2º Concurso Estadual de blogs educativos-Educablog


Aconteceu hoje a premiação do 2º concurso estadual de blogs educacionais da rede pública estadual de educação no auditório do LACEN.  A premiação foi a culminância de diversos concursos locais nas três categorias: Escola, Professor e Aluno, contabilizando um total aproximado de 60 prêmios, incluindo computadores, laptops, câmeras fotográficas, aparelhos de som, pen-drives, TVs, Data- Show e outros. A CTAE (Coordenação de tecnologias aplicada à educação), hoje sob a coordenação da professora Aurea  Albuquerque, tem se destacado na SEDUC-PA por articular com os NTEs ações voltadas a formação de professores e projetos educacionais viáveis utilizando tecnologias. Pela CTAE também já passaram o professor Marcelo Carvalho, o qual realizou diversas ações significantes nesta coordenadoria e o prof. Luis Cavalcante, este chegou a ser secretário de educação, dando notoriedade as ações envolvendo tecnologias em educação.

Concursos de blogs educativos locais
Os concursos podem ser conferidos nos blogs dos ntes abaixo.  Centenas de blogs de escolas, professores e alunos participaram do concurso.
 Histórico
O primeiro concurso estadual de blogs foi idealizado pelo NTE- Belém, que apostou na potencialidade desta mídia para o desenvolvimento de habilidades de autoria, co-participação e como instrumento de trabalho pedagógico. Este projeto pode ser conferido AQUI. O professor Franz Pereira (blog)  responsável pelo projeto, atualmente desenvolve ações tanto no município de Belem quanto no NTE Belém na área de tecnologia aplicada à educação.

Significado
Os blogs encurtaram distância entre a secretaria e escolas, professores e alunos, professores e professores. Hoje sabemos o que acontece nas escolas de todo o estado, o que um professor realiza em qualquer lugar, formamos uma rede unida pela tecnologia.
O blog veio dar voz a escola, ao professor e ao alunos, e melhor ainda,  veio ser um instrumento pedagógico, uma ferramenta de trabalho.
O concurso de blogs é a culminância de uma série de ações nesta área, como portal escolar, salas de informática, projetos com videos, imagens, histórias em quadrinhos, rádio escola, tv escola , etc. Ações estas de personagens muitas vezes anônimos, mas que representam um marco nessa transição educacional em que vivemos, com a  chamada "invasão" das novas mídias na sociedade. Os blogs vem questionar os modelos tradicionais de aprendizagem propondo uma educação construtiva através de projetos onde o aluno desenvolva, a partir da orientação do professor, suas próprias produções. Questionam também o que se entende como espaço de aula, tempo de aula, escola e professor. Ele é a ponta do "iceberg " de um movimento gigantesco que está por vir na educação mundial com o advento das novas mídias.

O resultado

Escola:
1º lugar- Salomé Carvalho- Marabá
2º lugar- Helena Guilhon- Ananindeua
3º lugar- São Felipe- Santarém


Professor:

1º lugar- Daniella Torres- Bragança
2º lugar- Mauro Torres- Belém
3º lugar- Paulo Alexandre- Castanhal


Aluno:
1º lugar- Raugim Lima- Parauapebas
2º lugar- Brendow Brasil, Ana Débora e Gabriela Pantoja- Redenção
3º lugar- Wellington Gabriel-Ananindeua


Fonte:    http://ericsiq.blogspot.com

Comentários

Marcelo Carvalho disse…
O NTE Ananin, está de parabéns pelo resultado expressivo conquistado no Educablog.

Fico torcendo para que o projeto do Educablog continue e vocês possam participar da edição do ano que vem.

Curtam a vitória.

Um abraço,

Marcelo Carvalho
Brendow Brasil disse…
Olá

Passei pra pedir que corrigissem o nome da Gabriela Pantoja de Redenção, está Gabriel. Obrigado.
NTE Ananindeua disse…
ok , corrigido Brendow.