quarta-feira, 7 de junho de 2017

Oficina de Rádio escola na EEEF Paraense

Prof.ª Andrea
      Os Alunos da EEEF Paraense estão recebendo formação básica  de Rádio Escola. A professora do espaço pedagógico sala de informática, Andrea Pacheco, juntamente com a professora Silvia tem articulado com o NTE Ananindeua para a realização desta oficina.


    Os alunos estão utilizando o editor de áudio "spreaker studio", um aplicativo de celular  e em breve eles
Prof.ª Silvia
estarão apresentando  seu programa piloto  durante a festa junina da escola.

Nossos agradecimentos também a todos os professores, alunos, assim como a Direção da escola em nome das professoras Patricia e Monica.

Prof. Eric do NTE Ananin

    

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Despacito a oficina de Rádio começou na escola "Gondin Lins"



O NTE Ananindeua escreve mais um capítulo em seu Programa de Rádio. Desta vez, escolhemos a prata de casa e iniciamos com os alunos da escola Antônio Gondin Lins uma oficina sobre rádio escola com tudo o que uma rádio tem de ter. Montamos um estúdio com nossos equipamentos e fizemos um programa ao vivo com direito a entrada ao vivo de nossa formadora Célia França entrevistando a diretora da escola, que mandou uma mensagem muito bacana aos alunos e agradecendo ao NTE Ananindeua pela parceria. 
Durante o programa, nos dividimos em controle de som, externa e apresentação. Um trabalho em equipe que despertou o interesse dos alunos pela temática. Expomos também os diversos tipos e gêneros de radiodifusão e destacamos principalmente a rádio-cabo da escola com fins educacionais. É muito bacana quando conseguimos unir esses dois polos, o da comunicação com a educação e a rádio saber como costumamos dizer. Este tipo de atividade, além de despertar mais interesse aos alunos, proporciona a professora uma nova forma de abordar conteúdos importantes como por exemplo o tratamento do lixo da escola, um dos temas levantados e que provavelmente se tornará em um dos primeiros programas dos próprios alunos. 
A participação da professora Silviane também foi fundamental para solidificar todo esse processo, já que o acompanhamento e a motivação da professora servem de combustível para que tudo possa acontecer de forma mais eficiente e duradoura. Sabemos que os desafios são enormes e que com o tempo as futuras gerações vão ter mãos afinidade com a inserção da radiodifusão em seu meio, a exemplo do youtube que espalha milhões de vídeos mundo afora e cria ciber-celebridades que geram fortunas e que se tornam cada vez mais comum no meio da comunicação. 
Há quem diga inclusive, que esta será a nova forma de consumir informação. Canais particulares, rádios online de qualquer lugar do planeta Terra....esse é o futuro que nos espera. Esperamos que no decorrer da oficina possamos “garimpar” novo talentos para essa safra especial de comunicadores em nosso Estado. Em breve postaremos aqui mais novidades e a gravação do programa feito e idealizado totalmente pelos alunos...é isso aí, como costumamos dizer, vamos em frente, adiantes e além…um abraço a todos e até nosso próximo post!!!