terça-feira, 21 de março de 2017

Computador Interativo no Zulima



Hoje na escola Zulima Vrgolino Dias,  na Cidade de Nova, o NTE Ananindeua participou da semana pedagógica. Trabalhamos com o computador interativo mas também, no balanço das ondas, puxamos um gancho para mostrar e debater sobre diversos aplicativos e jogos interativos na internet. Essas reflexões são extremamente importantes para traçarmos novos horizontes e metas para 2017. Demonstramos por exemplo,como podemos trabalhar a interdisciplinaridade em nossas escolas através do Computador Interativo. Foram tantas coisas a serem ditas que o resultado não poderia ser outro senão o encantamento dos professores e a vontade de fazer acontecer na sala de aula. Sabemos que a caminhada não é fácil e que realmente arrumar um tempo para preparar esse material é uma tarefa Homérica mas sim...é possível!

Devemos entender que todo esforço feito no chão da escola tem como fim principal processo de ensino aprendizado e aquisição do conhecimento por parte do aluno.  Agradecemos à todos os professores que estiveram conosco nos apoiando e nos motivando a seguir em frente...sempre!

Em breve estaremos de volta na escola para a continuação dessa formação, que contemplará os aspectos de planejamento e execução de uma aula interdisciplinar com o auxílio do Computador Interativo.Então até lá pessoal muito obrigado por sua atenção e como diria o personagem de Toy Story: ".... ao infinito e ao além..."

NTE na escola Nedaulino Vianna

 O NTE Ananindeua, esteve presente na semana pedagógica da escola Nedaulino Vianna. Na ocasião a professora Célia França falou sobre a utilização dos conteúdos digitais e do repositório Escola Digital, que é um site oferecido pela SEDUC para centralizar diversos conteúdos digitais para serem usados na sala de aula. Neste repositório, é possível escolher diversos conteúdos que podem auxiliar o professor no seu dia a dia. 

Dentre os materiais que podem ser encontrados lá estão: vídeos, links de  materiais que podem ser utilizados pelo professor na sua aula... A professora Célia explicou também a relação que existe entre o SISPAE (que analisa o desempenho dos alunos na escola) e seus respectivos descritores. Com base na análise desses descritores é possível separar o material mais adequado com o objetivo de cobrir qualquer deficiência ou dúvida que o aluno possa vir a ter.Outra vantagem do repositório da SEDUC é poder contar com professores que examinaram todo o conteúdo que irá ao ar e tomam todas as precauções à preservação da imagem desses alunos. 
Agradecemos a acolhida da escola e esperamos em breve estejamos de volta a escola para continuar esse trabalho ação e contribuindo para desenvolvimento da educação nosso estado.

NTE Ananin na escola João Carlos Batista

O NTE Ananin, esteve em mais uma formação de professores na escola João Carlos Batista. Na ocasião os professores participaram de uma palestra oferecida pelo nosso formador e  professor Marco Buro, que levou o seu conhecimento até a escola e fez uma explanação geral em relação a inúmeras possibilidades de uso das tecnologias na educação. As formas são várias: aplicativos, programas,  sites e plataformas interativas. A formação foi muito gratificante, com a participação ativa dos professores que contribuíram com suas perguntas, indagações e sugerindo também novas ideias de aplicação do conhecimento recebido e que podem efetivamente fazer parte do dia a dia nas nossas salas de aula. O NTE Ananindeua,  preza por esses momentos, que além de compartilhar conhecimento mutuamente entre os colegas,  também tem um retorno pedagógico na medida em que novas possibilidades são propostas. Continuaremos nossa luta, buscando sempre levar até as escolas de nossas USE´s o que há de mais moderno no mundo das TICs e da tecnologia educacional... e sobretudo novas soluções para o aprendizado de nossos alunos. Agradecemos pela oportunidade e esperamos em breve está novamente presente no chão da escola para uma nova formação e para compartilharmos novos momentos e novos saberes.

NTE Anaindeua na escola Agostinho Monteiro

O NTE Ananindeua participou também esta semana do encontro pedagógico na escola Agostinho Monteiro. O professor/formador Marco Buro foi fazer uma oficina de computador interativo e aplicativos educacionais. A interação e  troca de ideias foram aspectos marcantes neste momento de partilha de conhecimentos. Os professores puderam conhecer um pouco mais sobre a utilização de ferramentas nativas do CI tais como:  MAPA INTERATIVO e TABELA PERIÓDICA. Além disso também foram abordados aspectos da construção de um ambiente de diálogo e e troca de conhecimento entre professores e alunos. A tecnologia por si só não é capaz de suplantar as necessidades de interação entre mestres e alunos, há de se estabelecer um canal direto e franco entre as partes, para saber realmente qual a ferramenta ideal a ser utilizada em sala de aula, qual a tecnologia disponível na escola e como essa ferramenta poderá ajudar efetivamente na compreensão de conteúdos e soluções de problemas. O NTE Ananin agradece a parceria da escola e o convite feito e por acreditar em nossos projetos.Estamos a disposição da escola e dos professores sempre que precisaram de nós.Um grande abraço e até nossa próxima postagem....

NTE Ananin na escola Maria Araujo Figueiredo (MAF)

 Você já viu aquele ditado de quando as coisas têm de dar certo elas dão e quando elas não tem que dar certo piores estão??  mais ou menos isso que aconteceu com nosso formador Eric na última sexta-feira na escola Maria Araújo Figueiredo (MAF). Programado para ser uma formação de conteúdos digitais e também Escola Digital,  na hora H , cadê a internet?? 

Nesse momento e nosso formado Eric, revestido de todo o conhecimento e seguindo nosso manual de procedimentos padrões, decidiu ir para o famoso Plano B que estava ali, ou seja, o computador interativo. Passou então a ser uma formação de computador interativo, já que alguns professores ali ainda tinham muitas dúvidas em relação à utilização do equipamento.Os professores gostaram muito e ainda pediram um bis (não...não era outra formação...era aquele chocolate mesmo!!...).

Como vocês podem ver, quando agente se propõe realmente a levar o conhecimento e transformar o chão da escola em um lugar melhor as coisas acontecem. Deus nos ajuda e nos das novas ferramentas para que realmente possamos seguir em frente. Agradecemos a paciência e a parceria de todos os professores, pois o que era para ser um desastre ou alguma coisa desagradável,  acabou se tornando um momento muito válido e muito gratificante. Agradecemos o convite da direção para mais essa participação do NTE Ananin na semana pedagógica da escola e reiteramos a nossa parceria com a escola e com a educação de nosso Estado.Um grande abraço e até nosso próximo post.