Encontro de multiplicadores de sala de informática-Ananindeua.



Aguardamos vocês. Entrada Franca.

APRESENTAÇÃO


As tecnologias e as novas linguagens de comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, incluindo a escola e a sala de aula. A linguagem das mídias, repletas de imagens, movimentos e sons, atraem as gerações mais jovens. Nesse sentido, criar espaços para o uso dessas novas formas de linguagem e para o diálogo entre elas contribui para uma abordagem sócio/histórico/cultural dos conteúdos, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais dinâmico e mais sintonizado com o cotidiano dos nossos educandos.

A instrumentalização para criação novos fóruns de discussão sobre a influência das mídias na sociedade desenvolvem o olhar crítico sobre o complexo jogo de poder e marketing que sutilmente permeia os meios de comunicação.

A mídia impressa, a televisão, o vídeo, o rádio, a Internet, a hipermídia são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se intenta despertar o interesse para estudos temáticos, desenvolver projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos tradicionais. Para tanto, é importante conhecer quais os objetivos pedagógicos, e quais as características principais das mídias disponíveis e possíveis nas salas de informática.

OBJETIVO:

Socialização dos planos de ação e projetos do NTE Ananin e diagnose das ações e das estruturas físicas das salas de informática educativas – SIE. Para que possamos organizar o assessoramento aos professores e colaborar com a gestão das tecnologias de informação e comunicação – TICs na educação, bem como, dar visibilidade aos trabalhos e incentivar práticas colaborativas entre as escolas que integram este NTE.

NTE Anani

O NTE Ananin atende a comunidade educacional da jurisdição das unidades 14,15, 16, 17 e 18, no que se refere à sistematização para pesquisa, formação, avaliação e acompanhamento quanto à aplicabilidade pedagógica de tecnologias de informação e comunicação nas diversas áreas do conhecimento, visando assim, concomitante ao processo de inclusão digital, a melhoria e dinamização do processo ensino aprendizagem.


ENCONTRO DOS MULTIPLICADORES DAS SALAS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA


PROGRAMAÇÃO


26 de Agosto de 2010


14:00h – Recepção e Credenciamento
14:20h – Diagnose Salas de Informática
14:50h – Políticas Públicas de Utilização das Tic's na Educação CTAE/PROINFO INTEGRADO - CTAE
15:20h – Concurso Educa Blog Nte Ananin 2010
15:35h – Relato de Experiência Multiplicador SIE
16:00h – coffee break
16:15h – Proinfo Integrado – Cursos para o Segundo Semestre 2010
16:30h – Plano de Ação/Projetos Nte Ananin
- ¼ de Blog – Workshop
- oficinas de Blog
- Rádio Escola
- Pororoca Sonora – Workshop
- Oficinas de Rádio e Produção/Edição de Áudio
- Rádio Web Ananin
- Poética Digital – Workshop
- Oficinas de Produção/Edição de Imagens

18:00h – Encerramento
 
Imagem: Prof. Marco Buro.
 

Comentários

Anônimo disse…
HAVERÁ CERTIFICADO?

SABRINA_ESPINDULA@HOTMAIL.COM
Quem pode participar? professores lotaos em sala de informática apenas, precisa de pré inscrição, ou só comparecer? Abraços.
NTE Ananindeua disse…
Boas Perguntas.

1- Haverá certificação ou declaração de participação para todos os participantes.

2- O encontro será aberto a qualquer profissional da rede pública de ensino, que deseje saber mais sobre tecnologia aplicada à educação. Todos são muito bem vindos! Aguardamos vocês lá!