Operários da Informática




  Sala de Informática parada representa perdas: de espaço pedagógico, de recurso didático, de dinâmicas diferenciadas no âmbito escolar.
  Acreditar que o espaço se mantém sozinho é um engano, muitas ações são necessárias para que os computadores estejam aptos ao uso pela comunidade escolar, é necessário manutenção de software (programas) e de hardware (parte física) - esses dois exemplos já são relevantes - Poderíamos, ainda, mencionar a infra estrutura, bancadas, cadeiras...
  Com a ausência dos técnicos que atendem às escolas, aqueles lotados nas USEs, tudo ficou ainda mais difícil.
  Para um NTE manter uma sala de informática operacional é mais que uma prioridade, é fundamental, já que este espaço funciona como um ponto de convergências de todas as ações que envolvem o uso das TIC na escola.
  Não pouparemos esforços para ver funcionando o maior número possível de Salas de Informática nas escolas de nossa jurisdição. Se necessário, atuaremos como operários, na manutenção, na recuperação de bancadas e cadeiras, na reconfiguração lógica, na instalação de software adequados a configuração dos computadores que a escola possui.
  Seguiremos o exemplo do que foi realizado na escola Antonio Gondin Lins, que estava com a fórmica da bancada toda solta, e só 3 computadores funcionando. Percebemos que as máquinas tinham baixa configuração, só 256 de memória, instalamos o SO Linux Boto Mirim - conheça está solução clicando Aqui . Resultado: 14 máquinas funcionando e uma Sala de Informática pronta para ser utilizada.
  Continuaremos com essa iniciativa de revitalização de Salas de Informática - já temos agendada a Sala de Informática da escola Regina Coeli para receber nossa atenção especial - que será uma ação conjunta com uma oficina de manutenção de computadores que será realizada no NTE Ananin , em parceria com o pessoal do Boto Mirim.
  Estamos iniciando uma campanha de doação voluntária de máquinas antigas que serão recicladas e remanejadas para escolas que possuem a sala de informática mas estão sem computadores. Então, se você possui computadores e deseja doá-los entre em contato conosco.
  Nossos agradecimentos ao Pessoal do Boto Mirim pela parceria e auxílio.
  Aos professores lotados na SIE do Gondim Lins reforçamos nossa Assessoria garantindo que seu empenho em colocar a SIE em funcionamento será retribuída em forma de realizações com o uso das TIC pela comunidade escolar.

Post e imagens: TC

Comentários