quarta-feira, 12 de abril de 2017

Computador interativo na escola Nova Aguas Lindas.

    O Nte Ananin esteve participando da semana pedagógica na escola Nova Aguas Lindas.

 Estivemos detalhando as potencialidades do computador interativo do MEC. (Aplicativos do computador, lousa digital e Projetor)
 
    Momento bastante agradável com a simpática equipe de professores da escola.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

NTE Ananindeua na escola Pietro Gerosa

 O  NTE Ananindeua esteve na escola Municipal Pietro Gerosa no bairro do Aura em Ananindeua para ministrar uma formação de Tablet Educacional. Os tablets da escola estavam sem uso e alguns em virtude disso também já nem funcionavam bem. Nosso núcleo tecnológico então, passo a configurar todos os tablets e instalar alguns aplicativos educacionais para que os professores pudessem ver que há sim diversas possibilidades de uso do device. Os aplicativos escolhidos e testados pelo NTE funcionam em modo off-line, já que a maioria das escolas não dispõe de conexão via Wi-Fi. O momento foi muito agradável e teve uma participação especial do filho do formador Denis Frank, João Paulo (11anos) demonstrando aos professores como é fácil criar uma animação com o aplicativo Animados Draw. 
A sala de aula definitivamente deve ser um espaço de troca de experiências e de fomento de interação caso contrário, estaremos fadados a continuar sempre a mesma história, com aulas conteudistas  e pouco atrativas. Este foi apenas o primeiro passo na escola, os demais deverão ser dados pelos professores e pela direção da escola, que irão organizar como este processo será conduzido. 
Nós do NTE Ananindeua estamos prontos a ajudar no que for necessário. Agradecemos a atenção e a oportunidade dada pela escola na pessoa da diretora Ocirema e aguardamos poder retornar o mais breve possível para compartilhar mais um momento de aprendizado e formação.







Escola Armando Correa



O NTE Ananindeua esteve ma escola Armando Correa para ministrar a oficina de Iniciação em Linux e Editor de Texto Writer. O formador Marco Buro, foi o responsável pela oficina. A escola tomou a iniciativa de oferecer aos professores da escola a formação, pois observou que havia uma grande dificuldade dos docentes em relação a adaptação de seus conteúdos na hora de utilizar os computadores do laboratório da escola.A diretora Rosa Borges então decidiu contribuir para agilizar esse processo já que a intenção da mesma é instalar em todos os setores da escola o sistema operacional Linux, que é gratuito e de acordo com a política nacional de software livres para uso nas instituições do Governo em todas as esferas.
 
O curso foi realizado nos dois turnos, manhã e tarde, para atender à todos. Agradecemos mais uma vez à direção da escola pela parceria e pela confiança depositada....agradecemos aos educadores que contribuíram com sua presença e por seus questionamentos que somaram a nosso trabalho. Um grande abraço a todos e até a nossa próxima formação...e vamos em frente..ao infinito e além....