sexta-feira, 4 de novembro de 2016

NTE Ananin de volta ao Júlia Seffer


O NTE Ananin realizou mais uma formação do CI, em especial da lousa digital para professores de Educação Geral do turno da manhã no finalzinho de setembro. As professoras demonstraram satisfação decorrido o curso.

Sabemos que tudo o que foi trabalhado não é suficiente para que o equipamento seja usado de forma eficiente. O uso neste patamar depende de prática, tentativas, erros e acertos. Mas, acima de tudo, prática. Por isso, enfatizamos a importância de se planejar atividades em conjunto, isto é, com outros professores, em busca de se tentar acertar.

Colocamo-nos à disposição para novos momentos como o que tivemos, tendo em vista a melhoria do ensino e da aprendizagem junto aos nossos estudantes.

Segue um pequeno vídeo com fotos de alguns momentos que tivemos durante o curso.



Imagens: Eric / Giselle

Post: Giselle Bezerra





Oficina básica de Vídeo na escola Paraense

O NTE Ananin realizou uma oficina básica de vídeo para os alunos da escola Paraense.

Os formadores Eric Siqueira e Giselle Bezerra ministraram duas tardes de oficina no laboratório de informática da escola, sob coordenação da professora Andréa Pacheco em parceria com a professora Silvia de Língua Portuguesa.

Alunos do 6º ao 9º ano estiveram conosco aprendendo as técnicas de captação de vídeo e estão produzindo roteiros curtíssimos para apresentação em breve no nosso Festival Multimídia Ananin.

Abaixo algumas imagens da oficina.
 





terça-feira, 1 de novembro de 2016

Rede de internet na sala de informática da escola Paraense




   O NTE Ananin em parceria com a direção da escola (Patrícia Guimarães) esteve semana passada na escola Paraense numa ação técnica: Instalar rede de internet nos pcs do laboratório de informática da escola.  A escola comprou as canaletas e o NTE conseguiu os cabos na Seduc-pa e pronto! A sala de informática está pronta para utilizar a internet.
    Embora esta não seja uma prerrogativa dos NTEs , Não nos intimidamos . O professor Cavalcante está se especializando nessas tarefas técnicas.

    Agradecemos também o apoio da professora Andrea que nos auxiliou  nesta ação.


NTE Ananin na escola Gaspar Viana


O NTE Ananindeua esteve na escola Gaspar Viana nos dias 17 e 18 e dias 31 e 01 de novembro e acreditem: o trabalho ainda não acabou...que bom! Nossa missão na escola foi adaptar um espaço para fazer um estúdio onde irá funcionar a rádio escola. Trabalhamos para que tudo pudesse ficar pronto no menor espaço de tempo possível para atender aos alunos.

Lembramos que este trabalho foi solicitado pela professora lotada no espaço (Ivonete Ibiapina) e que nos motivou com seus projetos para utilização da sala de informática. A professora, desenvolve um trabalho com os alunos na escola por meio de organização de programação para rádio, além de dar suporte aos alunos na questão do uso adequado do espaço, assim como pesquisas, inscrições ENEM e acompanhamento na educação digital dos mesmos.

Agradecemos a parceria da escola, da direção e de todos envolvidos nesse projeto e nos comprometemos a fortalecer nossa parceria e levar mais cursos e formações para o chão da escola. Um grande abraço e até nossa próxima postagem.



Dia do Servidor com NTE na escola Gregório de Almeida Brito


Engenharia Tecnológica
O NTE Ananindeua esteve na escola  Gregório de Almeida Brito durante o feriado do dia do servidor para comemorar essa data tão importante com muito trabalho. O professor Tony Cunha (Formador e Coordenador) fez uma transformação em um antigo depósito da escola para que fosse montada a rádio da escola. O processo não foi fácil, uma vez que tivemos de mudar praticamente todos o espaço, desde janela, parte elétrica, organização e estrutura física do local. Todo o esforço valeu a pena, e o resultado foi a entrega de um local pronto para operar a rádio. A escola já está selecionando alunos do 5º ano para integrar a equipe que comandará a rádio e dará uma funcionalidade pedagógico-educativa ao novo espaço. Em breve, postaremos as novidades deste novo "filho" do NTE. Agradecemos à toda escola na pessoa do diretor Inaldo Alves pela oportunidade e reassumimos aqui nosso compromisso com a comunidade escolar e com os nosso maiores colaboradores: os alunos.
Destruir para construir saber



domingo, 30 de outubro de 2016

FORMAÇÃO ON-LINE ESCOLAS CONECTADAS GRATIS


 O mundo digital não só revolucionou a forma como nos comunicamos e lidamos com a informação, como também a forma como construímos o conhecimento. A colaboração é uma das mais promissoras possibilidades, por isso, para que os estudantes se insiram nesses processos com competência, é preciso oferecer-lhes as ferramentas e as oportunidades para a construção colaborativa de conhecimento.
Mas as aulas desenvolvidas na escola permitem que os alunos exercitem toda a autonomia, criatividade e inovação que a sociedade conectada requer? Como aproveitar as potencialidades de toda essa conexão com os alunos?
A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará e a Fundação Telefônica Vivo, em uma ação colaborativa, e com intuito de aprimorar a qualidade da Educação Básica no Estado, ampliar e fortalecer as ações de formação continuada para os profissionais da educação, promoverá o curso 'Produção Colaborativa de Conhecimento: redes para multiplicar e aprender.'
Sobre o curso:
O curso será desenvolvido em formato EaD e trará conteúdos, referências e inspirações para fomentar mudanças nas práticas pedagógicas dos(as) Professores(as) e Especialistas em educação, instrumentalizando-os(as) para o uso construtivo e contextualizado das tecnologias no contexto escolar.
·         Plataforma virtual de aprendizagem;
·         A certificação é de 40 horas (período de 15/11 a 15/12/2016), emitida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em fevereiro de 2017 aos concluintes;
·         Público-alvo: professores e especialistas em educação que atuem nas redes municipal e estadual;
·         Os(as) profissionais da educação inscritos(as) no curso deverão aproveitar para aprender e interagir o quanto puderem! 

Solicitamos então, que divulguem nas escolas o curso em questão, tendo em vista a oferta de 2000 vagas para as redes estadual e municipal de ensino para professores(as) e especialistas em educação.
Ressaltamos ainda, que as inscrições estarão abertas até o dia 06/11, no endereço: http://www.seduc.pa.gov.br/.