Regulamento do concurso de blog do NTE Ananin.



Governo do Estado do Pará
Secretaria de Estado de Educação
Secretaria Adjunta de Ensino
Diretoria de Educação para a Diversidade, Inclusão e Cidadania
Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua- NTE Ananin


REGULAMENTO DO CONCURSO DE BLOG - ETAPA REGIONAL – NTE ANANIN
O concurso de blogs educativos de Ananindeua é a primeira fase de um concurso maior: o EducaBlog (Etapa final), que é uma ação conjunta da SEDUC/SAEN/DEDIC/CTAE/NTE, em parceria com a SEDECT/ PRODEPA, para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas escolas da Rede Pública Estadual do Pará, e visa premiar os melhores blogs educativos.
1- DA PREMIAÇÃO 
Os prêmios serão conhecidos durante a divulgação do concurso.
2 – DAS CATEGORIAS:
O concurso premiará as seguintes categorias: os três melhores blogs de escolas; os três melhores blogs de professores e os três melhores blogs de alunos. Todos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais na área de Educação e Informática, convidados pela Nte Ananin.
Blog de Escolas (1°, 2° e 3º Lugar)
Blog de Professores (1°, 2° e 3º Lugar)
Blog de Alunos (1°, 2° e 3º Lugar)



3 – CRONOGRAMA DO CONCURSO DE BLOGS NTE ANANIN (Etapa Regional)
  • Inscrições: 20/08 à 20/09/2010.
  • Avaliação: 21 à 28/09/2010
  • Divulgação do resultado : 29/09/2010. (Vencedores que irão para a Etapa final)






    4- PÚBLICO ALVO E INSCRIÇÕES
Podem participar do concurso: escolas, professores e alunos da rede Estadual de abrangência do NTE Ananin, nesta etapa regional especificamente escolas, professores e alunos das USES 14, 15, 16, 17 e 18 (lista abaixo). As inscrições devem ser obrigatoriamente através deste link : Concurso blog NTE Ananin
6- LOGOTIPO DO CONCURSO REGIONAL – NTE ANANIN
Os blogs inscritos no concurso devem, obrigatoriamente, conter o logotipo do concurso de blog do NTE Ananin em local visível (de preferência na barra lateral, podendo alterar a dimensão de acordo com o blog).






5- DA COMISSÃO JULGADORA
A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelo NTE Ananin. Estes avaliadores devem, necessariamente, desenvolver atividades relacionadas à educação e/ou tecnologias. Não poderá participar da comissão julgadora a equipe do NTE Ananin que promove esta etapa do concurso. Cada avaliador receberá um “checklist” com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento, o qual deverá ser preenchido durante o período de avaliação. E ao final, serão entregues ao NTE Ananin para verificação e divulgação do resultado.
6 - DOS RESULTADOS
O resultado do concurso será divulgado no blog do NTE Ananin.
O evento de premiação ocorrerá no dia 01 de outubro de 2010. Local a ser divulgado.
Os blogs vencedores desta etapa estarão classificados para a etapa final (Estadual).
7 - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos. O não cumprimento dos critérios abaixo não exclui o blog do concurso, no entanto eles servirão de guia tanto para os blogueiros quanto para os avaliadores.
7.1 - Conteúdo:
  • O blog deve ter seus objetivos claramente informados e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema/disciplina indicado em seus objetivos (critério de coerência e relevância);
  • O blog deve ser atualizado pelo(s) autor(es), isto significa que todos os blogs devem ter um volume de postagens regulares (sugestão: no mínimo uma postagem inédita por semana), durante todo o período de realização do concurso, da inscrição até o dia da premiação final.
  • O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola, do professor, ou aluno);
  • Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.
  • A postagem deve primar por manter uma escrita livre de erros gramaticais (ortográficos, regências e concordâncias).
  • Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada “duplicação de conteúdos” na Internet, creditando sempre o autor do texto citado. Ressaltamos que em caso de postagem de terceiros ou textos retirados de outros blogs ou sites será obrigatório a referência completa ou a postagem não será considerada.
  • O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente referenciados.
  • OBS. As referências aos conteúdos utilizados devem indicar o autor e o site primário da informação.
7.2 - Design
  • O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: interfaces que facilitam a interatividade e leitura, mantendo a qualidade estética. Deve ser considerado também, as iniciativas de utilização de novos recursos e a criatividades na aplicação, apresentação e disposição dos elemento formais do blog.
  • O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema ou área de interesse e nome. O blog de escola deverá conter informações especificas sobre a mesma. Os cabeçalhos personalizados serão considerados pontos positivos na avaliação de design. Bem como as cores utilizadas no fundo, levando em conta critérios de usabilidade de design. Serão consideradas quesito de avaliação as informações, a criatividade e a qualidade das imagens utilizadas no nome ou título do blog na composição do cabeçalho.
  • Será avaliado positivamente a utilização de dispositivos de acessibilidade. (leitora de tela, lupa, etc..);
  • Serão considerados elementos de página obrigatórios: A Logomarca do concurso e os links do Blog do NTE e do blog da CTAE, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições educacionais; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas.
7.3 - Interação
  • O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog e a capacidade do blog de gerar tráfego. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que serão avaliados no aspecto interatividade;
  • Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;
  • Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro leitor;
  • Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade.
8 – DISPOSIÇÕES FINAIS:
8.1 - Caberá aos participantes, baixar o regulamento e analisá-lo criteriosamente para que sejam obedecidas às regras deste concurso.
8.2 - Será de responsabilidade da CTAE/NTE a divulgação do concurso, bem como a realização dos eventos para a premiação. Assim como, as ações de formação e orientação dos professores para o domínio básico das ferramentas dos blogs.
8.3 - Os casos omissos serão julgados de forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.
Nte Ananin.

Comentários

Ola gostaria que colocasse o endereço do nosso blog em sua lista aqui no blog:
Escola Raimundo Vera Cruz, onde funciona o unidade 14.

o Endereço é: http://escolaraimundoveracruz.blogspot.com

Desde já muito grato

Fabiano Reis
NTE Ananindeua disse…
Ok.
Já foi incluído.