Oficina de Boto Set Cabano


O sistema operacional “Boto-SET-Cabano” é fruto de um projeto em parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Universidade Federal do Pará, por meio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que visa o desenvolvimento de um sistema alternativo, livre, na plataforma Linux GT SET para utilização nos computadores das Salas de Informática das escolas públicas estaduais.

Para Sandra Rocha, gerente do GT-SET, a parceria com a Seduc, que iniciou em 2006, é relevante para aprimorar a solução. “Com a prorrogação do convênio, poderemos dar continuidade ao trabalho, possibilitando a inclusão de softwares educacionais atualizados - sugeridos por professores da Seduc, melhorar as ferramentas de gestão de laboratórios, corrigir problemas de suporte a mídias, redes e impressoras, facilitando o trabalho do professor em laboratórios de informática”, relata.

Origem - O GT SET tem como meta principal a implantação e administração de laboratórios de informática e redes departamentais, utilizando o conceito de gerenciamento das estações de trabalho diskless (sem disco rígido). Por meio deste trabalho, iniciado em 2002 e direcionado com a proposta de reduzir custos de montagem e manutenção de um laboratório de informática ou rede departamental por conta da falta de recursos destinados à informatização nas instituições, foi desenvolvida uma solução de baixo custo para implantação e administração de uma rede de computadores, utilizando ferramentas abertas baseadas em sistema operacional GNU/Linux.
O Boto-SET surgiu da necessidade de se ter um Linux voltado para a informática educativa, que reunisse um conjunto de programas de livre distribuição e viabilizasse a realização de projetos educacionais e ações voltadas à inclusão digital e à criação de uma cultura de compartilhamento de informação e colaboração entre os envolvidos na construção de iniciativas em prol da educação.
A Oficina de Boto Set Cabano: Instalação e Configurações Básicas, para professores lotados em sala de informática, realizada  pelos técnicos da Ufpa , Nielsen e Lucas,  preenche uma lacuna, possibilitando aos professores realizarem reparos advindos da instalação do mesmo.
Os participantes tiveram a oportunidade de criar um dispositivo de instalação através de Pen Drive e proceder todas as etapas do processo nas máquinas do Nte.
Agradecemos a todos pela participação em especial aos técnicos da Ufpa.





Post e fotos: TC

Comentários

Marcelo Carvalho disse…
A oficina foi uma boa iniciativa, reafirma a opção, técnica e política, pelo software livre.

O NTE Ananin está de parabéns não só por efetivar esta formação, mas principalmente pela qualidade do texto desta postagem. O texto relata com brevidade a história do Boto set Cabano e esclarece alguns elementos técnicos do projeto.

Um texto de blogueiro, no bom sentido do termo.

Marcelo Carvalho