sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Encontro de professores de Sala de Informática Educativa


O NTE Ananindeua realizou esta manhã a reunião com os professores de Sala de Informática (SIE). Na ocasião, houve um grande debate em relação aos mais variados tópicos relacionados aos desafios referentes a utilização das tecnologias educacionais no momento atual. As salas de informática educativa são fundamentais para o novo processo de aprendizado, o chamado, aprendizagem conectada, que envolve a união de diversos meios tecno-pedagógicos e que contribuem para uma mudança no ambiente de estudo das escolas e mais ainda, uma interatividades maior entre os alunos e os professores e destes com o mundo.
Os desafios das salas de informática é trazer para o interior da escola as ferramentas tecno-educativas que podem contribuir para o melhor aprendizado dos alunos e tudo isso envolve a participação ativa de toda a comunidade escolar. O encontro se realiza nos dois turnos (manhã e tarde) com os professores lotados na escola e nos espaços pedagógicos (SIEs). O debate também se fez em relação ao compartilhamento e divulgação  das ações exitosas destes espaços o que nem sempre é levado ao conhecimento da comunidade.
Tão importante quanto produzir ações efetivas do uso de tecnologia educacional na escola é fazer com que esse trabalho seja conhecido pelo maior número possível de pessoas. Esperamos que até o término do encontro com os professores, possamos desenvolver novas estratégias para alcançarmos nossos objetivos e transformar estes espaços em lugares de encontros e de prazer no processo de ensino-aprendizagem.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Acabou!!!

 

O NTE Ananindeua informa que infelizmente a entrega de documentos do recadastramento dos servidores da SEDUC é até hoje, dia 31/08/2016 e pode ser entregue nas USES e URES de nosso Estado. Na sexta-feira saberemos quais os desdobramentos para aqueles que não entregaram a documentação na data correta.


NTE Ananindeua no MAF


O NTE Ananindeua esteve presente na escola Maria Araújo Figueiredo, mas conhecida pela famosa sigle M.A.F para dar suporte a criação de um Ambiente Virtual de Apredizado (AVA) para utilização pelos professores, alunos e secretaria. Esta ferramenta que pode ser utilizada para a educação também pode ser facilmente utilizada para gerenciamento escolar.

No que ser refere ao uso educacional, podemos dizer que, uma grande quantidade de recursos e de ferramentas que podem motivar os alunos na hora de fazer atividades interativas e de simulados online. Atualmente no mundo todo, mais de 70.000 instituições de ensino superior utilizam sistemas como o famoso Moodle e BlackBoard em suas atividades regulares e até o final de 2016 já deve ter um aumento de mais de 20% nesse número. A educação a distância está incluída inclusive no MEC e pode ser utilizada pelo professor na proporção de até 20% de seu conteúdo em modalidade semipresencial, desde que isto esteja disposto em seu planejamento anual.A cada dia milhares de novos profissionais estão sendo chamados para trabalharem como tutores em cursos de ensino superior a distância, mas encontrar esse profissional no Brasil ainda é um grande desafio. Este cenário faz com que nosso NTE Ananindeua, incentive a criação e a efetiva utilização dos AVAs em suas unidades de ensino estadual e este ano queremos aumentar a demanda nesse tipo de formação em até 30%. Os desafios são grandes mas as possibilidades são infinitas.Nesse processo, o professor/educador é extremamente importante, como fonte de conhecimento e de motivação dos alunos. Ainda que as técnicas atualmente de Learning Design (Design de aprendizagem) estejam muito avançadas, a peça principal dessa "engrenagem" é o professor. Saber ensinar é uma "engenharia" complexa, que conta com materiais nobres como: foco,inovação,dinamismo e inovação. A plataforma do MAF está 100% pronta e funcionando.Faremos os devidos ajustes para ficar com a cara da escola e depois iniciaremos o processo de formação de toda a comunidade escolar.