NTEs ontem e hoje. Relatório 2010.

Os NTES, (Núcleo de Tecnologia Educacional) foram por bastante tempo um espaço de "experiências pedagógicas" envolvendo o então temido "computador", naquela época se interessavam por essas formações apenas alguns professores que se indentificavam com a área, ou que vislumbravam num futuro bem distante alguma aplicação prática deste aparelho misterioso. Em outras palavras ninguém sabia exatamente pra que servia um NTE dentro de uma secretaria de Educação.
Estes espaços, outrora exóticos, vem se tornando uma das molas mestras do futuro da educação, pelos seguintes motivos, dentre outros:
1- Se imaginou, mas ninguém acreditou que o computador seria uma realidade na vida das pessoas. Assim como aconteceu à TV, o PC está  chegando a cada casa, mesmo as mais humildes.
2- Hoje o PC é apenas uma peça de uma gama de aparelhos tecnológicos presentes na sociedade. A formação dos ntes envolve trabalhos com internet, celulares, quadro digitais, vídeos, imagens, ,rádio escola, tv escola, Ambientes virtuais de aprendizagem, e outros .
3- O número de formações de professores é bastante expressiva nos cursos do PROINFO: Introdução a informática educativa(40H), Ensinando e aprendendo com as TIC,(100h) Projetos pedagógicos envolvendo tecnologias (40H), dentre uma dezena de outros cursos.
4- Além da formação "técnica", ou seja, saber utilizar as TICS, os NTEs tem se preocupado com a formação crítica dos docentes, para ques estes compreendam às tecnologias como forma de despertamento intelectual,  como uma ponte e não como um destino final.

O NTE Ananin tem se esfoçado para fazer sua parte nessa imensa empreitada, como o pouco que temos, acreditamos que muito foi realizado.
Esperamos que em 2011, as dificuldades enfrentadas possam ser superadas.
O nosso feliz ano novo e um grande abraço a todos.

Clique no link abaixo para ver nosso relatório final de 2010.
Relatório das atividades do NTE Ananindeua em  2010


Imagens: 
http://planetaincrivel.com/2009/07/ciberfobia-medo-de-computadores/
urubumallandro.wordpress.com


Eric Siqueira.

Comentários