FESTA DO INTERIOR - ESCOLA ATIVA


O NTE Ananin participou do 6° módulo de formação do Programa Escola Ativa, do dia 04 a 09 de abril de 2011, no Hotel Beira Rio em Belém.
Segundo o Ministério da Educação, o programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. Neste 6º módulo foi feita a formação de instrutores na instrumentalização de Professores para a utilização das TICs em salas de aulas. O NTE Ananin participou do evento dando assistência na turma do Profº Joelder, Multiplicador e Coordenador do NTE de Abaetetuba.
Um encontro com este sempre nos surpreende. A diversidade e a peculiaridade regionais do nosso estado é estampada através de um mosaico dos estágios de desenvolvimento dos municípios. Professores e coordenadores municipais fizeram relatos das dificuldades para a implementação da informática na educação rural, falta de energia elétrica, ausência de equipamento e de infraestrutura. A pesar dos reclames, a formação foi feita em clima de muito otimismo de que as TICs possam chegar na escola rural criando um ambiente mais atrativo, interativo e dinâmico no processo de ensino/aprendizagem. Um encontro como este deixa várias lições de aprendizados para todos. Em um relato de uma professora da região rural de Itupiranga-PA, mostrou salas de aula embaixo de arvores mais ressaltou a importância da formação para os professores criarem a cultura da utilização do computador na preparação do material didático.
São diversas as justificativa para a utilização da informática na educação mesmo no caso de áreas onde não se pode ligar um computador. Sem o conhecimento básico da utilização da informática na educação fica impossível fazer uma diagnose de necessidade dessa ferramenta, por exemplo.
 Post: Marco Buro

Comentários