segunda-feira, 27 de março de 2017

NTE na escola Helena Guilhon


O NTE Ananindeua esteve presente na escola Helena Guilhon para uma formação especial. Na ocasião abordamos as diversas tecnologias atualmente utilizadas na educação. Fizemos demonstrações de diversos aplicativos e também formulários automáticos com correção direta via Google Drive para criação de simulados e páginas de conteúdo. Também falamos sobre complementos de navegadores que permitem fazer o controle e o acesso dos filhos a determinados sites, protegendo-os de toda sorte de maldade. Os professores ficaram bastante motivados em descobrir quantas possibilidades existem atualmente neste mundo digital. Nosso formador também se sentiu muito satisfeito, em participar de uma formação repleta de professores interessados, curiosos e determinados a mudar o chão da escola. Agradecemos a direção da escola pela oportunidade e em breve iremos agendar novas formações para dar continuidade a esse momento maravilhoso muito obrigado a todos os professores e até a nossa próxima formação...um grande abraço.

NTE na escola Nedaulino Vianna


Na última quarta-feira de formadores do NTE Ananindeua, Célia França e Denis Frank estiveram na escola Nedaulino Vianna para mais uma formação, desta vez com a construção de planos de aula e também de possibilidades com o uso do computador interativo. Também aproveitamos a oportunidade para falar da importância do SISPAE, assim como também do repositório do Escola Digital que é uma ferramenta oferecida pela Seduc aos professores da rede pública e também da rede particular de ensino, pois todos tem acesso ao portal. A vantagem do repositório da SEDUC é que existe a possibilidade de se fazer uma pesquisa por conteúdo através de um filtro feito pelos profissionais de educação professores que escolhe um assunto de acordo com a necessidade faixa etária e níveis de ensino.  Os professores participaram deste momento com suas perguntas e sobretudo com os planos de aulas que foram construídos a partir da interdisciplinaridade.  Os planos de aula construído pelos professores contemplavam integração de diversas disciplinas em uma mesma atividade. Com isso, vivenciamos na prática a possibilidade de construir um conteúdo através da união de todos os professores de todas as disciplinas como uma forma linear de aprendizado aliás uma técnica já usado em muitos países e que agora está começando a ganhar corpo também no Brasil. 

 Muito obrigado a todos os professores e a direção da escola a coordenação de ensino pela oportunidade e por acreditar também no nosso trabalho A escola está de parabéns e nos colocamos à disposição também 2017 para continuarmos esse trabalho no chão da escola levando tecnologia inovação e novas possibilidades pedagógicas escola e como dizemos sempre no final de nossos posts: ao infinito e além...

NTE Ananindeua na escola Marques Rios



O NTE Ananindeua participou da semana pedagógica da escola Marques Rios. A escola vem sofrendo profundas transformações a começar pela sala de informática  e pelo laboratório de ciências que estão sendo ativados e  colocados à disposição dos alunos e dos professores.Como primeiro trabalho,a escola organizou a sala de informática educativa para a formação, visando a familiaridade dos professores com o espaço e também com o sistema operacional utilizado pelos computadores que é totalmente aberto, famoso Linux, amplamente utilizado nas escolas públicas de nosso estado.Muitos professores não sabe, mas o Linux possui muitas ferramentas pedagógicas e educacionais que podem ser trabalhados mesmo sem internet. O sucesso na escola precisa desse tripé: motivação, interação e compartilhamento de saberes. A formação na escola foi feita em dois turnos pela manhã e pela tarde para poder dar oportunidade a todos os professores participarem,  mesmo aqueles que estão trabalhando em horário diferente.
A diretora Jiovana tem se esforçado para colocar na escola maior número de cursos para apoiar os professores em 2017. Muitos são os planos inovadores na escola e em breve teremos a primeira ação. Trata-se de um controle de portaria utilizando QR Codes na entrada na escola. Na formação, o professor Marco Buru e Eric revezaram os turnos para atender o maior número possível de professores. Agradecemos a participação de todos e que possamos  transformar o chão da escola e ajudar o futuro de nosso país. Até nosso próximo post e como dizemos sempre aqui em nossas postagens:  ao infinito e além...um grande abraço a todos (...)