quinta-feira, 22 de setembro de 2016

NTE na escola Walter Bezerra Falcão




O NTE Ananin esteve nesta quarta-feira(21) na escola Wlater Bezerra Falcão para a primeira formação de computador interativo.Na ocasião, os professores presentes puderam fazer diversas perguntas e também participar ativamente com a calibração da lousa digital e com sugestões de uso do mesmo.A escola agora pode contar com mais um recurso de apoio aos aulas.Lembramos que pelo fato de ser um equipamento móvel e de fácil transporte, os horizontes de professores e alunos ganham uma nova perspectiva. Vale a pena lembrar que a tecnologia neste caso é um complemento à aula e não o mais importante.Aproveitamos a oportunidade para apresentar aos professores a mais nova ferramenta com uso de celulares: o Kahoot. Por meio deste aplicativo é possível fazer competições e desafios através de Quizzes (questionários) interativos muito divertidos. Os professores gostaram da novidade e já até falaram em utilizar em breve em suas aulas. A segunda parte da formação, que aborda a questão do Planejamento com Tics e planos de aula será marcada em breve.Agradecemos o apoio da direção da escola, e da professora da sala de informática Sandra, que sempre apoia e motiva nosso trabalho.Esperamos em breve retornar a escola com novidades e a animação de sempre. Um grande abraço e até nosso próximo post.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MÚSICA E EDIÇÃO DE AUDIO NO ZULIMA

 Nesta quarta-feira, 20 de setembro estivemos na escola Zulima Virgulino, localizada na Praça da Bíblia, use 17, para realizar oficina de Edição de Audio com o editor livre Audacity.
A oficina foi solicita ao NTE pelo professor lotado na Sala de Informática da escola Raphael Oliveira com objetivo de fornecer aos alunos participantes subsídios para edição e criação de audio Poemas fazendo parte dos objetivos gerais para as Ações da Sala de Informática do Zulima em 2016 que dentre outras coisas visa proporcionar ao aluno melhor desempenho em interpretação e leitura de textos por meio da música, visando elevar a qualidade e resultado das avaliações internas e também melhorar o rendimento na Prova Brasil, além de desenvolver os descritores alinhados pelo MEC. Propiciar ao aluno conhecimentos sobre programas específicos do Linux Educacional como o Editor de Áudio (Audacity), o Editor de Imagem (Gimp) e o BrOffice Impress e desenvolver pesquisa sobre a música, estilos e gêneros musicais, a influencia cultural. Trabalhando com busca e arquivamento de dados. Oferecer oficinas especifica deste softwares para capacitar os alunos.
O perfil dos alunos participantes colabora com os objetivos pois a maioria deles é aluno de música da fundação Carlos Gomes ou é entusiasta da música, tocando algum instrumento ou fazendo canto coral em igrejas.
Como era esperado os alunos tiveram muita facilidade em assimilar a interface do programa Audacity e dominar as principais ferramentas de edição de audio como o corte e a ferramenta envelope.
Durante a oficina os alunos aprenderam as configurações do Audacity, a gravação de audios de voz, a importação de arquivos de audio, e a construção de audio poema.
 Post: TC


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

INTERNET E LINUX EDUCACIONAL 5.0 NO REGINA COELI

A configuração de internet nos computadores das Salas de informática das escolas estaduais são um tema recorrente nas diversas solicitações que o Nte Ananin recebe para fazer manutenção nesses computadores.
O que temos efetivamente nessas situações em que os computadores não conectam são dois casos que necessitam de ações simples para solucionar o problema.
Uma está relacionada com o tipo de conexão que está disponível na escola, atualmente, temos dois tipos de conexão com internet nas escolas - Uma é o Navega Pará e a outra é o Ip Conecte, conexão banda larga tendo como provedor a OI.
No caso do Navega Pará o motivo principal pela qual as máquinas não navegam é a falta de configuração dos parâmetros da conexão que necessita de IP fixo. 
Para tal é necessário acessar as configurações de PIV4 e fazer as modificações necessárias.
Com o IP Conect, normalmente, existem problemas relacionados com o serviço fornecido pela OI necessitando ligar para a provedora e solicitar manutenção.
O Nte Ananin esteve na escola Regina Coeli para efetuar as configurações do Navega Pará na oportunidade repassamos as informações necessárias para que o professor Edward, lotado no espaço, pudesse resolver esses problemas de conexão sempre que necessário.
Esperamos ter colabora para esclarecer alguns problemas relacionados a conexão de internet e nos colocamos a disposição para ir até as escolas fazer uma diagnose quando solicitado.
 Post: TC

MARITUBA: NTE na escola Fernando Ferrari



O NTE Ananindeua esteve na escola Fernando Ferrari em Marituba durante toda a sexta-feira para a formação de Computador Interativo e SEDUC Digital. A escola se mobilzou para que todos os professores pudessem participar da formação e realmente a sala estava lotada, com professores animados e com muitas perspectivas em relação ao novo equipamento. O formador Denis Frank ficou impressionado com o tamanho da escola e com tanto potencial que ela representa.Agora com o auxílio dos computadores interativos, as aulas podem se tornar mais dinâmicas e interessantes. A escola recebeu 4 equipamentos e a maioria dos professores participou da formação. Temos então a alegria de dizer que essa "ajuda" tecnológica vai ajudar e muito os professores em sua missão.O NTE Ananindeua, fez a formação em duas etapas.na primeira somente a parte operacional e das funções da lousa digital e da interação dos recursos disponíveis. Na segunda etapa, focamos principalmente na questão pedagógica e do novo planejamento de aula com as TICs. 

Esta sem dúvida alguma foi o melhor momento, pois todos os professores se uniram em torno de uma aula integrada e dinâmica. Os planos de aula foram um sucesso absoluto e a integração e animação dos professores não passou despercebida. Nossa missão ainda está no começo naquela escola, mas unimos aos mãos para aperfeiçoar sempre mais e mais a utilização das tecnologias no chão da escola. Agradecemos a participação de todos os professores, que nos receberam muito bem, com um almoço maravilhoso e principalmente com o ânimo e com o entusiasmo necessários ao progresso de qualquer escola.Um grande abraço e até nosso próximo momento de partilha de conhecimento e de confraternização. Viva a educação!!!!





Professores fazendo o Planejamento!!