quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Computador Interativo na Escola Maria Helena Valente Tavares

A USE 14 teve mais uma escola contemplada com formação continuada de professores para o uso do computador interativo e lousa digital desenvolvida pelos formadores Giselle Bezerra e Eric Siqueira.
Foi fantástica mais a experiência na Escola Maria Helena Valente Tavares, pois a maior parte dos professores participaram do momento formativo. Contamos com 19 professores presentes com o intuito de compreender como poderiam inovar suas aulas por meio do novo equipamento.
Saímos da formação cheios de expectativas para retornar com a oficina de aulas. Agradecemos à Paula e à Diretora Kelly pela oportunidade e acolhimento.

 







Imagens: Eric / Giselle

NTE no dia do Estudante

Hoje certamente foi um dia muito especial para o NTE Ananindeua. No dia do Estudante nossa equipe se mobilizou a pedido das escolas para levar aos alunos um pouco de educação através dos Jogos. Vale a pena lembrar que a utilização dos jogos como uma forma também de inserir o aluno no espaço pedagógico da escola e levá-lo a refletir sobre como a mesma tecnologia que diverte pode também ensinar. Foi assim na escola XV de Outubro, em Ananindeua, que atende crianças do ensino fundamental menor e que no dia deles, se divertiram e se deram o direito de olhar pra uma tela e sorrir.
Alegria estampada no rosto...
Hora de aprender juntos...
 A escola não precisa ser penas um lugar para aprender conteúdo, ela pode e deve ser antes de mais nada um espaço de criar relações de amizade e de construir um saber interativo. Nessas horas, percebemos que todo nosso esforço vale a pena ao ver a empolgação e alegria com que as crianças participam das atividades propostas. Nós do NTE Ananin, buscamos trabalhar de forma que os educadores também possam ter esse "encantamento" e buscar novas formas de ensinar.
Quando falamos aqui em tecnologia, não nos referimos apenas em computadores, mas principalmente em tudo aquilo que envolve esse processo, como a questão da interação e do uso do imaginário e da construção de elementos sólidos de ensino e de aprendizado. Que nesse dia do estudante, nós professores possamos aprender com eles um pouco mais de seus desejos, de suas esperanças e de sua história de vida, que surpreende e que nos motivam muitas vezes a continuar nessa profissão. 

Exemplo de superação
Lembramos aqui a nossa medalista olímpica Rafaela Silva, que estudou em escola pública, foi considerada aluno-problema, vítima de preconceito e de racismo, foi desacreditada, humilhada e que veio da favela Cidade de Deus  através de um projeto que deu a ela uma oportunidade na vida...e sabe quem estava lá?? um professor. Aos 7 anos ela estava no Instituto Reação, criado pelo judoca brasileiro Flávio Canto. Depois de tantos desafios dentro e fora do tatame ela finalmente deu a volta por cima e onde havia tristeza e dor passou a existir um sentimento de orgulho e de superação. 

Desejamos nesse dia especial que nossos alunos se espelhem nessa garota de ouro que é Rafaela e também acreditem que tudo é possível quando se tem determinação e foco. Agradecemos o convite que recebemos da escola XV de Outubro para este dia especial e nos colocamos totalmente a disposição para continuar a levar formação de qualidade e comprometida com a educação de nosso Estado.

Revitalização escola Marques Rios e ações NTE Ananindeua


Depois da revitalização: tudo funcionando
O segundo semestre mal começou e nossa pequena equipe já começou a colocar a executar diversas "missões" [QUE BOM]. Nesta primeira semana já tivemos duas formações, diversas visitas técnicas e organização dos espaços pedagógicos voltados à educação tecnológica, além de nosso projeto de revitalização das salas de informática nas escolas que estão precisando otimizar e, principalmente, utilizar o espaço. Nossa filosofia é que: as salas de informática sejam utilizadas por alunos e professores mesmo que ainda não tenham um profissional lotado nesses espaços. 

Antes: monitores apagados e precisando de reparo
Os computadores que vem do MEC já vem com o Linux Educacional e diversos softwares que auxiliam os professores e motivam os alunos na hora de aprender. Esta semana estivemos fazendo a revitalização da escola Marques Rios, que já possuem também o computador interativo. O nosso Coordenador/Formador Antônio Cunha (Tony) esteve na escola e por dois dias trabalhou duro para deixar todas as máquinas em pleno uso. Além do trabalho de revitalização é necessário também pré-agendar uma grade de formações para os professores, justamente para que eles se motivem e se interessem cada vez mais a utilizar as ferramentas tecnológicas em seus processos de ensino e aprendizagem.

O NTE Ananindeua faz o processo de revitalização das SIEs como uma forma de ajudar essas escolas a colocar o espaço pedagógico para funcionar e a não perder equipamentos por falta de manutenção. Agradecemos a oportunidades que as escolas nos dão e também a todos os nossos formadores, que não medem esforços para ajudar esse trabalho a seguir em frente. Nas fotos do "antes" e "depois" percebemos que todo o esforço vale a pena e que não nos conformamos em sermos apenas sonhadores, lutamos a cada dia para que esse sonho se torne pouco a pouco  uma realidade e que para nossas escolas, alunos,professores e diretores possam sentir também essas mesma sensação de está no caminho certo. Um grande abraço e até nosso próximo post.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

NTE na escola Antonio Teixeira Gueiros


Nos dia 02 e 03 de agosto/2016, iniciamos a nossa jornada de formação na escola Estadual Antônio Teixeira Gueiros, localizada no distrito Industrial de Ananindeua. A equipe de professores começou o dia comemorando os aniversariantes do mês, injetando uma dose de ânimo, valorizando o trabalho que realizam no dia a dia.

Na formação destacamos a importância do uso contínuo dos equipamentos, pois a escola recebeu 4 computadores interativos, que tem como finalidade fazer a diferença na sala de aula, com perspectiva de aulas mais dinâmicas e interativas. A equipe estava animada, fazendo muitas perguntas e a cada ferramenta apresentada, novas sugestões de atividades iam surgindo. Agradecemos a equipe da escola que sempre nos recebe com alegria e ansiosa por novas perspectivas de aprendizagem.

 

NTE Ananin na escola Oneide Tavares

 
No último dia 05 de agosto o NTE Ananindeua esteve na escola Oneide Tavares para mais uma formação de Computador Interativo. Na ocasião fizeram uma pequena festa de aniversário com bolo estilizado e tudo. A formação foi muito animada com uma turma atenciosa e disposta a aprender muito sobre o novo projetor.Muitos assuntos foram abordados como o sistema operacional Android, os riscos da Internet e a importância de se manter a vigilância no que os nossos filhos veem na internet. A DeepWeb também  foi abordada, já que o número de jovens que descobrem como acessar essa rede perigosa tem aumentado muito, preocupando ainda mais os pais que veem a cada dia a pedofilia e o radicalismo aumentando por meio desses meios de navegação oculta e ilegal.

Agradecemos imensamente a todos os professores que estiveram presentes na formação, pelo período da manhã e da tarde e ao empenho da direção e coordenação da escola em procurar fomentar esse tipo de formação na escola. Em breve estaremos no laboratório da escola para fazer uma revitalização completa nas máquinas e iniciar uma nova rodada de cursos e formações abordando sobretudo as técnicas e pedagogias inovadoras. Agora é nos preparar para que os objetivos sejam alcançados e que este novo semestre venha repleto de muitas atividades e de desenvolvimentos na educação e nas escolas de nossa querida Ananindeua. Um abraço e até nosso próximo post.