).



 






Post: Célia França e Giselle Bezerra

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Formação Computador Interativo e Seduc Digital

No mês de maio tivemos várias formações, os formadores Marco Aurélio e Sidna Costa ministraram a oficina  nas seguintes escolas que receberam o computador interativo: Nedaulino Viana, Cônego Batista Campos e Rômulo Maiorana.  Agradecemos a participação de todos os professores, coordenadores e diretores. Os objetivos das formações estão sendo alcançados, visto que estamos acompanhando as atividades realizadas com os docentes.






quarta-feira, 8 de junho de 2016

Estudantes da Escola Nedaulino Participam do Curso de Manutenção e Metareciclagem



O NTE Ananin continua com suas façanhas de formação em Manutenção de Computadores e Metareciclagem. Desta vez, a formação está ocorrendo na Escola Nedaulino sob coordenação do formador Luis Cavalcante, em parceria com as professoras Letícia e Adma da Sala de Informática da referida escola.
 
O curso visa capacitar estudantes interessados ao mercado profissional por meio do concerto de máquinas. As máquina que voltam a funcionar são reaproveitadas na escola, ou na comunidade do entorno para inclusão digital. Há, ainda, o reaproveitamento de componentes voltados à projetos artísticos, artesanato, como chaveiros, lixeiras etc. A criação depende da imaginação dos jovens.
  
 Há ainda a possibilidade de alguns alunos se tornarem monitores na própria escola em relação ao manejo de equipamentos de tecnologias digitais.

 NTE Ananin, fazendo história junto aos alunos no espaço da escola!

Imagens: Letícia e Adma
Post: Luis Cavalcante e Giselle Bezerra



terça-feira, 7 de junho de 2016

NTE na escola Consuelo Coelho

O sábado (5) foi de mais um dia de muita alegria e confraternização na formação do Computador Interativo na escola Consuelo Coelho. Na manhã do dia 04, o nosso formador Denis Frank esteve com os professores da escola e com sua direção para mais uma formação do Computador Interativo.Eu costumo dizer que na realidade esses são encontros pedagógicos onde trocamos ideias, pensamentos e também construimos um saber único.

"Não há nenhum formação sequer que eu não não aprenda algo novo juntamente com os professores..." disse nosso formador Denis Frank em entrevista a ele mesmo logo após o fim do curso. 

Na realidade, há muito a ser explorado ainda na área da qualificação e do uso das tecnologias na educação. Ainda encontramos muitas barreiras e muita resistência, mas gradativamente vamos avançando e mudando o chão da escola. Não há tecnologia que substitua a presença do professor. É ele que conduz o saber aos alunos e através dele que desenvolvemos novas metodologias e novos olhares. Temos, definitivamente, que aprender a aprender e também a ensinar. Nossos alunos também nos ensinam muito todos os dias e é essa troca que transforma a sala de aula. 

Na formação de Computador Interativo tivemos ótimos momentos de troca de ideias e de descobertas.A curiosidade também esteve presente e a vontade de aprender se destacou.Fico extremamente feliz quando me deparo com uma equipe que veste a camisa e que abraça a causa da educação e na escola Consuelo Coelho encontrei isso. 

A semente foi lançada, mas para que ela dê frutos é necessário persistência e continuar buscando o conhecimento...testando, errando, acertando, descobrindo e mudando constantemente.É essa a grande dádiva de um professor. Queremos aqui agradecer a atenção da direção da escola e de todos os 23 professores que estiveram presentes conosco neste sábado.