Nte de Ananindeua: um ano de Tecnologias na Educação



O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ananindeua - Nte Ananin acaba de completar um ano de existência. Lembro-me muito bem do empenho inicial da então gestora da USE 15, Rosiana Garcia, para equipar o laboratório e lotar pessoal necessário ao seu funcionamento.
De janeiro de 2010 para cá muitas coisas aconteceram e muitas pessoas agregaram esforços para que o Nte Ananin cumprisse com sua função de formação, assessoria e viesse a se tornar uma referência em tecnologias e educação do município de Ananindeua.

É muito comum numa data como essa exaltar as realizações, porém, o que gostaríamos de destacar é a criação e manutenção de um espaço pedagógico dinâmico de discussão, fomento e socialização de ações voltadas para formação e uso das tecnologias no espaço escolar. E que nesse um ano de existência a rotina do Nte Ananin sempre foi marcada por pessoas e idéias que através de um processo dialético e colaborativo deram vida e concretizaram sonhos, emoções, inspirações e alegrias.
Nosso público é de uma fidelidade sagrada, enfrenta situações adversas para participar de nossas formações e eventos. Tivemos um bom exemplo disso na certificação do Proinfo Integrado, muitos enfrentaram as águas da chuva para poder chegar a escola Agostinho Monteiro a tempo de participar da cerimônia, demonstrando interesse e engajamento em prol de uma educação em sintonia com as tecnologias.


Coletividade e Colaboração são os eixos norteadores de nosso trabalho. Agir em conjunto e com a somatória de esforços para edificar um novo perfil de cidadão, integrado a um novo paradigma de sociedade pautada na tecnologia, na aprendizagem autônoma, com um olhar em direção do futuro e os passos subsidiados pelas ações, acertos e erros já realizados.
São muitas as dúvidas quanto ao uso das tecnologias na escola. Qual a finalidade? Por que utilizar? Que resultados queremos atingir? Como utilizar? Quem deve estar envolvido com esse processo?. O Nte Ananin através de suas ações e projetos contribui consideravelmente para a redução de tantas dúvidas, aproximando o fazer pedagógico do uso consciente das tecnologias e mídias, o assessoramento técnico pedagógico às escolas e Salas de Informática destaca-se como elemento dissociador de medos e desconfianças garantindo um serviço junto a comunidade escolar que só passou a existir após a implantação do Nte de Ananindeua.

O papel do Nte Ananin enquanto instrumento de formação tecnológica vai muito além da sala de aula e conteúdos específicos, está embasado na acessibilidade aos meios digitais, na política de informatização das escolas preconizado pelo Ministério da Educação e no direito que cada um tem a “Educação Digital” e a participação nessa nova sociedade globalizada.


Em reunião com os gestores e representantes das USEs 14, 15, 16, 17 e 18, repetimos uma ação que realizamos, pela primeira vez, a um ano atrás, dialogamos sobre ações e planejamento para 2011 e, senti na fala dos participantes que conseguimos construir bases fortes, alicerces edificantes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no contexto escolar, com muito trabalho, dedicação e colaboratividade.



Vida longa ao Nte Ananin, a educação e ao uso das TIC no município de Ananindeua.

Post: TC






Comentários