II Semana da África

A Casa Brasil África e o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos, da Universidade Federal do Pará promovem, no período de 25 a 31 de maio de 2010, a II Semana da África: África e a Diáspora na Amazônia.
O evento discutirá o papel que a África vem assumindo no cenário internacional, o processo de democratização política da África. A contribuição do continente africano na educação brasileira. A história da África torna-se relevante não só para compreensão de nosso passado ou presente, mas torna-se necessária para o nosso relacionamento com este continente.

Nesse sentido, as mesas de debate discutirão temas como: literatura africana, arte e religião, perspectivas para a juventude negra, o papel das mulheres negras na diáspora, mídia negra e tecnologias da informação, dentre outros. Também estão previstos no Fórum, Encontros Setoriais, como o encontro de Comunidades Quilombolas, dia 16 de julho, no município baiano de Rio de Contas; de religião - com as nações Bantu, Ketu e Jêjê.
Nesta próxima segunda-feira, 25 de maio, o mundo comemora o Dia da África. A data foi instituída pela ONU, em 1972, para simbolizar a luta e o combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Representa, ainda, a memória coletiva do povo africano e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico do continente.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA. CLIQUE AQUI.

Comentários